-
Apresentação
Apresentação
A uc Metodologia da Investigação Social é uma unidade de interesse central na preparação dos alunos para a realização do trabalhos ao longo do curso na medida em que promove a consolidação de conhecimentos e a aquisição e desenvolvimento de competências operativas e analítico-reflexivas exigidas à construção do objeto. Esta unidade é o primeiro momento de reflexão sobre as questões do senso comum e do conhecimento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-14060
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O conhecimento nas ciências sociais Conhecimento científico/Senso comum Conhecimento nas ciência exatas e nas ciências sociais A ruptura epistemológica;
2- Apresentação, fundamentação e justificação do tema
2.1- Revisão da literatura e teoria na construção do objeto de estudo
2.2 A construção de um quadro concetual;
2.3- Definição objectivos de investigação;
3.- O modelo de análise
4- Universo e amostra
5- Métodos e Técnicas de Investigação
5.1.Observação,Entrevista,Historia de vida,Questionario
6- Normas APA
-
Objetivos
Objetivos
Esta Uc tem os seguintes objetivos: Equacionar a complexidade do processo de investigação e o uso da epistemologia; Estudar modelos de investigação de análise dos fenómenos sociais; Identificar o objeto de investigação e construir um quadro conceptual; Citar bibliografia de acordo com as norma APA; Identificar o conhecimento do senso comum e definir conhecimento cientifico. Serem capazes de construir um desenho de investigação empirica; Pretende-se que os alunos atinjam as seguintes competências: Compreendam os processos de produção do conhecimento científico em oposição ao saber do senso comum; Desenvolvam o sentido crítico face ao que se ouve, vê e lê em ordem ao rigor na interpretação dos dados e na selecção da construção do saber; Conheçam o papel da teoria no âmbito das diferentes tradições epistemológicas, designadamente a articulação entre a revisão da literatura e construção de um quadro conceptual; Saibam redigir e apresentar trabalhos científicos;
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Moodle; Zoom
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Alston,M.(2018) Research for Social Workers,Routledge
Bell, J. (1997). Como realizar um projecto de investigação. Lisboa: Grad
Bryman,A.(2022)Social Research Methods,Oxford University Press,4th ed.
Denzin,N.e Lincoln,K(2011) The Sage Handbook of qualitative research,Sage
Flick, U. (2005). Métodos Qualitativos na Investigação Cientifica. Lisboa: Monitor.
Ghiglione, R. & Matalon, B. (1997). O inquérito, teoria e prática. Oeiras: Celta
Moreira,C.D,(2007) Teoria e Metodos de Investigação,UTL
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não