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Apresentação
Apresentação
- Obter uma perspetiva informada sobre a evolução dos media, nomeadamente do cinema e da emergência de espaços imersivos nos novos espaços de exibição (cinema expandido e animação)
- Compreender os modelos alternativos emergentes de difusão de formatos audiovisuais, nomeadamente de animação
- Reconhecer as características das principais plataformas audiovisuais digitais
- Aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de uma obra que se distinga nas artes da animação através da sua exibição em espaços alternativos.
A UC introduz a animação expandida para além das apresentações convencionais no ecrã, e centra-se na utilização do "espaço" como método de investigação de conceitos para a produção de animação. Através de contextos espaciais, abre a experiência dos alunos a histórias não lineares, narrativas e abstractas, e aponta para formas alternativas de contar histórias e experimentar a animação no contexto da Animação de Autor.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT2165-15907
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Descrição dos conteúdos
- Remediac¿a¿o em novos meios de comunicac¿a¿o
- - Hibridizac¿a¿o do analo¿gico e digital na produc¿a¿o de arte
- - Espac¿os imersivos e reino sensorial
- - Projecc¿o¿es e sombras na Animac¿a¿o
- Vitrinas /exemplos de Filmes e Animação expandida
- Mapeamento de vi¿deo / V-Jaying
- Instalac¿o¿es interactivas
- Realidade Mista (Aumentada e Virtual)
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Pra¿tica de Desenho
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- O desenho sensorial como investigação ambiental
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- Investigações espaciais: Desenho Expandido e Desenho Projetado
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Exploração da produção da instalação.
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-Abordagens teóricas e práticas de animação documental expandida
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- Experiências com técnicas e tecnologias de produção de instalação
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- Apresentação final da instalação de animação do espaço híbrido para avaliação e redação do relatório de instalação
- Remediac¿a¿o em novos meios de comunicac¿a¿o
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Objetivos
Objetivos
- Explorac¿a¿o da nossa relac¿a¿o fi¿sica e conceptual com o plano da imagem/estrutura do ecra¿, passando de uma superfi¿cie 2D para uma instalac¿a¿o conceptual com abordagens de animação e desenho - desenvolvendo material a ser incorporado nas tecnologias.
- Aprender a utilizar me¿todos de narrativas na¿o lineares para pesquisar e questionar os conceitos dos alunos, tal como desenvolvidos na Animac¿a¿o Documental- Associar o contexto deste programa a¿ produc¿a¿o material dos principais temas semestrais explorados no tema " Animação de Autor ".
- Promover o desenvolvimento de abordagens teo¿rico-pra¿ticas aos novos media que questionam ou autonomizam fora do espac¿o tradicional de projecc¿a¿o, procurando refere¿ncias a outras a¿reas arti¿sticas, tais como artes pla¿sticas, design, instalac¿a¿o, vi¿deo-arte, cinema abstracto, vi¿deo-cartografia ou v-jaying.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Métodos explicativos e experimentais, trabalho orientado/tutoria, centrado em temas desenvolvidos em Animação de Autor, com atenção aos novos media e às artes.
Avaliação - através de meios visuais e documentação escrita dos processos individuais de pesquisa e leitura de textos definidos, os alunos produzem dois resultados:
1. 40 por cento de trabalho escrito:
introdução à escrita de artigos com textos de apoio e críticas de artistas
Documento final escrito sobre o estado da arte dos Espaços Híbridos/Animação e documentação das abordagens e resultados das instalações exploradas ao longo do semestre.
2. 60% Trabalho prático:
experimentação de técnicas de desenho e animação e tecnologias de apresentação
Final do semestre Apresentação de abordagens e resultados de instalações que integram tecnologias espaciais híbridas com elementos de animação a partir de temas seleccionados pelos alunosA inovação é inerente ao facto de a Animação Expandida para Espaços Híbridos ser um tópico emergente
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
AA:VV. (2018). Experimental and Expanded Animation New Perspectives and Practices in Vicky Smith & Nicky Hamlyn (org.). New York: Palgrave Macmillan.
BUCHAN, S. (2013). Pervasive Animation Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203152577
BECKMAN, K. (org.) (2014) Animating Film Theory. Durham: Duke University Press.
DOUGLAS, S. EAMON, C. (2009), Art of Projection. Ostfildern, HatjeCantz.
HONESS ROE, A. (2013) Animated Documentary New York: Palgrave Macmillan.
JONES, L, (2020) Losing Eden: Why Our Minds Need the Wild. Penguin Books Limited
KWON, MIWON (2004) One Place after Another: Site-Specific Art and Locational Identity. The MIT Press
MILES, MALCOLM. HALL, TIM (2014) Interventions : Advances in Art and Urban Futures Volume 4 University of Chicago Press; Digital original edition (11 April 2014)
PIH, DARREN (2022) Radical Landscapes : Art, Identity and Activism . Tate Publishing; 1st edition
GRAU, O (2003) Virtual Art: From Illusion to Immersion. MIT Press
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não