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Disciplina Espaços Híbridos

  • Apresentação

    Apresentação

    - Obter uma perspetiva informada sobre a evolução dos media, nomeadamente do cinema e da emergência de espaços imersivos nos novos espaços de exibição (cinema expandido e animação)
    - Compreender os modelos alternativos emergentes de difusão de formatos audiovisuais, nomeadamente de animação 
    - Reconhecer as características das principais plataformas audiovisuais digitais
    - Aplicar os conhecimentos adquiridos na produção de uma obra que se distinga nas artes da animação através da sua exibição em espaços alternativos. 
    A UC introduz a animação expandida para além das apresentações convencionais no ecrã, e centra-se na utilização do "espaço" como método de investigação de conceitos para a produção de animação. Através de contextos espaciais, abre a experiência dos alunos a histórias não lineares, narrativas e abstractas, e aponta para formas alternativas de contar histórias e experimentar a animação no contexto da Animação de Autor.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos

    1. Remediac¿a¿o em novos meios de comunicac¿a¿o
      1. - Hibridizac¿a¿o do analo¿gico e digital na produc¿a¿o de arte
      2. - Espac¿os imersivos e reino sensorial
      3. - Projecc¿o¿es e sombras na Animac¿a¿o
    2. Vitrinas /exemplos de Filmes e Animação expandida
      1. Mapeamento de vi¿deo / V-Jaying
      2. Instalac¿o¿es interactivas
      3. Realidade Mista (Aumentada e Virtual)
    3. Pra¿tica de Desenho

      1. - O desenho sensorial como investigação ambiental

      2. - Investigações espaciais: Desenho Expandido e Desenho Projetado

    4. Exploração da produção da instalação.

      1. -Abordagens teóricas e práticas de animação documental expandida

      2. - Experiências com técnicas e tecnologias de produção de instalação

    5. Apresentação final da instalação de animação do espaço híbrido para avaliação e redação do relatório de instalação 
  • Objetivos

    Objetivos

    - Explorac¿a¿o da nossa relac¿a¿o fi¿sica e conceptual com o plano da imagem/estrutura do ecra¿, passando de uma superfi¿cie 2D para uma instalac¿a¿o conceptual com abordagens de animação e desenho - desenvolvendo material a ser incorporado nas tecnologias.
    - Aprender a utilizar me¿todos de narrativas na¿o lineares para pesquisar e questionar os conceitos dos alunos, tal como desenvolvidos na Animac¿a¿o Documental

    - Associar o contexto deste programa a¿ produc¿a¿o material dos principais temas semestrais explorados no tema " Animação de Autor ".
    - Promover o desenvolvimento de abordagens teo¿rico-pra¿ticas aos novos media que questionam ou autonomizam fora do espac¿o tradicional de projecc¿a¿o, procurando refere¿ncias a outras a¿reas arti¿sticas, tais como artes pla¿sticas, design, instalac¿a¿o, vi¿deo-arte, cinema abstracto, vi¿deo-cartografia ou v-jaying.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Métodos explicativos e experimentais, trabalho orientado/tutoria, centrado em temas desenvolvidos em Animação de Autor, com atenção aos novos media e às artes.
    Avaliação - através de meios visuais e documentação escrita dos processos individuais de pesquisa e leitura de textos definidos, os alunos produzem dois resultados: 
    1. 40 por cento de trabalho escrito:
    introdução à escrita de artigos com textos de apoio e críticas de artistas
    Documento final escrito sobre o estado da arte dos Espaços Híbridos/Animação e documentação das abordagens e resultados das instalações exploradas ao longo do semestre. 
    2. 60% Trabalho prático:
    experimentação de técnicas de desenho e animação e tecnologias de apresentação
    Final do semestre Apresentação de abordagens e resultados de instalações que integram tecnologias espaciais híbridas com elementos de animação a partir de temas seleccionados pelos alunos

    A inovação é inerente ao facto de a Animação Expandida para Espaços Híbridos ser um tópico emergente

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    AA:VV. (2018). Experimental and Expanded Animation New Perspectives and Practices in Vicky Smith & Nicky Hamlyn (org.). New York: Palgrave Macmillan.

    BUCHAN, S. (2013). Pervasive Animation Routledge. https://doi.org/10.4324/9780203152577

    BECKMAN, K. (org.) (2014) Animating Film Theory. Durham: Duke University Press.

    DOUGLAS, S. EAMON, C. (2009), Art of Projection. Ostfildern, HatjeCantz.

    HONESS ROE, A. (2013) Animated Documentary New York: Palgrave Macmillan.

    JONES, L, (2020) Losing Eden: Why Our Minds Need the Wild. Penguin Books Limited

    KWON, MIWON (2004) One Place after Another: Site-Specific Art and Locational Identity. The MIT Press

    MILES, MALCOLM. HALL, TIM (2014) Interventions : Advances in Art and Urban Futures Volume 4 University of Chicago Press; Digital original edition (11 April 2014)

    PIH, DARREN (2022) Radical Landscapes : Art, Identity and Activism . Tate Publishing; 1st edition

    GRAU, O (2003) Virtual Art: From Illusion to Immersion. MIT Press

     

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