filmeu

Disciplina Psicologia da Educação

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC tem como missão que os estudantes adquiram conhecimentos no domínio da Psicologia da Educação. São apresentados modelos teóricos, metodologias de investigação e de intervenção e campos de atuação do psicólogo educacional. Trata-se de uma UC essencial no 1ºCiclo de formação em Psicologia, uma vez que permite aos estudantes a apresentação deste domínio específico das ciências psicológicas, que poderá ser aprofundado em ciclos de estudo posteriores.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Definição da Psicologia da Educação:

    • Definição, especificidades e evolução histórica
    • As funções do Psicólogo Educacional em diferentes contextos educativos

    Enquadramento Concetual da Psicologia da Educação

    Investigação e intervenção em contextos educacionais

    • Metodologias de investigação e intervenção
    • Formação a agentes educativos
    • Psicologia vocacional e de desenvolvimento de carreira, ambientes favoráveis à aprendizagem e prevenção de conflitos escolares.

    A autorregulação da aprendizagem – Um referencial teórico de formação, avaliação e intervenção:

    • Modelos teóricos - fases, processos e dimensões (cognitiva, motivacional, comportamental)
    • Avaliação e intervenção em contextos específicos (e.g., resolução de problemas, escrita, ambientes tecnológicos)
  • Objetivos

    Objetivos

    OA1. Reconhecer a relevância e definir o domínio da Psicologia da Educação

    OA2. Descrever e comparar teorias e modelos teóricos, assim como metodologias de investigação no âmbito da Psicologia da Educação

    OA3. Identificar diferentes contextos educativos e áreas de atuação do Psicólogo Educacional

    OA4. Analisar e formular projetos de formação e intervenção, no âmbito dos processos de ensino e de aprendizagem, discutindo as suas implicações em contextos educacionais, ao longo do ciclo de vida

    OA5. Desenvolver competências de reflexão crítica da literatura e uma atitude científica sobre os fenómenos psicológicos envolvidos nos processos de ensino e de aprendizagem.

    OA6. Desenvolver competências interpessoais associadas ao trabalho em equipa, autorregulação da aprendizagem, comunicação oral e dinamização de grupos.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Esta unidade curricular compreende aulas teóricas e aulas práticas. As aulas teóricas incluem as momentos expositivos e discussões participadas. A exposição de conteúdos programáticos será complementada por métodos de tutoria de pesquisa e análise crítica de literatura empírica e de debate dos temas analisados. As aulas práticas implicam as seguintes metodologias: visualização de excertos de filmes e/ou documentários; análise de estudos de caso; preparação e treino de metodologias de formação, feedback do docente, apresentações orais do trabalho de grupo, atividades de discussão e feedback de entre pares. Adicionalmente, os alunos são convidados a realizar uma reflexão crítica sobre as competências que ganharam na UC, incluindo a autoavaliação da sua aprendizagem, envolvimento nas tarefas e desempenho.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Duchesne, S., McMaugh, A., & Mackenzie, E. (2022). Educational psychology for learning and teaching. (7th ed.) Cengage Learning Australia.

     

    Merrel, K.W., Ervin, R.A., & Peacock, G.G. (2012). School psychology for the 21st century: Foundations and practices (2nd ed). New York: The Guilford Press.

     

    Nilson, L. B. (2013). Creating self-regulated learners: Strategies for strengthening students’ self-awareness and learning skills. Sterling, VA: Stylus.

     

    Santrock, J. W. (2020). Educational psychology (2nd ed.). New York: McGraw-Hill.

     

    Seli, H. (2019). Motivation and Learning Strategies for College Success A Focus on Self-Regulated Learning (6th ed.). New York: Routledge

    .

    Slavin, Robert E (2017). Educational Psychology: Theory and Practice (12th ed). New York: Pearson.

     

    Veiga, F. (Org.). (2013). Psicologia da Educação: teoria, investigação e aplicação. Envolvimento dos alunos na escola. Lisboa: Climepsi.

     

    Woolfolk, A. (2020). Educational Psychology. (14th ed.). New York: Pearson.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios