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Disciplina Desenho Arquitetónico III

  • Apresentação

    Apresentação

    Pela sua dimensão referencial, propriedade na representação, carácter prospectivo e pela sua função cognitiva e imaginativa, o Desenho estrutura percepções de mundo.

    A cadeira de Desenho Arquitectónico III apresenta-se como uma disciplina seminal nos modos de perceber e conceber arquitetura, funcionando como laboratório de exercícios, metodologias e ideias que suportam a prática da arquitectura.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Fundamentos do Desenho Arquitectónico: Expressão

    1. O gesto: instrumentos e ferramentas enquanto prolongamento do corpo

    2. Como traçar uma linha ? linha pura, traço, ponto e espessuras.

    3. Mole ( soft ) e duro ( hard ): a inquietante expressividade das formas

    4. Mancha, trama e sfumato na expressão da opacidade e transparência.

    Fundamentos do Desenho Arquitectónico: Representação

    1. Figura e fundo: tensão e energia na formação da forma

    2. Luz e sombra: representação das materialidades do visível.

    3. Perspetiva: estruturação da realidade e da aparência.

    4. Escala, forma, proporção, composição: a ciência do Desenho.

    Fundamentos do Desenho Arquitectónico: Imaginação

    1. As materialidades da arquitetura

    2. O possível como categoria estética: utopias e distopias

    3. Desenhando com ferramentas digitais.

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver competências e domínio das ferramentas gráficas; Dominar as linguagens do desenho, na sua capacidade de representar a espacialidade e revelar materialidades; Estimular expressividade individual; Trabalhar a percepção espacial pelo desenho da forma; Concretizar registos rápidos de representação; Promover o desenho de imaginação e a modelação de novas estruturas, padrões e texturas arquitectónicas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias inovadoras previstas são relativas à articulação entre os conhecimentos teóricos veiculados em sala de aula (com recurso A projecção de slide's show e filmes) e sua articulação com o trabalho prático solicitado aos alunos, que poderá ser desenvolvido pelo desenho, no sentido mais tradicional, mas também através de outro tipo de representações, designadamente a fotografia, o filme ou mesmo a maqueta.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Arnheim, R. ([1977]1988) A Dinâmica da Forma Arquitectónica . Lisboa: Presença. (AQ/931-BC)
    • Massironi, M. ([1982] 2010). Ver pelo Desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos . Lisboa: Edições 70. (Cota: CO/973-BC)
    • Nancy, J.L. ([2009] 2013) The Pleasure in Drawing . Fordham University Press.

    (Nota: Cotas da Biblioteca Victor de Sá).

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