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Apresentação
Apresentação
Pela sua dimensão referencial, propriedade na representação, carácter prospectivo e pela sua função cognitiva e imaginativa, o Desenho estrutura percepções de mundo.
A cadeira de Desenho Arquitectónico III apresenta-se como uma disciplina seminal nos modos de perceber e conceber arquitetura, funcionando como laboratório de exercícios, metodologias e ideias que suportam a prática da arquitectura.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Licenciado; Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
2 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT36-14616
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Fundamentos do Desenho Arquitectónico: Expressão
1. O gesto: instrumentos e ferramentas enquanto prolongamento do corpo
2. Como traçar uma linha ? linha pura, traço, ponto e espessuras.
3. Mole ( soft ) e duro ( hard ): a inquietante expressividade das formas
4. Mancha, trama e sfumato na expressão da opacidade e transparência.
Fundamentos do Desenho Arquitectónico: Representação
1. Figura e fundo: tensão e energia na formação da forma
2. Luz e sombra: representação das materialidades do visível.
3. Perspetiva: estruturação da realidade e da aparência.
4. Escala, forma, proporção, composição: a ciência do Desenho.
Fundamentos do Desenho Arquitectónico: Imaginação
1. As materialidades da arquitetura
2. O possível como categoria estética: utopias e distopias
3. Desenhando com ferramentas digitais.
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Objetivos
Objetivos
Desenvolver competências e domínio das ferramentas gráficas; Dominar as linguagens do desenho, na sua capacidade de representar a espacialidade e revelar materialidades; Estimular expressividade individual; Trabalhar a percepção espacial pelo desenho da forma; Concretizar registos rápidos de representação; Promover o desenho de imaginação e a modelação de novas estruturas, padrões e texturas arquitectónicas.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias inovadoras previstas são relativas à articulação entre os conhecimentos teóricos veiculados em sala de aula (com recurso A projecção de slide's show e filmes) e sua articulação com o trabalho prático solicitado aos alunos, que poderá ser desenvolvido pelo desenho, no sentido mais tradicional, mas também através de outro tipo de representações, designadamente a fotografia, o filme ou mesmo a maqueta.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Arnheim, R. ([1977]1988) A Dinâmica da Forma Arquitectónica . Lisboa: Presença. (AQ/931-BC)
- Massironi, M. ([1982] 2010). Ver pelo Desenho: aspectos técnicos, cognitivos, comunicativos . Lisboa: Edições 70. (Cota: CO/973-BC)
- Nancy, J.L. ([2009] 2013) The Pleasure in Drawing . Fordham University Press.
(Nota: Cotas da Biblioteca Victor de Sá).
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não