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Disciplina Demografia

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Demografia constitui uma unidade integrada no 1º ano da licenciatura em Serviço Social e visa capacitar os alunos para uma leitura global e transversal sobre os problemas da população e os desafios que estes colocam à intervenção de um Assistente Social.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à Demografia (a demografia como ciência; objeto de estudo; principais conceitos e teorias demográficas)

    2. As principais questões populacionais da atualidade

    3. As fontes demográficas (principais fontes de dados; indicadores sobre a população; dificuldades de recolha dos dados e fidedignidade da informação);

    4. Estruturas Populacionais (a definição do perfil demográfico, instrumentos de análise e medição)

    5. Os fenómenos e dinâmicas demográficas (observação, análise e sua medição. As disparidades regionais e seus impactos)

    6. O futuro da população mundial (principais desafios; projeções; estimativas de crescimento; políticas públicas de proteção social, pobreza e desenvolvimento). 

  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se habilitar os alunos com um conjunto de conhecimentos teóricos e instrumentos que lhes permitam não apenas analisar as principais questões populacionais e tendências demográficas, mas também compreender as suas implicações nas diferentes formas de ocupação do território e os desafios que estas colocam ao Assistente Social. No final desta unidade os alunos deverão ser capazes de identificar as principais questões demográficas da atualidade, suas tendências e implicações (atuais e futuras). Deverão ainda ser capazes de manusear as principais fontes de dados demográficos, caraterizar e analisar a evolução de diferentes estruturas populacionais e sua forma de distribuição.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino orienta-se para um processo centrado nas competências dos discentes e orientado para a compreensão e reflexão concetual dos temas, mas também da sua operacionalização.
    A avaliação será contínua, valorizando a participação dos discentes na dinâmica de aprendizagem.
    Assim, serão tidos em conta os seguintes elementos:
    - 2 provas individuais escritas, correspondendo cada um a 35% da nota final.
    - Trabalho de grupo (sobre pontos 5 ou 6 do programa), representando 30% da nota final.
    A avaliação contínua pressupõe a assiduidade dos alunos em 70% das aulas. Para obter aprovação à UC, os estudantes precisam obter uma média ponderada (dos 3 elementos) igual ou superior a 10 valores. Se a uma média for inferior os estudantes podem recorrer a exame de recurso.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bandeira, M. L.; Pintassilgo, S.C (2018). Introdução à Demografia ¿ trabalhos práticos. Escolar Editora.

    • Castro, Eduardo; Martins, José; Silva, Carlos (2015). A Demografia e o país, Lisboa, Ed. Gradiva.

    • Cabodeira, Fernando Pereira (2020). Demografia - É Tempo...de Dar Mais Tempo à Natalidade e aos Fluxos Migratórios. Afrontamento.
    • Marques, Teresa et al. (2016). “Nascer é envelhecer: uma perspetiva demográfica evolutiva e territorial na construção do futuro de Portugal” in GOT – Revista de Geografia e Ordenamento do Território, nº10, pp. 207-231

    • Peixoto, João; Craveiro, Daniela; Malheiros, Jorge & Oliveira, Isabel Tiago de (Org.) (2017). Introdução ao estudo – Migrações e sustentabilidade demográfica: perspetivas de evolução da sociedade e economia portuguesas. Ed. FFMS.

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