filmeu

Disciplina História das Relações Internacionais

  • Apresentação

    Apresentação

    Pretende-se com esta unidade curricular dar uma visão geral das Relações Internacionais, das diversas abordagens, modelos e sub áreas científicas
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Aspetos Gerais e Antecedentes das Relações Internacionais (A Guerra do Peloponeso) 2. Guerra dos 30 Anos e Paz de Westfalia (Conteúdo da Paz de Westfalia e mecanismos do sistema de Westfalia) 3. As relações entre as grandes potência Europeias antes e depois do Congresso de Viena (As Guerras Napoleonicas e o sistema de Viena) 4. A Primeira Guerra Mundial 1914-1918 ( Causas e Consequências) 5. Tratado de Versalhes e a Liga das Nações (Termos do Tratado de Versalhes e a segurança coletiva prevista na Liga das Nações) 6. A Segunda Guerra Mundial 1939-1945 (Causas e consequências) 7. A Guerra Fria 1947-1989 (Criação das Nações Unidas e fases da Guerrra Fria) 8. Queda do Muro de Berlim e fim do mundo bipolar: hegemonia americana 1989-2001 (mundo unipolar, fim da história; a tese de Huntington; os Brics) 9. Período pós 11 de Setembro (Primavera árabe; a crise financeira de 2007) 10. Conflito EUA/China (a tese de Alisonn). 11. O mundo internacional de 2024 (China; Ucrânia)  
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes tenham uma ideia da evolução das relações entre estados, e do comportamento dos mesmos estados.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Para além das aulas expostas pelo professor, os alunos são convidados a fazer um resumo de um pequeno artigo que exporão na aula, o que supõe compreensão do quadro teórico das relações internacionais.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    J.A.Oliveira Rocha - História das Relações Internacionais: Sumários Desenvolvidos. Universidade Lusófona, Porto, 2023
  • Avaliação

    Avaliação

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

     2 Testes de avaliação

    dd-mm-yyyy

    80%

    Apresentação individual de um artigo previamente selecionado e enviado aos estudantes pelo professor

    dd-mm-yyyy

    20%

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria