-
Apresentação
Apresentação
Os estágios constituem uma instância fundamental de formação experiencial, configurando-se como espaços privilegiados de aprendizagem do processo de intervenção social, através da articulação entre teoria e prática. Desenvolvem-se em contextos socioinstitucionais, proporcionando um ambiente real de atuação profissional. Têm como principal objetivo o treino e o exercício das competências adquiridas ao longo da formação académica, possibilitando um contacto direto com diversas áreas do serviço social. Através da supervisão pedagógica e científica, promove-se a reflexividade e a análise crítica das competências mobilizadas e das ações desenvolvidas, contribuindo para a consolidação de uma prática profissional consciente, fundamentada e ética.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 17.5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-7274
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A Unidade Curricular estrutura-se em 2 vertentes complementares: 1. Prática de Estágio Desenvolvida em contexto institucional, sob orientação de um/a profissional da área, num total de 270 horas, permitindo a aplicação prática de conhecimentos e o desenvolvimento de competências inerentes ao exercício do SS. 2. Supervisão Pedagógica e Científica Articulada com a UC de Seminário, esta vertente é assegurada por um/a docente de SS, através de tutorias grupais e individuais, nas quais se promovem a reflexão crítica e a integração teoria-prática. As principais áreas de discussão incluem: Análise do contexto institucional Compreensão do espaço socioinstitucional do Serviço Social Problemáticas e políticas sociais Competências comunicacionais Treino de competências técnico-operativas
-
Objetivos
Objetivos
1. Aprofundar o conhecimento sobre as dinâmicas institucionais e os contextos específicos onde se insere o estágio; 2. Identificar e compreender as problemáticas sociais emergentes no contexto de atuação da instituição; 3. Conhecer as medidas de política social associadas à missão, objetivos e áreas de intervenção da instituição e/ou serviço; 4. Compreender o espaço socioinstitucional do Serviço Social, reconhecendo os procedimentos e metodologias de intervenção utilizados; 5. Operacionalizar e exercitar competências técnico-operativas, assim como estratégias profissionais adequadas à prática do Serviço Social; 6. Desenvolver capacidades de comunicação interpessoal, institucional e interprofissional; 7. Reconhecer e aprofundar a compreensão da dimensão ético-deontológica inerente ao exercício profissional do assistente social.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A Unidade Curricular privilegia metodologias inovadoras centradas na articulação entre teoria e prática, promovendo uma aprendizagem experiencial, reflexiva e colaborativa. O estágio em contexto real constitui uma estratégia pedagógica central, permitindo a imersão dos/as estudantes em dinâmicas institucionais complexas. A supervisão pedagógica e científica é organizada em tutorias individuais e grupais, onde se utilizam metodologias ativas como análise de casos, portfólios reflexivos, mapas de competências, e narrativas de experiência. Estas metodologias visam estimular a reflexão crítica sobre as práticas desenvolvidas, a autoavaliação e o desenvolvimento de competências técnico-operativas, ético-deontológicas e comunicacionais. A utilização de plataformas digitais para partilha de experiências e recursos complementa o processo, promovendo uma aprendizagem contínua, colaborativa e contextualizada.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bartlett HM (2003) Working Definition of Social Work Practice. Research on Social Work Practice 13(3), 267-270 Carvalho, M.I (2016). Ética aplicada ao serviço social. Pactor Veronica C & Orme J (2018). Social Work Practice. Bloomsbury Publ Dwyer, S. (2007). The Emotional Impact of Social Work Practice. Journal of Social Work Practice, 21, 49-60 Ferguson, I & Woodward, R (2009). Radical Social Work in Practice: Making a Difference. Policy press García, T & Peláez (2017). Trabajo social con grupos. 4ed. Alianza ed García, T & Romero, L (2019) Trabajo social individualizado: metodología de intervención. Alianza ed Healy, K(2019) The skilled communicator in social work. The art and science of communication in practice. journal of Social Work 20(2) Koprowska, J (2020) Communication and Interpersonal Skills in Social Work. Sage Mulholland, J & Healy, K (2019). Writing Skills For Social Workers. Sage Robertis, C de (2011). Metodología da intervenção em trabalho social. Porto Ed
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não