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Disciplina Teoria e Metodologia do Serviço Social II

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular visa apresentar os fundamentos teórico-metodológicos, técnico-operativos e ético-políticos que sustentam uma intervenção social com indivíduos e famílias, pautada pela reflexão crítica e pelo rigor teórico.  Pretende-se, igualmente, promover a compreensão da complexidade conceptual do Serviço Social, através da análise da articulação entre teoria e prática no exercício profissional quotidiano. A unidade curricular proporciona ainda a aquisição de conhecimentos teórico-operativos no domínio do Serviço Social, com ênfase nos modelos teóricos e na metodologia de intervenção individualizada e familiar. Esta unidade curricular articula-se e complementa-se com as unidades de TMSSI e TMSSIII e intervenção comunitária, contribuindo para uma formação integrada e coerente.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I Enquadramento da intervenção em SS 1.      As dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política 2.      Interdependência entre teoria e prática II. A dimensão teórico-metodológica da intervenção com indivíduos e famílias 1.     Modelos de intervenção social 2.     Procedimentos metodológicos e etapas da intervenção social 3.     Objeto da intervenção profissional:  O indivíduo na sua complexidade;  A família enquanto sistema social III A dimensão técnico-operativa da prática profissional 1.     A relação profissional em SS a)     Habilidades relacionais e comunicacionais b)    Elementos constitutivos da relação profissional c)     A relação profissional como espaço de poder e negociação 2.     Principais técnicas e instrumentos utilizados na intervenção com indivíduos e famílias (entrevista, VD, estudo de caso, plano de intervenção, etc) IV A dimensão ético-política do SS 1.     A ética e deontologia na intervenção social 2.     A ideologia e o posicionamento político no/do SS
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Compreender e integrar as dimensões teórico-metodológica, técnico-operativa e ético-política que sustentam a intervenção do/a assistente social; 2. Desenvolver uma análise crítica e reflexiva sobre a intervenção social nos domínios individual e familiar 3. Analisar criticamente os modelos de intervenção e os procedimentos metodológicos aplicáveis à intervenção social com indivíduos e famílias; 4. Analisar o indivíduo numa perspetiva holística, reconhecendo as suas dimensões individuais e coletivas; 5. Compreender a família como sistema social, nas suas diversas funções, estruturas e tipologias; 6. Adquirir conhecimento sobre as principais técnicas e instrumentos utilizados na intervenção social com indivíduos e famílias; 7. Compreender a relação profissional e desenvolver as competências interpessoais e técnicas que lhe são inerentes; 8. Refletir sobre as dimensões ético-deontológica e ideológico-política que orientam a prática profissional em Serviço Social;  
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas teórico-práticas adotam metodologias ativas de ensino, centradas no/a estudante, que incentivam a construção autónoma do conhecimento, a reflexão crítica e o pensamento argumentativo. Privilegia-se o debate, a expressão de opiniões fundamentadas e a aprendizagem colaborativa, promovendo o desenvolvimento de competências reflexivas e relacionais. Complementarmente, aposta-se na aproximação à realidade profissional e comunitária, através de aulas abertas com profissionais convidados da área do Serviço Social e da realização de experiências pedagógicas fora da sala de aula. Uma parte da avaliação é realizada com base em trabalhos práticos desenvolvidos em aula, promovendo a aplicação dos conteúdos e competências adquiridos em contextos simulados. Estas estratégias visam potenciar o envolvimento ativo dos/as estudantes no seu próprio processo de aprendizagem, fortalecendo a articulação entre teoria e prática.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Adams; Dominelli; Payne (2011) Critical Practice in Social Work Palgrave. García; Romero (2019) Trabajo social individualizado Alianza García; Romero (2019) Trabajo social con familias Alianza Marques; Mutschen (2021) Entre a teoria e a prática: visões das assistentes sociais Revista Temas Sociais (1) 89-103 https://doi.org/10.53809/2021-01-TS-n.1-89-103. Marques (2022) Tendencias y desafíos del trabajo social. Una visión desde la realidad portuguesa. EHQUIDAD (18) 137–158. https://doi.org/10.15257/ehquidad.2022.0016 Marques (2022) Análise da imagem do Serviço Social e dos Assistentes Sociais imprensa escrita portuguesa. Simbiótica v.9, n.2. https://doi.org/10.47456/simbitica.v9i2.39252 Robertis (2011) Metodologia de Intervenção em Trabalho Social Porto Ed Rollins (2020) Social WorkClient Relationships: Social Worker Perspectives, Australian Social Work, 73:4 https://doi.org/10.1080/0312407X.2019.1669687 Viscarrett (2007) Modelos y métodos de intervención en Trabajo Social  Alianza
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