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Apresentação
Apresentação
Esta UC aborda as questões da mudança social e da mudança educativa, fundamentais para que os mestrandos conheçam as dificuldades e obstáculos assim como as exigências e os processos que marcam os processos de mudança. Sem este conhecimento não será possível assegurar que cada profissional se assuma enquanto protagonista das necessárias mudanças organizacionais e pedagógicas num mundo em transformação.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT82-1-8841
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1.Os desafios das sociedades atuais.O Global e o Local:"Viver juntos".2.Níveis de realidade:do sujeito,grupos,organizações,instituições e das sociedades e suas dinâmicas.3.Paradigmas históricos da mudança social:de K.Lewin a Palo Alto: teorias da mudança social e inovação educacional.A função do conflito social.Conflitos e consensos.4. Políticas e práticas.Como mudam as práticas?O tempo e as condições para a sua sustentabilidade.5.Mudança e inovação em educação:conceitos, modelos, estratégias. Sociedade e escola:dinâmicas transformadoras e conservadoras.Os processos de mudança e suas exigências na instituição escolar,nas dinâmicas de grupo e no desenvolvimento dos sujeitos.6.As ¿boas práticas¿.Sociedades e contextos.A reconstrução das práticas e a partilha dos saberes construídos e em ação. Análise de realidades.7.Os desafios sublinhados pela crise Covid:asTIC,as desigualdades sociais e a necessária interrogação crítica do modelo escolar dominante.
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Objetivos
Objetivos
- Assegurar informação e reflexão estruturadas e sistematizadas sobre os temas em análise;
- Apresentar, debater e integrar conceitos centrais para a análise da mudança e inovação, quer nas sociedades quer na instituição escolar e, em particular, nas práticas profissionais em diferentes contextos;
- Articular os contributos teóricos com as práticas sociais (e institucionais) e com as inscrições profissionais dos participantes assim como com as investigações e as inovações em curso ou a realizar;
- Adquirir competências de análise de processos de mudança e de inovação, integrando os contributos teóricos e ultrapassando o senso comum;
- Utilizar conceitos adequados à abordagem dos processos de mudança tanto oralmente como em textos escritos;
- Compreender as dimensões e exigências dos processos de mudança e o papel de cada ¿nível de realidade¿, das políticas às práticas de organização, de grupo e dos sujeitos protagonistas da acção.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Apresentação das linhas temáticas de modo sintético e questionante, procurando ilustrar as questões abordadas no espaço, no tempo e nas situações conhecidas pelos participantes.
- Diversidade de suportes pedagógicos;
- Pedagogia universitária a partir das pedagogias de adultos, explicitando as representações e as experiências dos participantes. Sessões interactivas;
- Abordagem de temas em grupo, a realizar durante o módulo; Debates informados e fundamentados na bibliografia de trabalho distribuída no decurso do módulo, com apresentação das análises de grupo, com sistematização final pelo docente (50%);
- Sínteses pessoais (de índole crítica) sobre os temas de trabalho a realizar e entregar no final do módulo (50%);
- Auto-avaliação e avaliação final;
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Beck, U., Giddens, A. & Lash, S. (2000). Modernização Reflexiva. Oeiras: Celta
Benavente, A., Peixoto, P.(2019) Impacto do Covid 19 no sistema de ensino português in www.op-edu.eu
Benavente, A. & Panchaud, C. (Eds.) (2008). Lutte contre la pauvreté et éducation pour l¿inclusion. Perspectives, 37(2). Paris: Unesco
Benavente, A. (2004). O Pacto Educativo para o futuro.Revista IberoAmericana de Educação, 34, 69-108
Benavente, A. (1999). Escola, Professoras e processos de mudança. Lisboa: Livros Horizonte
Huberman, A. M (1973). Como se realizam as mudanças em educação. Rio de Janeiro: Ed. Cultrix
Lewin, K. (1968). Décisions de groupe et changement social.In A. Levy (Org.), Psychologie sociale (393-42).2.Paris: Dunod
OCDE-CERI (2001). What future for our schools? DEEL-SA/ED/CERI/CD(2000) 12/PART5/REV2
Perrenoud, P. & Gather Thurler, M. (1994). A Escola e a Mudança.Lisboa: Escolar Editora
Watzlawick, P., Weakland, J. & Fisch, R. (1975). Changements, paradoxes et psychothérapie. Paris: Seuil
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
Nome do docente
Horário de atendimento
Sala
António Teodoro
A combinar
Gabinete Instituto de Educação
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Mobilidade
Mobilidade
Não