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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Estágio IV e Relatório constitui um espaço estruturante de suporte ao processo de ensino-aprendizagem em contexto de estágio. Tem como finalidade o acompanhamento pedagógico da experiência de estágio, bem como o apoio à planificação, execução, monitorização e avaliação das atividades desenvolvidas. Paralelamente, promove-se a reflexão crítica sobre os conhecimentos, competências, atitudes e valores profissionais próprios do Serviço Social, favorecendo a consolidação de uma prática ética, fundamentada e contextualizada.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 20
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
3 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT119-7276
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Sim
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
A UC de Estágio IV e Relatório integra uma vertente prática, com 540 horas de estágio em contexto institucional, sob supervisão profissional, permitindo o aprofundamento da intervenção em Serviço Social e a consolidação de competências. Em paralelo, decorre uma vertente de acompanhamento pedagógico e científico, orientada por uma docente da área, centrada na reflexão crítica e na integração entre teoria e prática. Os conteúdos incluem: Aprofundamento de problemáticas sociais emergentes no contexto de estágio; Reorientação do plano de trabalho com base na avaliação da intervenção e investigação; Construção do conhecimento a partir da articulação entre referenciais teóricos e prática profissional; Abordagem contextualizada, reflexiva e crítica da experiência; Apoio na elaboração do relatório monográfico com rigor metodológico e fundamentação teórica; Discussão de questões éticas e deontológicas associadas à prática profissional.
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Objetivos
Objetivos
1. Desenvolver a capacidade de planear e avaliar, quinzenalmente, os objetivos, atividades, métodos, técnicas e recursos mobilizados na prática de estágio; 2. Aprofundar o conhecimento de problemáticas sociais específicas, articulando os principais contributos teóricos como base para a construção dos objetos de intervenção e de investigação; 3. Operacionalizar métodos e técnicas de observação, estudo e diagnóstico social adequados ao contexto de estágio; 4. Definir estratégias de intervenção e de investigação ajustadas às necessidades dos/as utentes e às especificidades do contexto organizacional e territorial; 5. Elaborar um relatório monográfico fundamentado nas necessidades identificadas, devidamente contextualizadas no tempo e no espaço; 6. Desenvolver posturas, atitudes e valores profissionais coerentes com os princípios do Serviço Social; 7. Construir uma postura crítica e auto-reflexiva face ao desempenho e à avaliação da experiência de estágio
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A UC privilegia metodologias inovadoras centradas na aprendizagem experiencial, reflexiva e colaborativa. A vertente prática, com 540 horas de estágio em contexto institucional, constitui uma estratégia pedagógica essencial, permitindo a consolidação das competências profissionais e a intervenção em contextos reais e complexos. A supervisão pedagógica e científica é assegurada através de tutorias grupais e individuais, nas quais se utilizam metodologias ativas como análise de casos, portfólios reflexivos, narrativas de experiência, mapas de competências e debates orientados. Estas metodologias visam aprofundar a integração teoria/prática, estimular a autonomia, a autoavaliação e o pensamento crítico, bem como reforçar o compromisso ético e deontológico com a profissão. A utilização de recursos digitais complementa o processo, promovendo a partilha de experiências, a colaboração e a aprendizagem contínua.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
APSS (1994). A ética no Serviço Social, princípios e valores, Código de ética adoptado pela assembleia-geral da IFSW em Colombo ¿ SRILANKA, em Julho de 1994. MICHELOT, Guy (1975), Sur l ´utilisation des L´entretien non-directif en Sociologie, Revue Françoise de Sociologie, Vol. XVI, 229, 247. MOURO, Helena e SIMÕES, Dulce (Coord.). (2001). 100 Anos de Serviço Social, Coimbra, Quarteto. Lisboa: ISSS Dep, Editorial pp 53 ¿ 58 NUNES, Maria Helena (2004). Serviço Social e Regulação Social. Gaia: Estratégias Criativas. pp. 23-32 ONU (1999). Direitos Humanos e Serviço Social SOUSA, Maria Luísa de (1988). Serviço Social e Instituição, a questão da participação. S. P.: Cortez ed.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não