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Disciplina Fundamentos de Estatística para Ciência de Dados

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular dedica-se aos conceitos fundamentais da teoria da probabilidade, estatística e inferência estatística.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Estatística Descritiva

    Tipos de dados: inteiros, contínuos, categóricos, array, matriz

    Tabelas de frequências

    Medidas de centralidade e de variabilidade

    Visualização (Gráficos de barras, Histogramas, Caixas de Bigodes ... )

     

    2. Regressão Linear

    Variável independente vs. dependente.

    Gráficos de dispersão

    Covariância e coeficiente de Pearson

    Reta de regressão, resíduo, método dos mínimos quadrados

    Cálculo da estimativa para a resposta, dado certo valor para a variável independente

     

    3. Probabilidade

    Experiência aleatória. Espaço de resultados. Evento. Operações entre eventos.

    Propriedades da função probabilidade. Probabilidade da união de eventos

    Lei da probabilidade total

    Teorema de Bayes

    Probabilidade condicionada. Eventos independentes

     

    4. Inferência Estatística

    Amostra e amostra aleatória

    Estimador e estimativa para uma proporção

    Teste de hipótese para uma proporção

  • Objetivos

    Objetivos

    Esta disciplina permite que o(a) aluno(a) seja

    OA1: seja exposto à probabilidade como uma função de medida essencial à ciência.

    OA2: entenda a estatística como uma área da ciência que permite à engenharia recolher dados, analisar dados, formular hipóteses relativas a esses dados e testar essas hipóteses. Nessa medida, a estatística e a probabilidade são essenciais ao conhecimento e à engenharia.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Nas aulas discutem-se as ideias que fundamentam o programa desta Unidade Curricular (UC), e são analisados múltiplos exemplos e exercícios de aplicação.

     

    Para cada tópico desta UC é apresentado um conjunto de exercícios de aplicação. A(O)s alunas(os) são incentivados a resolver estes exercícios assim como a apresentar quaisquer dúvidas.

     

    Esta UC partilhará conteúdos e material de apoio com outra UC (Introdução à Ciência de Dados)

     

    Todo o material de apoio e informação relevante será partilhada com as(os) alunas(os) através do Moodle.

     

    A avaliação conta com uma componente contínua, que consiste na realização de 3 mini-testes de 20 minutos (cuja média corresponde a 30% da nota final) e um exame (cuja nota corresponde a 70% da nota final). São considerados aprovados os alunos que obtenham nota final não inferior a 10 valores.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Morais, M. C. (2020): Probabilidades e Estatística: Teoria, Exemplos e Exercícios, IST Press (Coleção Ensino da Ciência e da Tecnologia)
    • Murteira, B., Ribeiro, C.S., Andrade e Silva, J., e Pimenta C. (2010): Introdução à Estatística, Escolar Editora
    • Murteira, B. (1993): Análise Exploratória de Dados - Estatística Descritiva, McGraw-Hill

     

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