filmeu

Disciplina Estágio I e Projeto

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Estágio I e Projeto pretende aprofundar e operacionalizar conhecimentos teóricos, científicos, metodológicos, práticos e éticos inerentes à profissão de serviço social através: (i) da integração dos/as estudantes em contextos de estágio, (ii) de prática supervisionada de acompanhamento aos estágios, e (iii) de sessões teórico-científicas em sala de aula. Esta UC assume particular relevância na formação dos estudantes porque lhes possibilita uma aprendizagem em exercício, ajudando na consolidação do perfil profissional e construção de competências técnicas fundamentais para a intervenção social.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Dimensão teórico-científica da ação profissional em contexto de estágio

    1.1. Observação e compreensão do local de estágio

    1.1.1. As organizações, dinâmicas e estruturas

    1.1.2. A comunicação nas organizações

    1.1.3. O serviço social no contexto institucional

    1.1.4. Os destinatários da intervenção do serviço social

    1.1.5. Atividades profissionais em contexto de estágio

     

    1.2. Reflexividade e pensamento crítico sobre a prática de estágio

    1.2.1. Elaboração inicial do relatório de estágio

    1.2.2. Técnicas e instrumentos de recolha e registo de informação

    1.2.3. Normas para a realização de citações em texto e referências bibliográficas

     

    2. Dimensão prática da ação profissional em contexto de estágio

    2.1. Objetivos e competências a desenvolver no local de estágio

    2.2. Posturas e responsabilidades dos estagiários nas organizações

    2.3. Inserção dos/as estudantes em contextos de estágio

    2.4. Supervisão pedagógica de acompanhamento ao estágio

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos gerais:

    1. Favorecer a integração em contexto de estágio
    2. Compreender as dinâmicas institucionais dos contextos de estágio
    3. Compreender o espaço socioinstitucional do Serviço Social
    4. Desenvolver capacidades de comunicação
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Ensino: Sessões de dimensão teórico-científica: uso de metodologias expositivas, interrogativas e participativas. Espera-se que os alunos procedam à apresentação de trabalhos sobre as suas experiências de estágio, com auxílio de novas tecnologias e com particular atenção no desenvolvimento da oralidade e regras de apresentação de trabalhos. Sessões de dimensão prática: sessões de supervisão pedagógica em pequenos grupos por forma a acompanhar os alunos e promover a reflexão crítica sobre as suas experiências de estágio. 

    Avaliação: A UC apenas comporta o regime de avaliação contínua (não prevê a realização de exame), a partir dos seguintes elementos: 1) Avaliação do/a orientador/a de estágio (35%); 2) relatório de estágio e apresentação de trabalho oral (45%); 3) Participação nas sessões de supervisão pedagógica (20%).  A média dos elementos de avaliação deverá ser maior ou igual a 9,5 valores. Presença obrigatória em 70% das sessões (aula e supervisão).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Bottomley, J., Carteney, P, & Pryjmachuk, S. (2019). Communication skills for your social work degree. Critical Publishing.

      Glassman, U. (2016). Finding your way through field work: A social work student’s guide. Sage.

      Martinez, M. (2011). La práctica del Trabajo Social. Editorial Sintesis.

      Parker, J. (2014). Social Work Practice. Sage.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios