-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de Estágio IV e Relatório constitui-se como um suporte ao processo de ensino/aprendizagem no contexto de estágio. Visa o acompanhamento da aprendizagem e apoio ao estudo, programação, execução e avaliação das actividades de estágio. Pretende-se, também, neste espaço, reflectir sobre conhecimentos, competências, atitudes e valores profissionais específicos do Serviço Social.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 20
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT119-7276
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos:
1 ¿ Aprofundamento de problemáticas específicas
2 ¿ Reorientação do plano de trabalho no que diz respeito à intervenção e investigação
3- Orientação e aplicação de instrumentos de pesquisa
4 ¿ Orientação para a análise e tratamento de dados
5- Construção do conhecimento em articulação teoria/ prática
6 ¿ Abordagem contextualizada e reflexiva da experiência de estágio
7 ¿ Sistematização da experiência no relatório monográfico
8 - Questões éticas e deontológicas na intervenção e na investigação em Serviço Social
-
Objetivos
Objetivos
· Capacidade de planificar e avaliar quinzenalmente os objectivos, actividades, métodos e técnicas e recursos mobilizados para a prática de estágio nesse período
· Capacidade de aprofundar problemáticas específicas e principais contributos teóricos como elementos essenciais para a construção dos objectos de intervenção e de investigação
· Capacidade de operacionalizar métodos e técnicas de observação, de estudo e de diagnóstico
· Capacidade de definir estratégias de intervenção e de investigação que respondam às necessidades dos utentes/população num contexto organizacional e territorial concreto
· Capacidade de elaborar um relatório monográfico devidamente fundamentado nas necessidades dos utentes, contextualizadas no tempo e no espaço
· Capacidade de aquisição de posturas, valores e atitudes profissionais.
. Capacidade de desenvolver uma postura crítica e auto-crítica no desempenho e na avaliação da experiência de estágio.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Praticas simuladas
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
APSS (1994). A ética no Serviço Social, princípios e valores, Código de ética adoptado pela assembleia-geral da IFSW em Colombo ¿ SRILANKA, em Julho de 1994.
MICHELOT, Guy (1975), Sur l ´utilisation des L´entretien non-directif en Sociologie, Revue Françoise de Sociologie, Vol. XVI, 229, 247.
MOURO, Helena e SIMÕES, Dulce (Coord.). (2001). 100 Anos de Serviço Social, Coimbra, Quarteto. Lisboa: ISSS Dep, Editorial pp 53 ¿ 58
NUNES, Maria Helena (2004). Serviço Social e Regulação Social. Gaia: Estratégias Criativas. pp. 23-32
ONU (1999). Direitos Humanos e Serviço Social
SOUSA, Maria Luísa de (1988). Serviço Social e Instituição, a questão da participação. S. P.: Cortez ed.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não