-
Apresentação
Apresentação
A UC de História da Psicologia adoptará uma perspectiva cronológica para ilustrar a história e evolução da psicologia como ciência, seguindo ainda uma perspectiva comparada entre o passado e o presente das diferentes áreas da psicologia.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT35-13632
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Raízes filosóficas da psicologia moderna: contributos de Platão, Aristóteles, Descartes, Locke. Raízes fisiológicas da psicologia moderna: contributos de Helmholtz, Gall, Broca. O início da psicologia científica: contributos de Fechner, Wundt, Ebbinghaus. Origens da psicologia científica na América: contributos de James, Hall, Cattell. Estruturalismo e funcionalismo: contributos de Titchener, Dewey, Angell. O nascimento da psicologia aplicada: contributos de Binet, Yerkes, Münsterberg. A psicologia gestalt: contributos de Wertheimer, Köhler, Lewin. Psicanálise: contributos de Freud, Breuer, Jung, Fancher. Comportamentalismo e neocomportamentalismo: contributos de Pavlov, Watson, Tolman, Hull, Skinner. Psicologia cognitiva: contributos de Bartlett, Mandler. A psicologia no século XXI.
-
Objetivos
Objetivos
Recordar e organizar: Recordar e sequenciar cronologicamente os principais eventos que moldaram o desenvolvimento da psicologia como ciência. Compreender: Categorizar e avaliar várias escolas de pensamento psicológico, analisando suas características únicas e significado histórico. Aplicar: Examinar as contribuições de figuras influentes na história da psicologia, relacionando suas teorias e idéias a contextos históricos específicos. Analisar: Avaliar criticamente o estado atual da psicologia como disciplina, considerando a sua evolução ao longo do tempo e o seu impacto na sociedade e nos indivíduos. Construir: Construir uma visão abrangente da história da psicologia, integrando várias perspectivas e sintetizando informações para apresentar uma narrativa coerente.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
O currículo de História da Psicologia incorpora estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem que incentivam a participação ativa e uma compreensão aprofundada da matéria, incluindo: Debate de artigos científicos seminais e experiências clássicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da psicologia como ciência. A UC utiliza filmes e documentários relacionados com a história da psicologia. Estes recursos visuais serão utilizados para facilitar uma compreensão mais tangível e contextualizada de conceitos psicológicos importantes, teorias e eventos históricos. Os debates serão incorporados no processo de aprendizagem de modo a promover o pensamento crítico, a argumentação e a investigação de várias perspetivas. O currículo da UC reconhece o valor da aprendizagem colaborativa e da co-construção do conhecimento. Atividades interativas, discussões em grupo e exercícios práticos serão incorporados nas aulas práticas para incentivar a participação dos alunos.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Braunstein, J., & Pewzner, E. (2003). História da Psicologia. Instituto Piaget. Hergenhahn, B. R., & Henley, T. (2014). An introduction to the history of psychology . Wadsworth. Pickren, W. E., Rutherford, A. (2010). A history of modern psychology in context. John Wiley & Sons. Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2015). A history of modern psychology. Cengage Learning. Shiraev, E. (2015). A history of psychology: A global perspective (2.ª Ed.) . SAGE.
-
Avaliação
Avaliação
A avaliação contínua contemplará dois momentos de avaliação:
- 1) a realização de uma ficha escrita (com ponderação de 60% da nota final), que versa sobre os conteúdos programáticos;
- 2) a elaboração de um trabalho de grupo com uma componente escrita (com ponderação de 20% na nota final) e uma componente oral, correspondente à apresentação do respetivo trabalho (com ponderação individual de 20% na nota final).
Tema do trabalho
O grupo deverá escolher um tema e partir daí para uma de várias opções, tentando garantir a não sobreposição total com conteúdos já lecionados nas aulas teóricas:- uma análise que pode ser de enquadramento histórico e social;
- relação entre o momento histórico passado e as implicações no presente;
- apresentação de um discípulo;
- relação entre uma corrente da psicologia e a arte;
- experiência clássica da Psicologia;
- etc
Realização do trabalho
Componente 1: A redacção do trabalho deve ser orientada pelos passos seguintes:
- Pesquisa bibliográfica sobre o tema, procurando referências actuais e/ou clássicas, em função do tema do trabalho;
- Redacção do texto - entre 1500 palavras e 2000 palavras (não inclui referências);
- Resumo - apresentar em 150 palavras uma síntese do trabalho; Referências: devem ser apresentadas as referências dos artigos e outros documentos citados ao longo do trabalho;
- O trabalho deve seguir as normas da APA;
- As regras do estilo APA podem ser consultadas em: https://apastyle.apa.org/style-grammar-guidelines
Componente 2: O grupo deve preparar uma apresentação oral do trabalho
A apresentação será feita em sala de aula e deverá ter um máximo de 15 minutos;
A participação dos elementos do grupo deve ser equitativa de forma a poder realizar-se uma avaliação individual do contributo de cada elemento do grupo para o trabalho efectuado.
A presença nas aulas práticas é obrigatória. A época de recurso consiste num exame escrito com ponderação de 100% na nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. Como nota final, o estudante deverá obter a classificação mínima de 10 valores.
-
Mobilidade
Mobilidade
Sim




