filmeu

Disciplina Logística

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Logística pretende fornecer conhecimentos científicos e académicos recentes sobre as principais vertentes da atividade logística, com particular incidência nos métodos, modelos e técnicas utilizadas na indústria de produção e de serviços. A pertinência da Logística para o ciclo de estudos está relacionada com a transversalidade dos conceitos abordados na unidade curricular e da sua importância para a gestão de fluxos e armazenamento de bens, serviços e informações.

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1 - Introdução à Logística e Distribuição (perspetiva histórica, conceitos introdutórios);

    CP2 - Atividades no canal Logístico (Produto e serviço Logístico);

    CP3 - Processamento de encomendas e Sistemas de informações;

    CP4 - Gestão da procura e compras;

    CP5 - Conceitos e ferramentas básicas de logística;

    CP6 - Métodos de previsão;

    CP7 - Gestão de Stocks (noções e classificação de stocks, modelos de gestão e aprovisionamento);

    CP8 - Operações de armazenamento (Gestão de armazéns, layouts de armazéns, sistemas e tecnologias de suporte, localização de instalações);

    CP9 - Gestão de transportes;

    CP10 - Principais problemas da Logística e formas de mitigação.

  • Objetivos

    Objetivos

    A UC tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos das áreas centrais da Logística, fornecendo-lhes as competências necessárias para uma gestão eficiente da função logística numa organização industrial.

     

    OA1 - Identificar os princípios e as principais funções associadas à Logística;

    OA2 - Compreender as questões associadas à movimentação e armazenamento de bens;

    OA3 - Desenvolver a capacidade de análise relacionada com os níveis da gestão da procura, gestão de stocks, gestão de armazéns e gestão de transportes;

    AO4 - Promover a discussão em grupos interpares com resolução problemas complexos reais através da aplicação das técnicas, modelos e métodos de apoio à decisão no domínio da Logística;

    AO5 - Aplicar os conhecimentos adquiridos (conjunto de técnicas, modelos e métodos de apoio à decisão) em novas situações com recurso à simulação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Vai ser dada primizia à utilização de softwares de programação para a gestão de stocks e movimentos/transportes (utilização de linguagem de programação Python).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Manuais adotados pela UC Logística:

    - Rushton, A., Croucher, P., & Baker, P. (2022). The handbook of logistics and distribution management: Understanding the supply chain. Kogan Page Publishers.

    - Wurst, C., & Graf, L. (Eds.). (2021). Disrupting Logistics: Startups, Technologies, and Investors Building Future Supply Chains (p. 298). Cham: Springer.

    - Murphy, P., Knemeyer, A. (2018). Contemporary logistics. Pearson Education Limited, United Kingdom.

    - Christopher, M. (2016). Logistics & supply chain management. Pearson Uk.

    - Rushton, A., Croucher, P., & Baker, P. (2014). The handbook of logistics and distribution management: Understanding the supply chain. Kogan Page Publishers.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios