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Disciplina Métodos Quantitativos para o Serviço Social

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade de Métodos Quantitativos para o Serviço Social constitui uma unidade integrada no 2º ano da licenciatura em Serviço Social e visa dotar os alunos com competências para construir instrumentos de recolha de informação, bem como analisar e interpretar os seus resultados.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I - Introdução

    1. A importância da análise de dados em Serviço Social
    2. As diferentes técnicas de análise de dados e softwares de apoio
    3. Os métodos quantitativos na investigação científica
    4. Universo e amostra: técnicas de amostragem

    II - A investigação por questionário

    1. Vantagens e inconvenientes, modalidades e fases
    2. A construção do questionário (Tipos de perguntas, sua formulação e sequência)
    3. Pré teste e  preparação do trabalho de campo

    III - A análise de dados quantitativos (Recurso ao SPSS)

    1. Construção de bases de dados e preparação para a análise de dados
    2. As diferentes técnicas estatísticas
    3.  A análise univariada e bivariada (medidas e ilustração gráfica, leitura e interpretação de dados)

    IV - Complementaridade entre os dados quantitativos e qualitativos

    1. Análise de conteúdo: conceitos básicos
    2. As etapas de organização da análise (codificação, categorização, revisão das categorias, criação de grelha final de análise; output e análise de resultados).
  • Objetivos

    Objetivos

    Esta UC visa conferir competências e conhecimentos no âmbito da aplicação e operacionalização dos Métodos Quantitativos da Investigação Científica, de forma a preparar profissionais aptos para analisar a complexidade das instituições, as suas estratégias e modelos de funcionamento e, ainda, a dinâmica das variáveis presentes nas suas relações internas e com o exterior, permitindo a constituição de uma base de desenvolvimentos originais nesta área do saber. Para tal, no final da UC os alunos deverão:

    • Ser capazes de operacionalizar conceitos e interpretar dados que lhes permita comparar e analisar situações da realidade social, recorrendo a ferramentas e softwares de análise;
    • Ser capazes de produzir uma base de dados;
    • Ser capazes de manusear, extrair e interpretar informação dos programas de análise de dados.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia pedagógica a privilegiar é de natureza interativa, com a preocupação dominante de os alunos participarem na procura e elaboração do SABER, no intuito de os levar a atingir a dimensão do SABER-FAZER. As aulas são de natureza expositiva intercalada com a aplicação prática da matéria lecionada, permitindo estimular a interiorização do conceitos e a aplicação dos mesmos a situações análogas da realidade social. A avaliação é continua, sendo que: 50% da nota final é concedida à prova individual escrita; 40 % ao trabalho escrito (em grupo) e 10% à participação/presença em aula.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bardin, L. (2014). Ana¿lise de conteu¿do. Lisboa: Edic¿o¿es 70.
    • Fortin, M. (2009). O processo de investigação ¿ da conceção à realização. Loures: Lusociência.
    • Hill, M., & Hill, A. (2016). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.
    • Laureano, R, & Botelho, M. (2017). SPSS ¿ Statistics O meu manual de consulta rápida. Lisboa: Edições Sílabo.
    • Pestana, M. & Gageiro, J. (2014). Análise de dados para Ciências Sociais: a complementaridade do SPSS. Lisboa: Edições Sílabo.

     

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