filmeu

Disciplina Processos Cognitivos I - Atenção e Perceção

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC visa estudar os processos cognitivos relacionados com o processamento de informação nas diferentres modalidades percetivas.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Perceção: Fundamentos conceptuais
    1.1. Sensação e perceção: conceitos e interação
    1.2. Modalidades percetivas: principais características e funcionamento
    1.3. Modelos conceptuais: Gestalt, abordagens do processamento da informação e propostas construtivistas
    2. Atenção: Fundamentos conceptuais
    2.1. Definições e taxonomias
    2.2. Principais modelos teóricos: teorias de filtro, processamento automático e controlado e modelos de capacidade. Interações com a sensação, perceção e influência da emoção
    3. Métodos de investigação em Perceção e Atenção
    3.1. Modelos comportamentais
    3.2. Modelos laboratoriais: paradigmas experimentais, técnicas psicofisiológicas e de neuroimagem
    4. Aplicações do estudo da Perceção e Atenção
    4.1. Diferenças individuais
    4.2. Comportamento e aprendizagem

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da UC centram-se na promoção do conhecimento dos fundamentos conceptuais da atenção e perceção numa perspetiva de interação e complementaridade entre si, tais como:
    OA1. Dotar os estudantes de aptidões que lhes permitam descrever os principais modelos teóricos relativos às funções de perceção e atenção; 
    OA2. Fornecer conhecimento e competências ao nível do treino prático e laboratorial com programas de apresentação de estímulos (e.g., Superlab) que promovam o domínio das metodologias de investigação e dos principais paradigmas experimentais no estudo da perceção e atenção;
    OA3. Desenvolver e consolidar os conhecimentos das aplicações da investigação em perceção e atenção no estudo e compreensão das diferenças individuais;
    OA4. Estimular o pensamento crítico, promovendo a interligação de conhecimentos com outras unidades curriculares.

     

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Engloba duas componentes, teórica e prática, que se encontram emparelhadas em termos dos conteúdos programáticos abordados. A primeira é de carácter expositivo com recurso a material audiovisual. A vertente prática laboratorial está focada na realização de trabalhos com implementação dos paradigmas comportamentais e experimentais, atividades de pesquisa orientada, discussão de artigos científicos e redação de relatórios de trabalhos empíricos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology: A Student's Handbook (7th Edition). NY: Psychology Press.
    Harris, J. (2014). Sensation and Perception. London: Sage Publications.
    Posner, M.I. (2012). Cognitive Neuroscience of Attention. Oxford: Oxford University Press.
    Schiffman, H.R. (2005). Sensação e Perceção (Edição Brasileira). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, S.A.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios