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Disciplina Teorias da Mudança Social e a Mudança Educativa

  • Apresentação

    Apresentação

     

    Esta UC aborda as questões da mudança social e da mudança educativa, fundamentais para que os mestrandos conheçam as dificuldades e obstáculos assim como as exigências e os processos que marcam os processos de mudança. Sem este conhecimento não será possível assegurar que cada profissional se assuma enquanto protagonista das necessárias mudanças organizacionais e pedagógicas num mundo em transformação.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Os desafios das sociedades atuais.O Global e o Local:"Viver juntos".2.Níveis de realidade:do sujeito,grupos,organizações,instituições e das sociedades e suas dinâmicas.3.Paradigmas históricos da mudança social:de K.Lewin a Palo Alto: teorias da mudança social e inovação educacional.A função do conflito social.Conflitos e consensos.4. Políticas e práticas.Como mudam as práticas?O tempo e as condições para a sua sustentabilidade.5.Mudança e inovação em educação:conceitos, modelos, estratégias. Sociedade e escola:dinâmicas transformadoras e conservadoras.Os processos de mudança e suas exigências na instituição escolar,nas dinâmicas de grupo e no desenvolvimento dos sujeitos.6.As ¿boas práticas¿.Sociedades e contextos.A reconstrução das práticas e a partilha dos saberes construídos e em ação. Análise de realidades.7.Os desafios sublinhados pela crise Covid:asTIC,as desigualdades sociais e a necessária interrogação crítica do modelo escolar dominante. 

  • Objetivos

    Objetivos

    - Assegurar informação e reflexão estruturadas e sistematizadas sobre os temas em análise;

    - Apresentar, debater e integrar conceitos centrais para a análise da mudança e inovação, quer nas sociedades quer na instituição escolar e, em particular, nas práticas profissionais em diferentes contextos;

    - Articular os contributos teóricos com as práticas sociais (e institucionais) e com as inscrições profissionais dos participantes assim como com as investigações e as inovações em curso ou a realizar;

    - Adquirir competências de análise de processos de mudança e de inovação, integrando os contributos teóricos e ultrapassando o senso comum;

    - Utilizar conceitos adequados à abordagem dos processos de mudança tanto oralmente como em textos escritos;

    - Compreender as dimensões e exigências dos processos de mudança e o papel de cada ¿nível de realidade¿, das políticas às práticas de organização, de grupo e dos sujeitos protagonistas da acção.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Apresentação das linhas temáticas de modo sintético e questionante, procurando ilustrar as questões abordadas no espaço, no tempo e nas situações conhecidas pelos participantes.

    - Diversidade de suportes pedagógicos;

    - Pedagogia universitária a partir das pedagogias de adultos, explicitando as representações e as experiências dos participantes. Sessões interactivas;

    - Abordagem de temas em grupo, a realizar durante o módulo; Debates informados e fundamentados na bibliografia de trabalho distribuída no decurso do módulo, com apresentação das análises de grupo, com sistematização final pelo docente (50%);

    - Sínteses pessoais (de índole crítica) sobre os temas de trabalho a realizar e entregar no final do módulo (50%);

    - Auto-avaliação e avaliação final;

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Beck, U., Giddens, A. & Lash, S. (2000). Modernização Reflexiva. Oeiras: Celta

    Benavente, A., Peixoto, P.(2019) Impacto do Covid 19 no sistema de ensino português in www.op-edu.eu 

    Benavente, A. & Panchaud, C. (Eds.) (2008). Lutte contre la pauvreté et éducation pour l¿inclusion. Perspectives, 37(2). Paris: Unesco

    Benavente, A. (2004). O Pacto Educativo para o futuro.Revista IberoAmericana de Educação, 34, 69-108

    Benavente, A. (1999). Escola, Professoras e processos de mudança. Lisboa: Livros Horizonte

    Huberman, A. M (1973). Como se realizam as mudanças em educação. Rio de Janeiro: Ed. Cultrix

    Lewin, K. (1968). Décisions de groupe et changement social.In A. Levy (Org.), Psychologie sociale (393-42).2.Paris: Dunod

    OCDE-CERI (2001). What future for our schools? DEEL-SA/ED/CERI/CD(2000) 12/PART5/REV2

    Perrenoud, P. & Gather Thurler, M. (1994). A Escola e a Mudança.Lisboa: Escolar Editora

    Watzlawick, P., Weakland, J. & Fisch, R. (1975). Changements, paradoxes et psychothérapie. Paris: Seuil

  • Horário de Atendimento

    Horário de Atendimento

    Nome do docente  

    Horário de atendimento

    Sala

    António Teodoro

    A combinar 

    Gabinete Instituto de Educação

     

     

     

     

     

     

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