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Disciplina Teorias Sociológicas II

  • Apresentação

    Apresentação

    .Conhecer e saber interpretar as problemáticas tratadas nas abordagens sociológicas contemporâneas; Introduzir os alunos no pensamento sociológico contemporâneo e na reflexão dos principais problemas das sociedades pós-modernas através da análise da diversidade pluriparadigmática dos contributos teóricos dos autores contemporâneos; Ter capacidade reflexiva a partir dos autores em referência bibliográfica; Estimular a capacidade dessa reflexão, crítica e analítica, com o debate de ideias com todos os alunos; Compreender a relação entre a teoria produzida e, em cada tempo e em cada espaço, a investigação empírica no campo da Sociologia e do Serviço Social.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

     

    1. O estrutural-funcionalismo

    1.1. Acção, sistema e estrutura social de Talcott Parsons
    1.2. A Teoria da modernização de Merton

    2. As microssociologias norte-americanas e a Escola de Chicago

    2.1. O Interacionismo simbólico: Mead e Goffman

    2.2. A etnometodologia: Harold Garfinkel e Aaron Cicourel 

    3. A teoria crítica e a escola de Frankfurt

    3.1 A teoria da ação comunicativa de Jurgen Habermas

    4. Debates sociológicos sobre problemáticas atuais

    4.1. Teorias das classes, estratificação e mobilidade sociais

    4.2. As desigualdades sociais nas sociedades contemporâneas

    4.3. A mudança social e os "novos" movimentos sociais

    4.4. A construção da identidade no mundo contemporâneo: famílía, género e sociedade.

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Compreender a importância dos autores contemporâneos para a análise das sociedades nos níveis macro, meso e micro da vida contemporânea. Analisar os principais problemas da sociedade através dos principais debates sociológicos atuais.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Visionamento de documentários sobre os temas analisados na unidade curricular e posterior debate com os alunos. É permitida a utilização das ferramentas digitais da inteligência artificial desde que estas sejam devidamente citadas nos trabalhos em formato de citação direta e indireta e ainda nas referências bibliográficas. É obrigatório que as pesquisas realizadas nos motores de pesquisa da inteligência artificial sejam  acompanhadas pela utilização e citação da biliografia recomendada pela docente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Ferreira, J. et al. (1995). Sociologia. Alfragide: Editora McGraw-Hill de Portugal

    Giddens, A., & Turner, J. (2005). Teoria social hoje. Unesp.

    Goffman, E. (1993). A apresentação do eu na vida de todos os dias. Relógio d'Água.

    Moreira, C., & Bracons, H. (2019). Introdução à Teoria Social. Autores escolhidos . Edições Universitárias Lusófonas.

     Ritzer, George. (1992).Teoría sociológica contemporánea.McGraw-Hill.

    Ritzer, G., & Stepnisky, J. (Eds.). (2011). The Wiley-Blackwell companion to major social theorists. John Wiley & Sons.

    Silva, F. C. (2006). GH Mead in the history of sociological ideas. Journal of the History of the Behavioral Sciences42(1), 19-39.

    Silva, F. C. D., & Baert, P. (2014). Teoria social contemporânea. Mundos Sociais.

    Zoltán, T. (1977). A Escola de FrancoForte.  Edições70.

     

     

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