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Apresentação
Apresentação
.Conhecer e saber interpretar as problemáticas tratadas nas abordagens sociológicas contemporâneas; Introduzir os alunos no pensamento sociológico contemporâneo e na reflexão dos principais problemas das sociedades pós-modernas através da análise da diversidade pluriparadigmática dos contributos teóricos dos autores contemporâneos; Ter capacidade reflexiva a partir dos autores em referência bibliográfica; Estimular a capacidade dessa reflexão, crítica e analítica, com o debate de ideias com todos os alunos; Compreender a relação entre a teoria produzida e, em cada tempo e em cada espaço, a investigação empírica no campo da Sociologia e do Serviço Social.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-4018
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. O estrutural-funcionalismo
1.1. Acção, sistema e estrutura social de Talcott Parsons
1.2. A Teoria da modernização de Merton2. As microssociologias norte-americanas e a Escola de Chicago
2.1. O Interacionismo simbólico: Mead e Goffman
2.2. A etnometodologia: Harold Garfinkel e Aaron Cicourel
3. A teoria crítica e a escola de Frankfurt
3.1 A teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas
4. Debates sociológicos sobre problemáticas atuais
4.1. Teorias das classes, estratificação e mobilidade sociais
4.2. As desigualdades sociais nas sociedades contemporâneas
4.3. A mudança social e os "novos" movimentos sociais
4.4. A construção da identidade no mundo contemporâneo: famílía, género e sociedade.
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Objetivos
Objetivos
Compreender a importância dos autores contemporâneos para a análise das sociedades nos níveis macro, meso e micro da vida contemporânea. Analisar os principais problemas da sociedade através dos principais debates sociológicos atuais.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visionamento de documentários sobre os temas analisados na unidade curricular e posterior debate com os alunos. É permitida a utilização das ferramentas digitais da inteligência artificial desde que estas sejam devidamente citadas nos trabalhos em formato de citação direta e indireta e ainda nas referências bibliográficas. É obrigatório que as pesquisas realizadas nos motores de pesquisa da inteligência artificial sejam acompanhadas pela utilização e citação da biliografia recomendada pela docente.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Ferreira, J. et al. (1995). Sociologia. Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal
Giddens, A., & Turner, J. (2005). Teoria social hoje. Unesp.
Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Relógio d'Água.
Moreira, C., & Bracons, H. (2019). Introdução à Teoria Social. Autores escolhidos . Edições Universitárias Lusófonas.
Ritzer, George. (1992).Teoría sociológica contemporánea.McGraw-Hill.
Ritzer, G., & Stepnisky, J. (Eds.). (2011). The Wiley-Blackwell companion to major social theorists. John Wiley & Sons.
Silva, F. C. (2006). GH Mead in the history of sociological ideas. Journal of the History of the Behavioral Sciences, 42(1), 19-39.
Silva, F. C. D., & Baert, P. (2014). Teoria social contemporânea. Mundos Sociais.
Zoltán, T. (1977). A Escola de FrancoForte. Edições, 70.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não