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Disciplina Psicometria II

  • Apresentação

    Apresentação

    Nesta UC os estudantes reconhecem a importância da avaliação das propriedades psicométricas dos
    instrumentos de avaliação psicológica, não só ao nível da construção e validação de instrumentos, mas também na
    sua aplicação em contexto profissional

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    S1. Construção de testes - Teoria Clássica dos Testes (TCT)

       S1.1. Primeiras fases na construção de testes: validade de conteúdo e validade facial

       S1.2. Construção e análise de itens (Concordância entre Juízes, IVC, RVC, kappa de Cohen)

       S1.3 Tradução e adaptação de instrumentos: passos cruciais e recomendações

     

    S2. Qualidades psicométricas dos testes: Definição e aplicação

       S2.1. Validade

       S2.1.1 Validade de construto (fatorial (AFE e AFC), convergente, divergente) validade de critério (concorrente e

    preditiva).

       S2.2 Fiabilidade

       S2.2.1 Consistência interna e estabilidade tempora

    S3. Teoria de Resposta ao Item (TRI)


        S3.1. Análise aos itens e purificação de escalas 

        S3.2  Parâmetros do modelo: indíces de ajustamento e representação gráfica
     

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se que os estudantes estejam aptos a: 

    OA1:conhecer os principais métodos de construção dos testes;

    OA2: refletir criticamente sobre as potencialidades e limites de cada método;

    OA3: Adquirir competências práticas na avaliação das qualidades psicométricos dos testes psicológicos;

    OA4: Saber os pressupostos dos métodos psicométricos na área das ciências psicológicas

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas teórico-práticas, são utilizados o método expositivo (para apresentação dos conteúdos) e interrogativo (para fomentar a participação dos estudantes). Para consolidar os conhecimentos, a transmissão de conteúdos assenta em múltiplos exemplos de estudos da área da Psicologia Clínica e da Saúde. Acentuando a vertente prática, é privilegiado o método ativo, através da resolução numa abordagem colaborativa, em formato b-learning. Os conteúdos da UC são totalmente disponibilizados no Moodle, em vários formatos, como por exemplo, .pdf, vídeos, URLs, 

     

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Coaley, K. (2014). An introduction to psychological assessment and psychometrics (2nd Ed.). Los
    Angeles: Sage.
    DeVellis, R.F. (2012). Scale development: Theory and applications (3rd Ed.). Los Angeles: Sage. Furr,
    R.M., & Bacharch, V.R. (2014). Psychometrics: An introduction (2nd Ed.). Los Angeles: Sage.
    Lacort, M.O. (2014). Psychometrics: Theory schemes (CTT and IRT) and examples of each technique.
    Lulu.com.
    Nicol, A. A. M., & Pexman, P. M. (2011). Displaying your findings: A practical guide for creating figures,
    posters, and presentations. Washington: APA.
    Rust, J., & Golombok, S. (2009). Modern Psychometrics: The science of psychological assessment (3rd
    Ed.). London: Routledge.

    Goss-Sampson, M. A. (2022). Statistical Analysis in JASP 0.16.1: A Guide for Students. March 2022. (Free PDF).

     

     

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