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Apresentação
Apresentação
A unidade de Métodos Quantitativos para o Serviço Social constitui uma unidade integrada no 2º ano da licenciatura em Serviço Social e visa dotar os alunos com competências para construir instrumentos de recolha de informação, bem como analisar e interpretar os seus resultados.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-13469
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I - Introdução
- A importância da análise de dados em Serviço Social
- As diferentes técnicas de análise de dados e softwares de apoio
- Os métodos quantitativos na investigação científica
- Universo e amostra: técnicas de amostragem
II - A investigação por questionário
- Vantagens e inconvenientes, modalidades e fases
- A construção do questionário (Tipos de perguntas, sua formulação e sequência)
- Pré teste e preparação do trabalho de campo
III - A análise de dados quantitativos (Recurso ao SPSS)
- Construção de bases de dados e preparação para a análise de dados
- As diferentes técnicas estatísticas
- A análise univariada e bivariada (medidas e ilustração gráfica, leitura e interpretação de dados)
IV - Complementaridade entre os dados quantitativos e qualitativos
- Análise de conteúdo: conceitos básicos
- As etapas de organização da análise (codificação, categorização, revisão das categorias, criação de grelha final de análise; output e análise de resultados).
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Objetivos
Objetivos
Esta UC visa conferir competências e conhecimentos no âmbito da aplicação e operacionalização dos Métodos Quantitativos da Investigação Científica, de forma a preparar profissionais aptos para analisar a complexidade das instituições, as suas estratégias e modelos de funcionamento e, ainda, a dinâmica das variáveis presentes nas suas relações internas e com o exterior, permitindo a constituição de uma base de desenvolvimentos originais nesta área do saber. Para tal, no final da UC os alunos deverão:
- Ser capazes de operacionalizar conceitos e interpretar dados que lhes permita comparar e analisar situações da realidade social, recorrendo a ferramentas e softwares de análise;
- Ser capazes de produzir uma base de dados;
- Ser capazes de manusear, extrair e interpretar informação dos programas de análise de dados.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A metodologia pedagógica a privilegiar é de natureza interativa, com a preocupação dominante de os alunos participarem na procura e elaboração do SABER, no intuito de os levar a atingir a dimensão do SABER-FAZER. As aulas são de natureza expositiva intercalada com a aplicação prática da matéria lecionada, permitindo estimular a interiorização do conceitos e a aplicação dos mesmos a situações análogas da realidade social. A avaliação é continua, sendo que: 50% da nota final é concedida à prova individual escrita; 40 % ao trabalho escrito (em grupo) e 10% à participação/presença em aula.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Bardin, L. (2014). Ana¿lise de conteu¿do. Lisboa: Edic¿o¿es 70.
- Fortin, M. (2009). O processo de investigação ¿ da conceção à realização. Loures: Lusociência.
- Hill, M., & Hill, A. (2016). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
- Laureano, R, & Botelho, M. (2017). SPSS ¿ Statistics O meu manual de consulta rápida. Lisboa: Edições Sílabo.
- Pestana, M. & Gageiro, J. (2014). Análise de dados para Ciências Sociais: a complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não