filmeu

Disciplina Projeto de Investigação em Serviço Social

  • Apresentação

    Apresentação

    A UC Projeto de investigação em Serviço Social é uma unidade de interesse central na preparação dos/as estudantes para a investigação em ciências sociais considerando a realidade social o campo de trabalho dos assistentes sociais e a importância da dimensão investigativa para o processo de formação e para o exercício profissional. Assim esta UC pretende realizar trabalhos práticos no âmbito das metodologias de investigação, nomeadamente a construção de instrumentos de recolha de dados e sua aplicação, em estreita ligação com a UC de Seminário de Estágio I (elementos teóricos e metodológicos na definição do tema e do problema de investigação).
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Investigação em Serviço Social 1.1. A investigação como uma atividade comprometida com o conhecimento, com a ética e com os valores da profissão. 1.2. A investigação em Serviço Social em Portugal: temas e propostas metodológicas 1.3. A escrita científica 2. Operacionalização da investigação em Serviço Social 2.1. Paradigmas e Metodologias de Investigação 2.2. Técnicas e instrumentos de recolha de dados 2.3. Questões éticas da investigação em Serviço Social
  • Objetivos

    Objetivos

    O1: Introduzir os/as estudantes na atividade de investigação, desenvolvendo uma atitude investigativa inerente à atividade científica. O2: Entender a investigação em Serviço Social como atividade privilegiada no conhecimento da realidade social e dos problemas que se apresentam na ação dos/as profissionais. O3: Facultar a apreensão e domínio do processo metodológico de investigação, que permita estruturar um projeto de investigação, habilitando os/as estudantes com os elementos teóricos e metodológicos; O4: Aprofundar a temática definindo os suportes teóricos e procedimentos operativos inerentes a cada um dos projetos em desenvolvimento.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A metodologia de ensino concretiza-se por um sistema ativo de aprendizagem, aprender fazendo, tendo sustentação no conhecimento anteriormente adquirido pelo/a s estudantes e na vivência de estágio dos/as mesmos/as. Sendo essencial a dimensão operativa, esta concretiza-se com recurso a exercícios coletivos e à orientação teórica e metodológica dos projetos individuais, os quais versarão temáticas sociais com pertinência social e com relação com o exercício profissional do serviço social.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Branco, Francisco (2008). A investigação em Serviço Social em Portugal: trajectórias e perspectivas in Locus Social, 1,48-63. - Coutinho, C. (2014). Metodologia de Investigação em Ciências Sociais e Humanas: teoria e prática, 3ª Ed. Coimbra: Almedina. - Monteiro, D., & Branco, F. (2021). O ensino da metodologia de investigação na formação inicial em Serviço Social: Entre a transversalidade exigida e a predominância da metodologia qualitativa. New Trends in Qualitative Research, 7, 95-106. - Rodrigues, F., & Branco, F. (2009). A investigação em Serviço Social em Portugal: uma aproximação a partir da formação pós-graduada. Locus Soci@ l, (2), 103-114.  
  • Avaliação

    Avaliação

    As datas apresentadas poderão estar sujeitas a ajustes em conformidade com o calendário académico e outros momentos de avaliação.

    Modalidade 1 (presenças obrigatórias)

    Instrumento de avaliação

    Ponderação

    Data prevista

    Seminário de Investigação em Serviço Social

    30%

    a definir

    Definição da investigação - enquadramento, pertinência e metodologia

    15%

    a definir

    Projeto de Investigação + apresentação oral

    55% (40+15)

    a definir

    Os/as estudantes que optarem pela modalidade 1 (organização do seminário + projeto de investigação) ficam sujeitos/as a presença obrigatória nas aulas, sendo admitido um máximo de 30% de faltas não justificadas. A ultrapassagem deste limite implica a não validação do componente de trabalho e, consequentemente, a anulação do regime de avaliação na Modalidade 1.

    Modalidade 2 (presenças facultativas)

    Instrumento de avaliação

    Ponderação

    Data prevista

    Frequência (20v)*

    50%

    a definir

    Frequência (20v)

    50%

    a definir

    *Nota mínima: 8 valores

    Esta UC segue os critérios estabelecidos no Regulamento de Avaliação em vigor. A ausência injustificada a provas ou a não entrega do trabalho nos prazos estabelecidos resulta na inexistência de avaliação nesse momento, sem possibilidade de repetição, salvo nos casos expressamente previstos no regulamento.
    Os/as estudantes com estatuto especial (incluindo trabalhadores-estudantes, dirigentes associativos, atletas de alta competição, atletas em representação da instituição no desporto universitário, atletas federados nos termos legais aplicáveis, membros das forças de segurança, militares, estudantes com necessidades educativas especiais e outros previstos na legislação em vigor) poderão optar por qualquer uma das modalidades de avaliação disponíveis. No caso de optarem pela modalidade 1 (organização do seminário + projeto de investigação), a obrigatoriedade da participação na organização e dinamização do Seminário, assim como a apresentação oral mantêm-se, pelo que o/a estudante deverá submeter o trabalho no Moodle dentro do prazo estipulado, informar a docente da sua intenção e apresentar proposta de data alternativa para a apresentação oral do projeto de investigação em caso de impossibilidade justificada de presença nos dias agendados. 
    Os trabalhos académicos devem ser realizados com base nas "Normas para a Elaboração e Apresentação de Teses, Dissertações e Outros Trabalhos Académicos" da Universidade Lusófona (Despacho Reitoral nº 67/2023).

    O plágio viola, além de direitos de autor, o respeito pelo outro, a honestidade e, portanto, os valores que devem pautar o caráter que qualquer pessoa deve honrar. O Serviço Social é fundado num conjunto de valores que devem ser trabalhados ao longo da carreira profissional e da própria formação académica. Todo o trabalho em que seja detetada manifestamente a existência de plágio será passível de ser anulado. Esta nota aplica-se também à realização de teste de avaliação/frequência/exame, neste caso, não são tolerados quaisquer auxiliares de memória (quando verificado, implica a anulação da prova). Em caso de suspeita de fraude académica no momento da correção da prova / instrumento de avaliação, os alunos podem ser chamados a um novo momento de avaliação, oral ou escrito.

    O não cumprimento destas normas será considerado violação dos regulamentos académicos em vigor.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria