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Disciplina Estágio IV e Relatório Monográfico (Dissertação)

  • Apresentação

    Apresentação

    A unidade curricular de Estágio IV e Relatório constitui-se como um suporte ao processo de ensino/aprendizagem no contexto de estágio. Visa o acompanhamento da aprendizagem e apoio ao estudo, programação, execução e avaliação das actividades de estágio. Pretende-se, também, neste espaço, reflectir sobre conhecimentos, competências, atitudes e valores profissionais específicos do Serviço Social.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos:

    1 ¿ Aprofundamento de problemáticas específicas

    2 ¿ Reorientação do plano de trabalho no que diz respeito à intervenção e investigação

    3- Orientação e aplicação de instrumentos de pesquisa

    4 ¿ Orientação para a análise e tratamento de dados

    5- Construção do conhecimento em articulação teoria/ prática

    6 ¿ Abordagem contextualizada e reflexiva da experiência de estágio

    7 ¿ Sistematização da experiência no relatório monográfico

    8 - Questões éticas e deontológicas na intervenção e na investigação em Serviço Social

  • Objetivos

    Objetivos

    ·          Capacidade de planificar e avaliar quinzenalmente os objectivos, actividades, métodos e técnicas e recursos mobilizados para a prática de estágio nesse período

    ·          Capacidade de aprofundar problemáticas específicas e principais contributos teóricos como elementos essenciais para a construção dos objectos de intervenção e de investigação

    ·          Capacidade de operacionalizar métodos e técnicas de observação, de estudo e de diagnóstico

    ·          Capacidade de definir estratégias de intervenção e de investigação que respondam às necessidades dos utentes/população num contexto organizacional e territorial concreto

    ·          Capacidade de elaborar um relatório monográfico devidamente fundamentado nas necessidades dos utentes, contextualizadas no tempo e no espaço

    ·          Capacidade de aquisição de posturas, valores e atitudes profissionais.

    .          Capacidade de desenvolver uma postura crítica e auto-crítica no desempenho e na avaliação da experiência de estágio.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    APSS (1994). A ética no Serviço Social, princípios e valores, Código de ética adoptado pela assembleia-geral da IFSW em Colombo ¿ SRILANKA, em Julho de 1994.

     

    MICHELOT, Guy (1975), Sur l ´utilisation des L´entretien non-directif en Sociologie, Revue Françoise de Sociologie, Vol. XVI, 229, 247.

     

    MOURO, Helena e SIMÕES, Dulce (Coord.). (2001). 100 Anos de Serviço Social, Coimbra, Quarteto. Lisboa: ISSS Dep, Editorial pp 53 ¿ 58

     

    NUNES, Maria Helena (2004). Serviço Social e Regulação Social. Gaia: Estratégias Criativas. pp. 23-32

     

    ONU (1999). Direitos Humanos e Serviço Social

     

    SOUSA, Maria Luísa de (1988). Serviço Social e Instituição, a questão da participação. S. P.: Cortez ed.

     

     

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