filmeu

Disciplina Engenharia dos Materiais

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Engenharia dos Materiais introduz os fundamentos da ciência e engenharia dos materiais, abordando a estrutura atómica e ligações, estruturas cristalinas e amorfas, processos de solidificação e defeitos cristalinos. Inclui o estudo das propriedades mecânicas dos metais e respetivos ensaios (tração, dureza, tenacidade, fadiga e fluência), bem como os diagramas de fases, diagrama ferro-carbono e processos de fabrico do aço. O campo de atuação situa-se na interface entre engenharia de materiais e produção industrial, sendo essencial para compreender a relação entre microestrutura, propriedades e desempenho. A pertinência no ciclo de estudos decorre da necessidade de selecionar e aplicar materiais de forma estratégica, assegurando inovação, eficiência e sustentabilidade.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Apresentação Enquadramento da UC e relevância da engenharia dos materiais na Engenharia e Gestão Industrial. Introdução Conceitos fundamentais, classificação dos materiais e importância na engenharia. Estrutura e Ligações Atómicas Modelos atómicos, tipos de ligações e propriedades resultantes. Estruturas Cristalinas e Amorfas Células unitárias, sistemas cristalinos e materiais amorfos. Solidificação e Imperfeições Processos de solidificação, defeitos pontuais, lineares e volumétricos. Propriedades Mecânicas Comportamento mecânico e ensaios de tração, dureza, tenacidade, fadiga e fluência. Diagramas de Fases Regras de Gibbs, leitura e interpretação de diagramas binários. Ligas de Engenharia Principais ligas metálicas, processamento, propriedades e aplicações.
  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimentos Compreender a estrutura atómica, ligações químicas e sua influência nas propriedades dos materiais. Conhecer as estruturas cristalinas e amorfas, processos de solidificação e principais defeitos cristalinos. Entender as propriedades mecânicas dos metais e a influência da microestrutura no seu comportamento. Identificar os principais diagramas de fases e ligas de engenharia. Aptidões Aplicar ensaios mecânicos (tração, dureza, fadiga) para avaliar propriedades. Relacionar características atómicas, físicas e químicas com as alterações estruturais dos materiais. Competências Selecionar materiais adequados em função das exigências de projeto e serviço. Diagnosticar defeitos em materiais e propor soluções para os evitar. Desenvolver espírito crítico para a tomada de decisão em contexto de fabrico, seleção e manutenção de materiais.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A UC integra metodologias ativas que combinam aulas teóricas, práticas e recursos digitais para estimular a compreensão e aplicação dos conteúdos. São utilizados vídeos explicativos e simulações para facilitar a visualização de conceitos abstratos, como estruturas cristalinas, diagramas de fases e defeitos nos materiais. Os estudantes realizam trabalhos práticos que promovem pesquisa, pensamento crítico e aplicação real. São também discutidos estudos de caso da indústria, reforçando a ligação entre teoria e prática. Complementarmente, a plataforma Moodle é utilizada para partilha de materiais, enunciados e submissão de trabalhos, enquanto tutorias e sessões de esclarecimento apoiam a aprendizagem autónoma.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Smith, William F. - Princípios de Ciência e Engenharia dos Materiais ,Terceira Edição.Lisboa: McGraw-Hill de Portugal.ISBN: 972-8298-68-4  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação será feita de forma contínua da seguinte forma e com o seguinte peso na nota final :

    - Assiduidade e participação nas aulas. 10% de peso na nota final

    - 2 Testes ao longo do ano com 25% de peso cada . ( 2 x 25%)

    - 4 Trabalhos de grupo com apresentação oral (considerado como elemento de avaliação com peso superior ao do trabalho escrito) com 10% de peso cada (4 x 10%)

    Para realizar a aprovação por avaliação contínua é necessário obter um minimo de 8 valores nas provas de avaliação.

     

    Terá aproveitamento o/a aluno/a que obtenha uma média final de 9,5 valores .

    Em caso de dúvida do professor sobre o valor da nota obtida pelo aluno em qualquer dos testes ou trabalho será feita uma prova oral complementar sobre toda a matéria do teste ou exame.

    A não entrega do trabalho ou não comparência a um teste implicará ter a nota de zero valores à prova que não compareceu ou não entregou o trabalho

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios