filmeu

Disciplina Estágio IV e Relatório Monográfico (Dissertação)

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Estágio IV e Relatório constitui um espaço estruturante de suporte ao processo de ensino-aprendizagem em contexto de estágio. Tem como finalidade o acompanhamento pedagógico da experiência de estágio, bem como o apoio à planificação, execução, monitorização e avaliação das atividades desenvolvidas. Paralelamente, promove-se a reflexão crítica sobre os conhecimentos, competências, atitudes e valores profissionais próprios do Serviço Social, favorecendo a consolidação de uma prática ética, fundamentada e contextualizada.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    A UC de Estágio IV e Relatório integra uma vertente prática, com 540 horas de estágio em contexto institucional, sob supervisão profissional, permitindo o aprofundamento da intervenção em Serviço Social e a consolidação de competências. Em paralelo, decorre uma vertente de acompanhamento pedagógico e científico, orientada por uma docente da área, centrada na reflexão crítica e na integração entre teoria e prática. Os conteúdos incluem: Aprofundamento de problemáticas sociais emergentes no contexto de estágio; Reorientação do plano de trabalho com base na avaliação da intervenção e investigação; Construção do conhecimento a partir da articulação entre referenciais teóricos e prática profissional; Abordagem contextualizada, reflexiva e crítica da experiência; Apoio na elaboração do relatório monográfico com rigor metodológico e fundamentação teórica; Discussão de questões éticas e deontológicas associadas à prática profissional.
  • Objetivos

    Objetivos

    1. Desenvolver a capacidade de planear e avaliar, quinzenalmente, os objetivos, atividades, métodos, técnicas e recursos mobilizados na prática de estágio; 2. Aprofundar o conhecimento de problemáticas sociais específicas, articulando os principais contributos teóricos como base para a construção dos objetos de intervenção e de investigação; 3. Operacionalizar métodos e técnicas de observação, estudo e diagnóstico social adequados ao contexto de estágio; 4. Definir estratégias de intervenção e de investigação ajustadas às necessidades dos/as utentes e às especificidades do contexto organizacional e territorial; 5. Elaborar um relatório monográfico fundamentado nas necessidades identificadas, devidamente contextualizadas no tempo e no espaço; 6. Desenvolver posturas, atitudes e valores profissionais coerentes com os princípios do Serviço Social; 7. Construir uma postura crítica e auto-reflexiva face ao desempenho e à avaliação da experiência de estágio
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A UC privilegia metodologias inovadoras centradas na aprendizagem experiencial, reflexiva e colaborativa. A vertente prática, com 540 horas de estágio em contexto institucional, constitui uma estratégia pedagógica essencial, permitindo a consolidação das competências profissionais e a intervenção em contextos reais e complexos. A supervisão pedagógica e científica é assegurada através de tutorias grupais e individuais, nas quais se utilizam metodologias ativas como análise de casos, portfólios reflexivos, narrativas de experiência, mapas de competências e debates orientados. Estas metodologias visam aprofundar a integração teoria/prática, estimular a autonomia, a autoavaliação e o pensamento crítico, bem como reforçar o compromisso ético e deontológico com a profissão. A utilização de recursos digitais complementa o processo, promovendo a partilha de experiências, a colaboração e a aprendizagem contínua.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APSS (1994). A ética no Serviço Social, princípios e valores, Código de ética adoptado pela assembleia-geral da IFSW em Colombo ¿ SRILANKA, em Julho de 1994.   MICHELOT, Guy (1975), Sur l ´utilisation des L´entretien non-directif en Sociologie, Revue Françoise de Sociologie, Vol. XVI, 229, 247.   MOURO, Helena e SIMÕES, Dulce (Coord.). (2001). 100 Anos de Serviço Social, Coimbra, Quarteto. Lisboa: ISSS Dep, Editorial pp 53 ¿ 58   NUNES, Maria Helena (2004). Serviço Social e Regulação Social. Gaia: Estratégias Criativas. pp. 23-32   ONU (1999). Direitos Humanos e Serviço Social   SOUSA, Maria Luísa de (1988). Serviço Social e Instituição, a questão da participação. S. P.: Cortez ed.    
  • Avaliação

    Avaliação

    Espaço semanal e/ou quinzenal em que o professor-supervisor e os alunos-estagiários planificam, reflectem, debatem e avaliam questões relacionadas com o estágio, através da utilização de uma metodologia interactiva e participativa.

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Relatório Final e apresentação oral

     

    40%

    Prática de Estágio

     

    40%

    Tutorias 

     

    20%

     

    Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria