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Disciplina Psicologia do Desenvolvimento

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade curricular Psicologia do Desenvolvimento pretende promover uma análise compreensiva do desenvolvimento de um indivíduo, acompanhando as sucessivas e progressivas alterações (intra-psiquicas, relacionais, sociais e contextuais) desde o momento em que somos concebidos até ao final da vida.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução

         1.1. Psicologia e Psicologia do Desenvolvimento

    2. O desenvolvimento humano

         2.1. Conceito de desenvolvimento humano

         2.2. Fatores que intervêm no desenvolvimento

    3. Estudo do desenvolvimento de algumas áreas

         3.1. Desenvolvimento físico/motor

         3.2. Desenvolvimento cognitivo

         3.3. Desenvolvimento psicossocial

    4. Alguns modelos teóricos do desenvolvimento

         4.1. Modelo Psicanalítico

         4.2. Behaviorista/Aprendizagem

         4.3. Modelo Cognitivo

         4.4. Perspetiva Etológica

         4.5. Modelo Contextual

    5. Perspetiva Life span ( Da Concepção ao Nascimento; Primeira, Segunda e Terceira Infância;Adolescência; Jovem Adulto; Idade Adulta; e Senescência)

  • Objetivos

    Objetivos

    -Adquirir conhecimentos aprofundados no âmbito dos temas trabalhados.

    -Dominar conceitos e aplicar os termos/linguagens próprios da Unidade Curricular.

    -Iniciar-se na investigação no âmbito dos temas trabalhados.

    -Ser capaz de aplicar os conhecimentos e estratégias em situações novas.

    -Ser capaz de apresentar com clareza e rigor científico, oralmente ou por escrito, o resultado do seu trabalho.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A metodologia de ensino orienta-se para um processo centrado nas competências dos discentes e orientado para a compreensão e reflexão concetual dos temas. A avaliação será contínua, valorizando a participação dos discentes na dinâmica de aprendizagem. 

    Avaliação: De acordo com o regulamento da Universidade, os alunos podem optar pelo modelo de avaliação contínua ou de avaliação por exame. A avaliação contínua terá em conta cumulativamente: - elaboração de um trabalho de grupo (35%)- 25% apresentação oral + 10% resumo escrito; prestação de uma prova de frequência (50%) e elaboração de relatórios Individuais (15%) No caso de o aluno não poder realizar alguma das condições do regime de avaliação contínua deverá prestar uma prova de conhecimentos (exame).

    A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. O exame de recurso será constituído por um teste escrito (100%), cuja nota mínima para a sua aprovação é de 9,5 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Papalia, D.E., & Martorell, G. (2021). Desenvolvimento humano (14ª ed). Editora McGraw-Hill.

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