filmeu

Disciplina História da Psicologia

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC de História da Psicologia adoptará uma perspectiva cronológica para ilustrar a história e evolução da psicologia como ciência, seguindo ainda uma perspectiva comparada entre o passado e o presente das diferentes áreas da psicologia.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Raízes filosóficas da psicologia moderna: contributos de Platão, Aristóteles, Descartes, Locke.
    2. Raízes fisiológicas da psicologia moderna: contributos de Helmholtz, Gall, Broca.
    3. O início da psicologia científica: contributos de Fechner, Wundt, Ebbinghaus.
    4. Origens da psicologia científica na América: contributos de James, Hall, Cattell.
    5. Estruturalismo e funcionalismo: contributos de Titchener, Dewey, Angell.
    6. O nascimento da psicologia aplicada: contributos de Binet, Yerkes, Münsterberg.
    7. A psicologia gestalt: contributos de Wertheimer, Köhler, Lewin.
    8. Psicanálise: contributos de Freud, Breuer, Jung, Fancher.
    9. Comportamentalismo e neocomportamentalismo: contributos de Pavlov, Watson, Tolman, Hull, Skinner.
    10. Psicologia cognitiva: contributos de Bartlett, Mandler.
    11. A psicologia no século XXI.
  • Objetivos

    Objetivos

    • Recordar e organizar: Recordar e sequenciar cronologicamente os principais eventos que moldaram o desenvolvimento da psicologia como ciência.
    • Compreender: Categorizar e avaliar várias escolas de pensamento psicológico, analisando suas características únicas e significado histórico.
    • Aplicar: Examinar as contribuições de figuras influentes na história da psicologia, relacionando suas teorias e idéias a contextos históricos específicos.
    • Analisar: Avaliar criticamente o estado atual da psicologia como disciplina, considerando a sua evolução ao longo do tempo e o seu impacto na sociedade e nos indivíduos.
    • Construir: Construir uma visão abrangente da história da psicologia, integrando várias perspectivas e sintetizando informações para apresentar uma narrativa coerente.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    O currículo de História da Psicologia incorpora estratégias inovadoras de ensino-aprendizagem que incentivam a participação ativa e uma compreensão aprofundada da matéria, incluindo:

    • Debate de artigos científicos seminais e experiências clássicas que contribuíram significativamente para o desenvolvimento da psicologia como ciência.
    • A UC utiliza filmes e documentários relacionados com a história da psicologia. Estes recursos visuais serão utilizados para facilitar uma compreensão mais tangível e contextualizada de conceitos psicológicos importantes, teorias e eventos históricos. 
    • Os debates serão incorporados no processo de aprendizagem de modo a promover o pensamento crítico, a argumentação e a investigação de várias perspetivas. 
    • O currículo da UC reconhece o valor da aprendizagem colaborativa e da co-construção do conhecimento. Atividades interativas, discussões em grupo e exercícios práticos serão incorporados nas aulas práticas para incentivar a participação dos alunos.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Braunstein, J., & Pewzner, E. (2003). História da Psicologia. Instituto Piaget.
    • Hergenhahn, B. R., & Henley, T. (2014). An introduction to the history of psychology . Wadsworth.
    • Pickren, W. E., Rutherford, A. (2010). A history of modern psychology in context. John Wiley & Sons.
    • Schultz, D. P., & Schultz, S. E. (2015). A history of modern psychology. Cengage Learning.
    • Shiraev, E. (2015). A history of psychology: A global perspective (2.ª Ed.) . SAGE.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios