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Apresentação
Apresentação
A Unidade Cuurricular de Assistência em Escala visa compreender as questões económicas e ambientais com que se deparam as empresas de assistência em escala; estratégias face às diferentes tipologias de negócio de aviação e padrões das exigências dos passageiros e das operações das companhias aéreas; gerir afetação de recursos conforme a procura e os desafios na aviação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 3
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Opcional | Português
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Código
Código
ULHT1656-10277
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I Organização do Negócio - O Mercado Português
Handling e as facilidades aeroportuárias; Estrutura dos custos e proveitos; Tendência do sector. Future do Handling
II Orgânica e Funcionamento das Unidades de Handling; Direção de Assistência aos Passageiros;
Serviço de Placa;
Serviços de Carga;
Coordenação Operacional;
Manutenção ao de Equipamentos de Terra; Serviços Complementares
Ill Planeamento e Gestão Operacional de Assistência em Escala
IV- Caso de Estudo: Exercício prático: Gestão de uma Unidade de Handling
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Objetivos
Objetivos
No final do semestre os alunos deverão ter desenvolvido competências que lhes permitam compreender aspetos inerentes mandatórios e facultativos à gestão da operação de handling aeroportuário de acordo com as normas europeias e as recomendações IATA.
Os conteúdos programáticos desta unidade curricular desenvolvem-se em torno dos aspetos críticos da compreensão, análise e planeamento da atividade de assistência em escola, numa ótica de curto, médio e longo prazos, atendendo os desafios da indústria em relação ao ambiente, gestão eficiente de recursos e sustentabilidade. A natureza particular desta atividade coloca desafios específicos que os alunos deverão ficar a conhecer assim como as diferentes opções que se colocam. Sobre as mesmas opções aprenderão a formular pontos de vista fundados nas respetivas vantagens e inconvenientes associados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
No final do semestre os alunos deverão ter desenvolvido competências que lhes permitam compreender os princípios e conceitos inerentes ao Planeamento e Gestão dos Operadores de Assistência em Escala, de um modo sustentável.
Pretende-se que os alunos adquirem conhecimentos e desenvolvem capacidades e competências na área de Planeamento e Gestão de Assistência em Escala, nomeadamente afetação de recursos materiais e humanos, planeamento e gestão de custos de modo eficiente; e, cumprimentos de requisitos normativos da indústria.
De um modo global, as estratégias pedagógico-didáticas adotadas visam dar respostas aos objetivos delineados para o sucesso das aprendizagens da Unidade Curricular, tais como: implementação de exercícios de simulação, análise de casos de estudo da indústria, de modo a estimular o gosto pelo conhecimento e envolvimento do aluno no processo de aprendizagem, fomentando o pensamento crítico, participativo e analítico do aluno, bem como o auto-estudo.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cook, G. (2017). Airline Operations and Management, 1st Edition, London and New York, Routledge.
IATA (2023) Airport Handling Manual, 28th Edition, Montreal, Publicações IATA.
Narayanan, S. (2019). Aircraft Ground Handling,London, Austin Macauley
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não