filmeu

Disciplina Introdução à Economia

  • Apresentação

    Apresentação

    A existência da UC Introdução à Economia no 1º Ciclo de Serviço Social, tornar-se-á uma peça importante, na medida em que pode ajudar os alunos a entenderem como funciona a Economia, os modelos económicos e a sua afetação para a vida das pessoas, ou seja, quais as consequências sociais. Estes elementos são importantes quando se está perante fenómenos como a pobreza, as migrações e outros acontecimentos de natureza social e que conduzem à exclusão social. É na Economia, ou na forma como esta é conduzida, que estáuma boa parte das responsabilidades na existência dessa mesma exclusão social, tão relevante para o Serviço Social.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    O que é a Economia?Definições. A Economia no contexto das Ciências Sociais. A interdisciplinariedade. Conceção organicista e mecanicista da Economia. A Economia enquanto Ciência do bem-estar material e social. A Economia como ciência do aproveitamento das condições materiais. A Economia e as questões metedológicas. O nascimento do capitalismo na Europa, o aparecimento do LIberalismo e o advento da Economia Política. As teorizações de A.Smith, J.Keynes, A. Sen, J.Stiglitz. Conceitos económicos fundamentais. Micro e Macroeconomia. Necessidades económicas. A noção de bens económicos. Valor económico, os valores de uso e de troca. Economia Política e Sociedade: exigência de uma economia sustentável; Estado Social, Economia Social e Solidária. As "novas" pobrezas. A dimensão económica dos Direitos Humanos. Os PRR, o imposto verde. Os conflitos na Europa e no Mundo e a influência na Economia. BCE, as taxas de juro e as respostas sociais. Desafios para o século XXI.
  • Objetivos

    Objetivos

    Com a UC de Introdução à Economia, pretende-se que os alunos conheçam a evolução da Economia ao longo dos séculos e consigam entender a afetação que os diferentes modelos económicos têm na vida das populações e quais as consequências, em especial sociais, das opções políticas tomadas a este propósito.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A avaliação pressupõe a realização de 2 testes escritos de avaliação de conhecimentos obrigatórios e presença e participação em aula. 1º Teste 45% + 2º Teste 45% + Presença e Participação em aula 10%
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Fernandes, A.; Pereira, E.; Bento, J.P., et al. (2019). Introdução à Economia, 2ª edição. Lisboa: Edições Sílabo. Garrido, A. (2016). Uma Histórias da Economia Social. Lisboa: Edições Tinta da China. Laville, J-L (2018).A economia Social e Solidária: práticas, teorias e debates. Coimbra: CES/Edições Almedina, SA. Sachs, J.D. (2017). A era do desenvolvimento sustentável. Lisboa:ConjunturaActualEditora. Silva, N.C. (2018). Elementos de Economia e de Economia Política para estudantes de Ciências Sociais. Manuais Universitários nº2. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Sousa, L.P. (2021). Economia Política. Manuais Universitários. Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. Vallier, J. (2016). Breve História do Pensamento Económico. De Aristóteles aos nossos dias. Weber, M. (2022). Economia e sociedade, Lisboa: Edições 70.
  • Avaliação

    Avaliação

     

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    1º Teste Escrito de Avaliação

    *

     

    45%

    2º Teste Escrito de Avaliação

    *

    45%

    Presença e Participação em Aula  

    10%

    * Nota: as datas dos testes serão marcadas com os alunos no primeiro dia de aulas.

     

     

     

     

     

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios