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Disciplina Estágio III e Projeto

  • Apresentação

    Apresentação

    Os estágios são concebidos como instância de formação experiencial, como espaços de aprendizagem do processo de intervenção social, através da relação teoria/prática, pelo que se desenvolvem num espaço socioinstitucional. Os estágios pretendem ser um momento de treino e exercício das competências profissionais adquiridas ao longo do período de formação, permitindo o contato direto com uma área de atividade relacionada com a formação obtida na licenciatura.

    Através da supervisão pedagógica e científica estimula-se a reflexividade e a análise crítica das competências e ações desenvolvidas no estágio.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A UC possui duas vertentes:

    -A prática de estágio, desenvolvida em contexto institucional, sob a orientação de um profissional, num total de 270h

    -A supervisão pedagógica e científica, em articulação com a UC de Seminário, é desenvolvida por um docente de SS em tutorias grupais e individuais onde se discute:  

    1. Contexto institucional - Discussão da dinâmica da instituição e características da população destinatária

    2. As competências comunicacionais – Reflexão acerca das competências comunicacionais desenvolvidas

    2. Problemáticas e políticas sociais - Identificação e reflexão das problemáticas e políticas sociais associadas ao estágio

    3. O treino de competências – Reflexão sobre o agir e competências técnico-operativas desenvolvidas

     

  • Objetivos

    Objetivos

    Aprofundar o conhecimento das dinâmicas institucionais e dos contextos de estágio

    Identificar e compreender as problemáticas sociais relacionadas com o contexto de estágio

    Conhecer as medidas de política social associadas à instituição e/ou serviço

    Compreender o espaço socioinstitucional do Serviço Social e identificar os procedimentos de intervenção

    Operacionalizar e treinar as competências técnico-operativas e as estratégias profissionais

    Desenvolver capacidades de comunicação

    Reconhecer e compreender a dimensão ético-deontológica da profissão

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bartlett HM (2003) Working Definition of Social Work Practice. Research on Social Work Practice 13(3), 267-270

    Carvalho, M.I (2016). Ética aplicada ao serviço social. Pactor

    Veronica C & Orme J (2018). Social Work Practice. Bloomsbury Publ

    Dwyer, S. (2007). The Emotional Impact of Social Work Practice. Journal of Social Work Practice, 21, 49-60

    Ferguson, I & Woodward, R (2009). Radical Social Work in Practice: Making a Difference. Policy press

    García, T & Peláez (2017). Trabajo social con grupos. 4ed. Alianza ed

    García, T & Romero, L (2019) Trabajo social individualizado: metodología de intervención. Alianza ed

    Healy, K(2019) The skilled communicator in social work. The art and science of communication in practice. journal of Social Work 20(2)

    Koprowska, J (2020) Communication and Interpersonal Skills in Social Work. Sage

    Mulholland, J & Healy, K (2019). Writing Skills For Social Workers. Sage

    Robertis, C de (2011). Metodología da intervenção em trabalho social. Porto Ed

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