filmeu

Disciplina Estratégia e Liderança

  • Apresentação

    Apresentação

    De uma forma geral procura-se adquirir as competências necessárias à análise crítica e compreensão das tendências da indústria no setor da aeronáutica, no presente e no futuro, para o desenvolvimento de uma visão e a identificação das estratégias mais adequadas para colocar a organização permanentemente em posições vantajosas. No qual o aluno desenvolve as seguintes competências especificas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    CP1: Conceitos Básicos

    • Evolução do pensamento estratégico e escolas de estratégia
    • Planeamento estratégico, tático e operacional

    CP2: Liderança Estratégica

    • Perfil do líder estratégico
    • O papel do líder estratégico

    CP3: Planeamento Estratégico

    • Conceitos e fundamentos
    • Processo de elaboração do planeamento estratégico

    CP4: Elementos Básicos da Estratégia

    • Níveis estratégicos
    • Negócio, missão e visão

    CP5: Análise do ambiente interno e externo

    • Análise externa e interna
    • Modelo SWOT
    • Análise estrutural da indústria
    • Cadeia de valor
    • Fatores críticos de sucesso
    • Análise de Clientes
    • Matriz BCG, Ansolf e GE/ McKinsey
    • Estrutura de Andrews
    • Matriz SWOT

    CP6: Formulação da Estratégia

    • Estratégias corporativas de negócio e funcionais
    • Estratégias competitivas
    • Objetivos e metas estratégicos

    CP7: Implementação da Estratégia

    • Projetos estratégicos
    • Planos e metas
    • Plano de ação
    • Orçamento estratégico

    CP8: Controlo Estratégico

    • O modelo BSC
    • Avaliação do desempenho

    CP9: Elaboração de um Plano Estratégico

  • Objetivos

    Objetivos

    OA1: Consciencializar os alunos sobre a importância do novo ambiente da Industria 4.0 e dos seus vetores de transformação;

    OA2: Desenvolver a compreensão nos alunos sobre a importância da liderança estratégica nas organizações;

    OA3: Discutir a importância do planeamento estratégico como ferramenta de gestão de empresas;

    OA4: Descrever e perceber os modelos estratégicos mais utilizados e como podem ser empregues no desenvolvimento de uma estratégia;

    OA5:Capacitar os alunos para a condução da elaboração de plano estratégico empresarial;

    OA6: Apresentar formas de controlo e medição do desempenho estratégico;

    OA7: Elaboração de um plano estratégico.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Provas de situação para o desenvolvimento de competências de liderança com recurso às tecnologias digitais e virtuais

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Grant, R. M. (2001). Contemporary Strategy: concepts, tecniques, applications. Blackwell.

    Hitt, M., & Ireland, R. H. (2005). Strategic management competitiveness and globalization: concepts and cases (6th ed). South-Western: Thoson.

    Lasserre, P. (2003). Global Strategic Management. Palgrave Macmillan.

    Morrill, R.L. (2010). Strategic leadership: Integrating strategy and leadership in colleges and universities. New York: Rowman & Littlefield Publishers, Inc.

    Por Peter F. Drucker (1993). Managing for the Future. London: Routledge.

    Santos, A. J. R. (2008). Gestão estratégica: conceitos, modelos e instrumentos. Lisboa: Escolar Editora.

    Santos, A. N. (2006). Estratégia organizacional: do posicionamento ao movimento (2ª ed). Lisboa: Edições Sílabo.

    Thompson, S., & Gamble (2017). Crafting and executing Strategy: the quest for competitive advantage. McGraw-Hill.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios