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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular pretende apresentar os fundamentos teórico-metodológicose e técnico-operativos para uma intervenção social - reflexiva e crítica - com indíviduos e famílias.
Trata-se de uma UC que se cruza e complementa com as UC de TMSSI, TMSSIII e Serviço Social e Intervenção em Comunidades.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-7267
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
I. Introdução: As dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política do serviço social
II. A relação profissional
1. Habilidades relacionais e de comunicação
2. Características e elementos essenciais na/da relação profissional
2. Relação e poder
III. Objeto da intervenção
1. O indivíduo em sua dimensão individual e coletiva
2. A família na sua diversidade de funções, características e tipologias
IV. A dimensão teórico-metodológica na intervenção social com indivíduos e famílias
1. Modelos de intervenção social
2. Procedimento metodológico
V. A dimensão técnico-operativa
1. Principais instrumentos e instrumentos utilizados na intervenção social com indivíduos e famílias
VI. A dimensão ética e política do serviço social
1. Questões éticas e deontológicas do agir profissional
2. Ideologia e política do/no serviço social
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Objetivos
Objetivos
Os objetivos da unidade curricular são:
- Compreender e integrar as dimensões teórico-metodológicos, ético-políticos e técnico-operativa de suporte à intervenção do assistente social;
- Compreender a relação profissional e apreender as habilidades inerentes à mesma;
- Entender o indivíduo de forma holística e na dimensão individual e coletiva;
- Entender a família enquanto sistema social na sua diversidade de funções e tipologias;
- Analisar e compreender os modelos de intervenção e os procedimentos metodológicos da intervenção social com indivíduos e famílias;
- Apreender as principais técnicas e instrumentos utilizados na intervenção social com indivíduos e famílias;
- Analisar a dimensao ético-deontologica e ideo-política do serviço social;
- Analisar critica e reflexivamente a intervenção social nos domínios individuais e familiares.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias ativas
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Adams, R; Dominelli, L; Payne, M (2011) Critical Practice in Social Work. Palgrave.
García, T F; Romero, LP(2019) Trabajo social individualizado: metodología de intervención. Alianza Ed
García, T F; Romero, LP (2019) Trabajo social con familias. Alianza Ed
Stepney,P & Ford, D (2012) Social Work Models, Methods and Theories. A Framework for Practice. 2ed. Russell House Publ
Parker, J & Bradley, G (2014) Social Work Practice. Transforming social work practice. Sage
Ranquet, M (2007) Los modelos en Trabajo Social. Intervención com personas y famílias. Ed. Siglo
Robertis, C de (2011) Metodologia de Intervenção em Trabalho Social. Porto Editora
Rogers, M; Whitaker, D; Edmondson, D; Peach, D (2016) Developing skils for Social Work Practice. Sage PublRollins, W (2020) Social Worker–Client Relationships: Social Worker Perspectives, Australian Social Work, 73:4, 395-407 https://doi.org/10.1080/0312407X.2019.1669687
Viscarrett, J (2007) Modelos y métodos de intervención en Trabajo Social. Alianza Ed
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não