filmeu

Disciplina Estágio I e Projeto

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Estágio I e Projeto pretende aprofundar e operacionalizar conhecimentos teóricos, científicos, metodológicos, práticos e éticos inerentes à profissão de serviço social através: (i) da integração dos/as estudantes em contextos de estágio, (ii) de prática supervisionada de acompanhamento aos estágios, e (iii) de sessões teórico-científicas em sala de aula. Inserida no campo da intervenção social e nos domínios de atuação do Serviço Social — como a proteção social, saúde, educação, habitação, infância e juventude, terceira idade e outros — esta UC assume particular relevância no ciclo de estudos, dado que possibilita uma aprendizagem em exercício, favorecendo a articulação entre teoria e prática. Contribui, assim, para a consolidação progressiva do perfil profissional, para o desenvolvimento da identidade do/a futuro/a assistente social e para a construção de competências técnicas e relacionais fundamentais à intervenção em contextos sociais diversos.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Enquadramento da UC: 1.1. Objetivos, funcionamento e sistema de avaliação. 1.2. Bolsa de estágios e processo de seleção. 1.3. Inserção em contextos de estágio.   2. Regulamento dos Estágios 2.1. Direitos e deveres do/a estagiário/a. 2.2. Papel do/a orientador/a institucional e pedagógico/a.   3. Papel do/a estagiário/a 3.1. Funções, limites e responsabilidades. 3.2. Posturas pessoais e profissionais.   4. Caracterização da instituição 4.1. Missão, visão, objetivos e organograma. 4.2. Natureza jurídica e enquadramento legal. 4.3. Públicos-alvo e áreas de intervenção.   5. Comunicação profissional 5.1. Escrita: emails, relatórios, registos e notas de contacto 5.2. Oral: reuniões e contactos institucionais. 5.3. Confidencialidade, sigilo e proteção de dados.   6. Relatório de Estágio I 6.1. Estrutura e normas. 6.2. Referenciação (APA, 7.ª edição).   7. Supervisão pedagógica e autorreflexão 7.1. Gestão de expectativas vs. realidade do estágio. 7.2. Autoavaliação e feedback.
  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivo Geral Promover a integração inicial dos/as estudantes em contexto institucional de prática profissional, possibilitando o conhecimento do funcionamento da instituição, da população-alvo e das funções do/a assistente social, como base para o desenvolvimento de competências profissionais e para a construção progressiva da identidade profissional.   Objetivos Específicos Integrar-se na instituição de estágio, reconhecendo normas, cultura organizacional e dinâmicas de funcionamento. Compreender a missão, objetivos, enquadramento legal e estrutura da instituição. Compreender a evolução histórica da instituição e o contexto sociogeográfico em que se insere. Compreender o serviço/resposta social onde decorre o estágio e identificar a sua população-alvo. Observar e acompanhar o/a assistente social, reconhecendo as suas funções e competências profissionais. Desenvolver competências de comunicação escrita e oral, análise crítica e autorreflexão sobre a experiência de estágio.
  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    A UC combina sessões teórico-científicas, prática supervisionada e integração em contexto institucional, promovendo a articulação entre teoria e prática. Inclui: aulas expositivas e interativas (2h/semana) para apresentação e discussão dos conteúdos, privilegiando metodologias participativas; supervisão pedagógica em pequenos grupos (2h/quinzena) como espaço de acompanhamento, análise e reflexão crítica da experiência de estágio, estimulando a autorreflexão e a construção da identidade profissional; e estágio prático em contexto institucional (7h/semana), com observação, integração e acompanhamento das funções do/a assistente social em articulação com orientadores.   A avaliação é exclusivamente contínua: 1) Avaliação do/a orientador/a – 35%; 2) Relatório e apresentação oral – 45%; 3) Participação em supervisão – 20%. A média final deve ser ≥ 9,5 valores. É obrigatória a presença em pelo menos 70% das sessões teóricas e de supervisão.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Associação dos Profissionais de Serviço Social. (2018). Código deontológico do/a assistente social. APSS. Bottomley, J., Carteney, P, & Pryjmachuk, S. (2019). Communication skills for your social work degree. Critical Publishing. Fialho, J., & Casquilho-Martins, I. (Eds.). (2025). Serviço Social – Fundamentos, Metodologia e Contextos de Intervenção (1.ª ed.). Edições Sílabo. Glassman, U. (2016). Finding your way through field work: A social work student’s guide. SAGE Publications. Parker, J. (2014). Social Work Practice. SAGE Publications. Pinto, C., & de Carvalho, M. I. (2014). Serviço Social: Teorias e Práticas. Pactor. Rogers, M., Whitaker, D., Edmondson, D., & Peach, D. (2020). Developing skills and knowledge for social work practice (2ª ed.). SAGE Publications.
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios