filmeu

Disciplina Processos Cognitivos I - Atenção e Perceção

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta Unidade Curricular visa estudar os processos cognitivos relacionados com o processamento de informação nas diferentes modalidades percetivas. Aborda os fundamentos conceptuais da atenção e perceção, explorando como estes processos interagem e se complementam para a construção da nossa experiência do mundo. Adicionalmente, fornece as bases essenciais para a compreensão de como os seres humanos adquirem, interpretam e reagem à informação do ambiente, servindo de alicerce para unidades curriculares futuras.  
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Perceção:      Fundamentos conceptuais      Sensação e perceção: conceitos e interação      Modalidades percetivas: principais características e funcionamento      Modelos conceptuais: Gestalt, abordagens do processamento da informação e propostas construtivistas      Percepção no ambiente digital      A Psicofísica e a Teoria de Deteção do Sinal   2. Atenção:      Fundamentos conceptuais      Definições e taxonomias      Atenção no ambiente digital      Principais modelos teóricos: teorias de filtro, processamento automático e controlado e modelos de capacidade.      Interações com a sensação, perceção e influência da emoção   3. Métodos de investigação em Perceção e Atenção      Medidas e modelos comportamentais      Modelos laboratoriais: paradigmas experimentais, técnicas psicofisiológicas e de neuroimagem   4. Aplicações do estudo da Perceção e da Atenção      Diferenças individuais      Comportamento e aprendizagem
  • Objetivos

    Objetivos

    Os objetivos da UC centram-se na promoção do conhecimento dos fundamentos conceptuais da atenção e perceção numa perspetiva de interação e complementaridade entre si, tais como: OA1. Diferenciar os conceitos de sensação e perceção, interação no processamento da informação e as características das modalidades percetivas. OA2. Desenvolver a capacidade de descrever os principais modelos teóricos da perceção e atenção. OA3. Desenvolver competências práticas e laboratoriais em investigação de perceção e atenção, utilizando programas como o PsychoPy para aplicar metodologias e paradigmas experimentais. OA4. Desenvolver e consolidar os conhecimentos das aplicações da investigação em perceção e atenção no estudo e compreensão das diferenças individuais. OA5. Estimular o pensamento crítico, promovendo a interligação de conhecimentos com outras unidades curriculares. OA6. Avaliar as implicações desta área para a compreensão das diferenças individuais, comportamento e aprendizagem.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Engloba duas componentes, teórica e prática, que se encontram emparelhadas em termos dos conteúdos programáticos. a metodologia de ensino é predominantemente expositiva, com recurso a PowerPoints, e complementada por recursos multimédia, como vídeos e exemplos práticos, ilustrativos dos conceitos, favorencendo a aprendizagem e motivação. Promove-se a participação ativa dos estudantes através de metodologias interrogativas, incentivando o diálogo, especialmente na componente prática. A metodologia ativa encontra-se refletida no envolvimento direto dos estudantes em projetos de investigação no âmbito do HEI-Lab, assim como na recolha e análise de dados realizada pelos alunos. A vertente prática laboratorial inclui a aplicação de paradigmas comportamentais e experimentais, atividades de pesquisa orientada, discussão de artigos científicos e redação de relatórios de trabalhos empíricos e/ou artigos, importantes para a introdução ao nível de metodologias de investigação.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Eysenck, M.W. & Keane, M.T. (2015). Cognitive Psychology: A Student's Handbook (7th Edition). NY: Psychology Press.   Harris, J. (2014). Sensation and Perception. London: Sage Publications.   Posner, M.I. (2012). Cognitive Neuroscience of Attention. Oxford: Oxford University Press.   Schiffman, H.R. (2005). Sensação e Perceção (Edição Brasileira). Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora, S.A.  
  • Avaliação

    Avaliação

    A avaliação desta Unidade Curricular combina as modalidades contínua e final. A avaliação contínua é composta por dois testes escritos, com um peso de 25% cada. Adicionalmente, integra um trabalho individual com uma ponderação de 15% (Stroop ou reconhecimento de objetos vs não objetos). O trabalho de grupo implica a recolha de dados por parte dos alunos e inclui uma componente escrita em formato de artigo científico com uma ponderação de 20%, e a respetiva apresentação oral, com avaliação individual distinta entre os elementos do grupo, correspondente a 10%. A participação em experiências ou a sua substituição por uma análise de um artigo científico contribui com 5% da nota.

    A presença nas aulas práticas é obrigatória, sendo exigida uma assiduidade mínima de 70%. A avaliação final consiste num exame escrito com uma ponderação de 100% da nota final, que incidirá sobre a totalidade dos conteúdos teóricos e práticos. A avaliação final consta de um exame escrito que inclui os conteúdos das aulas teórico-práticas e práticas-laboratoriais, e exige uma classificação mínima de 10 valores.

    Durante os momentos de avaliação, não será permitido o uso de ferramentas de inteligência artificial generativa, dado que não é possível garantir a qualidade e fiabilidade das fontes que estas ferramentas utilizam. Caso se detete o seu uso indevido, o trabalho poderá ser anulado e poderá ser marcada uma prova oral adicional, nos termos previstos pelos regulamentos em vigor.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios