-
Apresentação
Apresentação
Apetrechamento do Estudante para o fenómeno da Geometria como saber auxiliar da concepção arquitectónica e do entendimento do espaço.Área de preenchimento obrigatório.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT36-12616
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos Classificação e taxonomia de figuras geométricas; Conceitos geométricos fundamentais; Preceitos da Geometria no Espaço; Propedêutica aos traçados reguladores. Problemas métricos; Sólidos; Tipos de Projecção; Projecções Cotadas; Múltipla projecção ortogonal ¿ método americano e método europeu; Representação Diédrica simplificada; Secções avançadas com vista à produção de traçado de arquitectura.
-
Objetivos
Objetivos
Domínio dos conceitos e figuras geométricas fundamentais conducentes à concepção e representação em arquitectura. Dominar os conceitos geométricos fundamentais; Situar-se na problemática da geometria do espaço; Distinguir planimetria e altimetria utilizando o sistema das projecções cotadas. Determinar declives e intersecções de pendentes. Determinar verdadeiras grandezas de distâncias e de ângulos. Elaborar estudos dimensionais de poliedros; Representar sólidos em sistema diédrico de projecção. Determinar secções complexas em sólidos.Área de preenchimento obrigatório.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Articulação de particiações cruzadas no âmbito da transferência do papéis Professor-Aluno, Aluno- Professor.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
AGUILAR, Leonildo Teixeira de (1997), Alguns conceitos geométricos ; Lisboa: SPA CUNHA, Luís Veiga da (1997), Desenho Técnico ; Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian [AQ/ 88 BC]; IZQUIERDO Asensi, Fernando (1993), Geometríadescriptiva ; Madrid : Paraninfo [ISBN: 84-604- 7480-1]; IZQUIERDO Asensi, Fernando (2002), Geometríadescriptiva superior e aplicada ; Madrid: Ed. Autor [MT/ 277- BC] Nota: Todas as cotas são da Biblioteca Victor de Sá da ULHT.
-
Avaliação
Avaliação
Descrição dos instrumentos de avaliação (individuais e de grupo) ¿ testes, trabalhos práticos, relatórios, projetos... respetivas datas de entrega/apresentação... e ponderação na nota final.
Exemplo:
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste de avaliação [formato a divulgar]
Dez-2025
50%
Portfolio de Aula [formato & apresentação a divulgar]
Jan-2026
20%
Trabalho do Semestre [enunciado a divulgar]
Nov-2025
20%
Participação e assiduidade semestre 10% O aproveitamento em Final de Frequência [Avaliação Contínua] só ocorre com o cumprimento de todos os momentos de Avaliação e de um nível de presenças não inferior a 75% das aulas leccionadas.
O acesso a Exame de Recurso está dependente da prestação de no mínimo 50% dos elementos de Avaliação Contínua.
Todos os casos restantes regem-se pelo Regulamento Geral de Avaliação e pelo Regulamento Geral de Avaliação de Conhecimentos.Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e outros; indicações para a realização de trabalho, etc.
Adicionalmente poderão ser incluídas informações gerais, como por exemplo, referência ao tipo de acompanhamento a prestar ao estudante na realização dos trabalhos; referências bibliográficas e websites úteis; indicações para a redação de trabalho escrito...
-
Mobilidade
Mobilidade
Não





