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Apresentação
Apresentação
Os eventos constituem uma forma bastante eficaz de potencializar uma marca, seja de uma empresa ou de um destino turístico. Nas últimas décadas, os eventos e as ações de animação promovidas nos destinos turísticos tornaram-se instrumentos poderosos que podem consolidar a marca do destino na mente dos consumidores, que no caso da atividade turística, assumem o papel de visitantes.
Uma boa organização dos eventos, assim como uma gestão eficiente de todas as fases e recursos que o envolvem é, pois, fundamental para o sucesso do mesmo.
A unidade curricular de Planeamento e Organização de Eventos tem como objetivo dotar os estudantes de conhecimentos e competências fundamentais para a planificação e organização de eventos, com especial ênfase no contexto do turismo.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT225-6317
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Identificar a importância dos eventos para a atividade turística
- A captação e a criação de eventos como fator de posicionamento e de competitividade dos destinos turísticos
- O reflexo dos eventos no território e nas comunidades de acolhimento
- Planear as etapas que constituem o evento (event design), desde a negociação à realização
- Gerir eficientemente as equipas e recursos necessários para a realização de cada evento
- Definir as ferramentas de comunicação e marketing, de acordo com as caraterísticas do evento
- Adaptar as regras de etiqueta e protocolo às especificidades de cada evento
- Planear estratégias de animação turística adaptadas às caraterísticas do evento
- Planear a viabilização financeira do evento
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Objetivos
Objetivos
Ao longo desta unidade curricular, os estudantes deverão desenvolver os seguintes objetivos de aprendizagem:
Conhecimentos:
Identificar os diferentes tipos de eventos, com base nos seus elementos diferenciadores;
Conhecer as diferentes fases da organização de um evento;
Compreender a relevância dos eventos para o turismo;
Avaliar o impacto dos eventos nas comunidades, nas cidades, nas regiões e nos países de acolhimento.
Aptidões:
Desenvolver competências de gestão de eventos e de públicos;
Aplicar princípios e técnicas de protocolo empresarial;
Planear e organizar um evento turístico com base nos conhecimentos e técnicas adquiridas.
Competências:
Capacidade de identificar e analisar as necessidades dos clientes;
Capacidade de planificar e organizar eventos de forma eficaz e eficiente;
Capacidade de comunicar e interagir eficazmente com diferentes públicos;
Capacidade de trabalhar em equipa de forma colaborativa e eficaz.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Durante o decorrer das aulas, os alunos terão a possibilidade de contactar com o mundo real, através da participação em Seminários com especialistas que desempenham funções em empresas ligadas aos Eventos, quer internacionais quer nacionais, por forma a serem desenvolvidas capacidades criativas e a capacidade de resolver problemas progressivamente mais complexos. Deste modo, serão realizados vários seminários temáticos e visitas de estudo. Será também aplicada a metodologia da Sala de Aula Invertida através de trabalhos em grupo para resolver problemas, estudos de casos e aprendizagem entre pares.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Keiper, M. C. (2023). ChatGPT in practice: Increasing event planning efficiency through artificial intelligence. Journal of Hospitality, Leisure, Sport & Tourism Education, 33, 100454.
Toohey, K., & Taylor, T. (2023). Mega events, fear, and risk: Terrorism at the Olympic Games. In The Olympics (pp. 329-343). Routledge
Wardle, K. M., Panchapakesn, U., & Link, C. (2023). Future-proofing Events Management Students Through Experiential Learning. Tourism Cases.
Xu, Y. H., & Tan, X. S. (2023). Event risk management. Cases For Event Management and Event Tourism, 17.
Zanella, L. (2012). Manual de Organização de Eventos (5ª Edição), Atlas.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não