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Disciplina Estágio I e Projeto

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Estágio I e Projeto pretende aprofundar e operacionalizar conhecimentos teóricos, científicos, metodológicos, práticos e éticos inerentes à profissão de serviço social através: (i) da integração dos/as estudantes em contextos de estágio, (ii) de prática supervisionada de acompanhamento aos estágios, e (iii) de sessões teórico-científicas em sala de aula. Inserida no campo da intervenção social e nos domínios de atuação do Serviço Social — como a proteção social, saúde, educação, habitação, infância e juventude, terceira idade e outros — esta UC assume particular relevância no ciclo de estudos, dado que possibilita uma aprendizagem em exercício, favorecendo a articulação entre teoria e prática. Contribui, assim, para a consolidação progressiva do perfil profissional, para o desenvolvimento da identidade do/a futuro/a assistente social e para a construção de competências técnicas e relacionais fundamentais à intervenção em contextos sociais diversos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento da UC: 1.1. Objetivos, funcionamento e sistema de avaliação. 1.2. Bolsa de estágios e processo de seleção. 1.3. Inserção em contextos de estágio.   2. Regulamento dos Estágios 2.1. Direitos e deveres do/a estagiário/a. 2.2. Papel do/a orientador/a institucional e pedagógico/a.   3. Papel do/a estagiário/a 3.1. Funções, limites e responsabilidades. 3.2. Posturas pessoais e profissionais.   4. Caracterização da instituição 4.1. Missão, visão, objetivos e organograma. 4.2. Natureza jurídica e enquadramento legal. 4.3. Públicos-alvo e áreas de intervenção.   5. Comunicação profissional 5.1. Escrita: emails, relatórios, registos e notas de contacto 5.2. Oral: reuniões e contactos institucionais. 5.3. Confidencialidade, sigilo e proteção de dados.   6. Relatório de Estágio I 6.1. Estrutura e normas. 6.2. Referenciação (APA, 7.ª edição).   7. Supervisão pedagógica e autorreflexão 7.1. Gestão de expectativas vs. realidade do estágio. 7.2. Autoavaliação e feedback.
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivo Geral Promover a integração inicial dos/as estudantes em contexto institucional de prática profissional, possibilitando o conhecimento do funcionamento da instituição, da população-alvo e das funções do/a assistente social, como base para o desenvolvimento de competências profissionais e para a construção progressiva da identidade profissional.   Objetivos Específicos Integrar-se na instituição de estágio, reconhecendo normas, cultura organizacional e dinâmicas de funcionamento. Compreender a missão, objetivos, enquadramento legal e estrutura da instituição. Compreender a evolução histórica da instituição e o contexto sociogeográfico em que se insere. Compreender o serviço/resposta social onde decorre o estágio e identificar a sua população-alvo. Observar e acompanhar o/a assistente social, reconhecendo as suas funções e competências profissionais. Desenvolver competências de comunicação escrita e oral, análise crítica e autorreflexão sobre a experiência de estágio.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A UC combina sessões teórico-científicas, prática supervisionada e integração em contexto institucional, promovendo a articulação entre teoria e prática. Inclui: aulas expositivas e interativas (2h/semana) para apresentação e discussão dos conteúdos, privilegiando metodologias participativas; supervisão pedagógica em pequenos grupos (2h/quinzena) como espaço de acompanhamento, análise e reflexão crítica da experiência de estágio, estimulando a autorreflexão e a construção da identidade profissional; e estágio prático em contexto institucional (7h/semana), com observação, integração e acompanhamento das funções do/a assistente social em articulação com orientadores.   A avaliação é exclusivamente contínua: 1) Avaliação do/a orientador/a – 35%; 2) Relatório e apresentação oral – 45%; 3) Participação em supervisão – 20%. A média final deve ser ≥ 9,5 valores. É obrigatória a presença em pelo menos 70% das sessões teóricas e de supervisão.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Associação dos Profissionais de Serviço Social. (2018). Código deontológico do/a assistente social. APSS. Bottomley, J., Carteney, P, & Pryjmachuk, S. (2019). Communication skills for your social work degree. Critical Publishing. Fialho, J., & Casquilho-Martins, I. (Eds.). (2025). Serviço Social – Fundamentos, Metodologia e Contextos de Intervenção (1.ª ed.). Edições Sílabo. Glassman, U. (2016). Finding your way through field work: A social work student’s guide. SAGE Publications. Parker, J. (2014). Social Work Practice. SAGE Publications. Pinto, C., & de Carvalho, M. I. (2014). Serviço Social: Teorias e Práticas. Pactor. Rogers, M., Whitaker, D., Edmondson, D., & Peach, D. (2020). Developing skills and knowledge for social work practice (2ª ed.). SAGE Publications.
  • Avaliação

    Avaliação

     

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Avaliação do/a orientador/a de estágio

     

    35%

    Relatório de estágio e apresentação de trabalho oral (35% + 10%)

     

    45%

    Participação nas sessões de supervisão pedagógica

     

    20%

     

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