-
Apresentação
Apresentação
Proporcionar aos estudantes conhecimento sistematizado do que se entende por violência política e terrorismo, descrevendo as suas manifestações ao longo da história até à actualidade, incluindo a génese, desenvolvimento e desaparecimento de organizações terroristas, bem como os conceitos teóricos explicativos para a origem de tais grupos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT724-10205
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Perspetiva histórica da violência política.
A propaganda pela ação.
Definição de terrorismo.
O contexto e a caracterização do terrorismo.
Modelos de análise do fenómeno.
A organização terrorista e os modelos de liderança.
A psicologia do terrorismo; a economia no (e do) terrorismo; a ligação entre os fenómenos de terrorismo e de crime organizado.
A dimensão estratégica do terrorismo internacional.
Terrorismo suicida e terrorismo catastrófico.
O financiamento do terrorismo.
O antiterrorismo e o contraterrorismo.
Os desafios e as respostas estratégicas dos Estados.
-
Objetivos
Objetivos
Os estudantes adquirirão o conhecimento do fenómeno terrorista, da sua origem, história, organização e ação, bem como dos resultados e reflexos daquela ação na sociedade, bem como adquirirão competências que lhes permitirão analisar notícias e dados referentes a situações de terrorismo, com potenciais efeitos negativos na organização/empresa; avaliar os efeitos de uma situação de terrorismo, na organização (externalidades da segurança) e participar no processo de decisão estratégica de escolha de medidas tendentes a prevenir e/ou minimizar os efeitos diretos e/ou indiretos da manifestação de tais ameaças.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Será incluida uma componente de flipped classroom
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Goodin, R.E. (2006). What¿s Wrong with Terrorism? Cambridge: Polity Press.
Hoffman, B. (2006). Inside Terrorism. 2nd ed. New York: Columbia University Press.
Lindahl, Sondre (2018). A Critical Theory of Counterterrorism: Ontology, Epistemology and Normativity. New York: Routledge
Lowe, D; Turk, A; Das, D.K. (2014). Examining Political Violence: Studies of Terrorism, Counterterrorism, and Internal War. Boca Raton: CRC Press.
Martin, G. (2003). Understanding Terrorism: Challenges, Perspectives, and Issues. 2nd ed. Thousand Oaks: Sage Publications.
Oktav, OZ; Dal, E.P.; Kursun, A.M (2018). Violent Non-state Actors and the Syrian Civil War: The ISIS and YPG Cases. Cham: Springer International Publishing AG.
Rapoport, David C. (2022). ¿Waves of Global Terrorism: From 1879 to the Present.¿ New York: Columbia University Press
Richardson, L. (2006). What Terrorists Want: Understanding the Enemy, Containing the Threat. New York: Random House.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não