filmeu

Disciplina Human Resource - Analytics

  • Apresentação

    Apresentação

    Unidade Curricular de formação em Recursos Humanos Analíticos (HR Analitcs) criada para oferecer um conjunto de conhecimentos e autores sobre a arte de tomada de decisão baseado em dados previamente coletados analisados e organizados com o objetivo de melhorar o desempenho dos recursos humanos da empresa com foco na harmonia e eficácia organizacional. Analytics é o uso aplicado de dados, análises e raciocínio sistemático para seguir em um processo de tomada de decisão muito mais eficiente.

    Ajuda a analisar, organizar, contextualizar e comparar os dados brutos, fornecendo uma visão estratégica útil a partir da qual extrair as ideias certas para agir.

    Poderosa ferramenta capaz de melhorar significativamente a produtividade e o desempenho profissional, individual e grupal.

    Fomentará o devido alinhamento de expectativas e objetivos. O HR Analytics ajuda a melhorar os indicadores de desempenho e os resultados das iniciativas de RH.
     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Conceitos base e aplicabilidade:

    Definição de HR Analytics; Objetivos, aplicações e dimensões dos HR Analytics; Importância dos HR Analytics na estratégia da empresa; O futuro dos HR Analytics.

     

    2. Dados e sistemas de informação HR Analytics

    Fontes de informação e de dados; Modelos de recolha, análise e reporting; HR Analytics e sistemas; Monitorização.

     

    3. Análise e Tomada de decisão

    Análise preditiva de negócio; Estratégias de Análise; Tomada de decisão.

     

    (O que é o People Analytics; Como funciona o People Analytics; Indicadores de gestão;

    Dados, resultados e estatísticas do impacto do People analytics; Qual é a influência do Big Data  e IA no RH, na gestão de pessoas;

    Quais as vantagens do People Analytics; Como aplicar o People Analytics no RH;

    Como utilizar o Analytics nos processos de RH; As tendências de People Analytics; O People Analytics  e o RH estratégico)
     

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender e problematizar por que razão os gestores necessitam de analisar, medir e controlar as implicações das suas estratégias na gestão das pessoas; Dominar conceitos analíticos empresariais; Conhecer e compreender os vários fatores para a definição de estratégias, tomadas de decisão; Conhecer as principais estratégias empresariais e como diagnosticar os seus impactos.

    Conhecer e desenvolver a utilização das diferentes etapas dos processos de HR Analíticas;

    Saber coletar, diagnosticar e relacionar informação de recursos humanos, global e específico, Saber calcular a dimensão do sistema humano e correspondentes implicações; Ter a competência para uma tomada de decisão adequada e eficaz; Saber implementar, medir e controlar ações alinhadas com a estratégia global do negócio. Desenvolver capacidade crítica e integrativa; Adquirir uma visão estratégica.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Método ativo e método service based learning:

     

    a) Estudos de caso, e discussões de grupo;

    b) Pesquisa bibliográfica e autoestudo;

    c) Análise e discussão de artigos científicos relacionados com as práticas em estudo;

    d) Realização e defesa de trabalhos práticos em contexto organizacional. Método expositivo e interrogativo, para a apresentação e reflexão sobre os quadros teóricos de base.

    e) Desenvolvimento de projeto gestão de pessoas com a introdução das temáticas abordadas na UC fazendo a transferência da teoria á prática. Apresentação, análise e discussão.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Corte-Real. N. (2022). Big Data & Analytics. Influência

    N Khan, D Millner. (2020). Introduction to people analytics: A practical guide to data-driven HR. ebooks.google.comLopes, I T. .(2020).Controlo de Gestão. 1ª edição. Actual Editora

    Caldeira J.(2018).100 Indicadores da Gestão - Key Performance Indicators. Actual Editora

    Borralho,C. (2018).Sistemas de Planeamento e Controlo de Gestão. Silabo

    Vários.(2018).Do Orçamento ao Balanced Scorecard-A Evolução Para o Crescimento dos Resultados. Almedina

    Giermindl, L., Strich, F., Christ, O., Leicht-Deobald, U. & Redzepi, A. (2021). The dark sides of people analytics: reviewing the perils for organisations and employees. European journal of information systems.

    Diez, F., Bussin, M. & Lee, V. (2019).  Fundamentals of HR Analytics: A Manual on Becoming HR Analytical. Emerald Group Publishing. Uk.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios