-
Apresentação
Apresentação
De uma forma geral procura-se adquirir as competências necessárias à análise crítica e compreensão das tendências da indústria no setor da aeronáutica, no presente e no futuro, para o desenvolvimento de uma visão e a identificação das estratégias mais adequadas para colocar a organização permanentemente em posições vantajosas. No qual o aluno desenvolve as seguintes competências especificas.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT1656-21605
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
CP1: Conceitos Básicos
- Evolução do pensamento estratégico e escolas de estratégia
- Planeamento estratégico, tático e operacional
CP2: Liderança Estratégica
- Perfil do líder estratégico
- O papel do líder estratégico
CP3: Planeamento Estratégico
- Conceitos e fundamentos
- Processo de elaboração do planeamento estratégico
CP4: Elementos Básicos da Estratégia
- Níveis estratégicos
- Negócio, missão e visão
CP5: Análise do ambiente interno e externo
- Análise externa e interna
- Modelo SWOT
- Análise estrutural da indústria
- Cadeia de valor
- Fatores críticos de sucesso
- Análise de Clientes
- Matriz BCG, Ansolf e GE/ McKinsey
- Estrutura de Andrews
- Matriz SWOT
CP6: Formulação da Estratégia
- Estratégias corporativas de negócio e funcionais
- Estratégias competitivas
- Objetivos e metas estratégicos
CP7: Implementação da Estratégia
- Projetos estratégicos
- Planos e metas
- Plano de ação
- Orçamento estratégico
CP8: Controlo Estratégico
- O modelo BSC
- Avaliação do desempenho
CP9: Elaboração de um Plano Estratégico
-
Objetivos
Objetivos
OA1: Consciencializar os alunos sobre a importância do novo ambiente da Industria 4.0 e dos seus vetores de transformação;
OA2: Desenvolver a compreensão nos alunos sobre a importância da liderança estratégica nas organizações;
OA3: Discutir a importância do planeamento estratégico como ferramenta de gestão de empresas;
OA4: Descrever e perceber os modelos estratégicos mais utilizados e como podem ser empregues no desenvolvimento de uma estratégia;
OA5:Capacitar os alunos para a condução da elaboração de plano estratégico empresarial;
OA6: Apresentar formas de controlo e medição do desempenho estratégico;
OA7: Elaboração de um plano estratégico.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Provas de situação para o desenvolvimento de competências de liderança com recurso às tecnologias digitais e virtuais
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Grant, R. M. (2001). Contemporary Strategy: concepts, tecniques, applications. Blackwell.
Hitt, M., & Ireland, R. H. (2005). Strategic management competitiveness and globalization: concepts and cases (6th ed). South-Western: Thoson.
Lasserre, P. (2003). Global Strategic Management. Palgrave Macmillan.
Morrill, R.L. (2010). Strategic leadership: Integrating strategy and leadership in colleges and universities. New York: Rowman & Littlefield Publishers, Inc.
Por Peter F. Drucker (1993). Managing for the Future. London: Routledge.
Santos, A. J. R. (2008). Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora.
Santos, A. N. (2006). Estratégia organizacional: do posicionamento ao movimento (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo.
Thompson, S., & Gamble (2017). Crafting and executing Strategy: the quest for competitive advantage. McGraw-Hill.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não