-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Projeto de Instalações Elétricas visa aplicar os fundamentos da teoria de circuitos às instalações elétricas, promovendo a revisão de conceitos e a análise de diferentes soluções de dimensionamento. Pretende, igualmente, dar a conhecer a metodologia de projeto e fomentar a aplicação da legislação e dos regulamentos nacionais em vigor. Por se tratar da primeira unidade curricular dedicada ao projeto, é dada especial ênfase às instalações elétricas de baixa tensão mais comuns. Inicia-se, assim, o estudo do projeto de instalações elétricas, uma das atividades fundamentais do engenheiro eletrotécnico.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULP732-10369
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Enquadramento legislativo Legislação, regulamentação e normas aplicáveis em Portugal; Procedimentos de licenciamento; Responsabilidades dos intervenientes. 2. Projeto e dimensionamento de instalações elétricas Instalações elétricas de utilização e de iluminação; Seleção e dimensionamento da aparelhagem de corte e proteção; Sistemas de transformação e de alimentação de socorro. 3. Organização e documentação do projeto Fases de desenvolvimento e organização do projeto; Memória descritiva, cálculos, fichas e termos de responsabilidade; Diagramas, esquemas elétricos e traçados em planta.
-
Objetivos
Objetivos
No final da unidade curricular (UC), o aluno deverá: 1. Compreender o enquadramento legislativo referente ao licenciamento de instalações elétricas; 2. Elaborar o projeto e dimensionamento de instalações elétricas de utilização; 3. Elabroar e estruturar a documentação do projeto de instaalções elétricas.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A UC adota a metodologia de Aprendizagem Baseada em Projeto (Project-Based Learning), centrada no desenvolvimento faseado de um projeto real de instalações elétricas. Esta abordagem promove a integração entre teoria e prática, a autonomia, a resolução de problemas e a tomada de decisão, com acompanhamento ao longo do semestre.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
E-REDES. (2025). Manual de ligações à rede elétrica de serviço público (11.ª ed.). Morais, J. L. (s.d.). Guia técnico das instalações elétricas. ISBN 972-95180-3-3. Pinto, L. M. V. (s.d.-c). Técnicas e tecnologias em instalações elétricas. ISBN 972-95180-1-7. Pinto, L. M. V. (2006). HabitatPro: Técnica e certificação das instalações elétricas. Schneider Electric. ISBN 989-95174-0-2. Pinto, L. M. V. (2007). ColectivPro: Técnica e certificação das instalações elétricas. Schneider Electric Portugal. ISBN 978-989-95174-2-4. Regras técnicas das instalações elétricas de baixa tensão. (2006). Imprensa Nacional-Casa da Moeda. ISBN 972-27-1518-6. Soares, C. V. S. (2006). Instalações elétricas de baixa tensão: Projeto, execução e exploração-Origem e interpretação das RTIEBT e principais diferenças face ao 740/74. DGEG/Certiel. ISBN 978-972-95180-6-5.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação será efetuada com base na análise do trabalho desenvolvido ao longo do projeto, considerando os seguintes elementos:
Nota Final = 0,20 × Rel_tec + 0,50 × Proj_compl + 0,30 × Def_oral
-
Relatório técnico (Rel_tec): caracterização geral da instalação elétrica, descrição das etapas de desenvolvimento do projeto e entrega dos elementos necessários à instrução do pedido de condições de ligação à rede, devidamente elaborados e preenchidos.
-
Projeto completo (Proj_compl): entrega do projeto completo das instalações elétricas de um edifício coletivo.
-
Defesa oral individual (Def_oral): defesa do trabalho apresentado, com a duração de 10 a 15 minutos. Avalia o domínio dos conteúdos e a capacidade de explicar e justificar as soluções adotadas e os cálculos realizados. A não realização da defesa resulta na classificação de zero valores nesta componente.
-
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





