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Apresentação
Apresentação
A disciplina de Gestão Operacional de Marketing apresenta uma visão especi¿fica do marketing, nomeadamente das decisões operacionais. Esta disciplina explora as possibilidades táticas para a implementação das estratégias de marketing definidas pelas empresas.
Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise para permitir especificar as decisões que são tomadas e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso no contexto empresarial.
Por último, alia a teoria à prática, estudando os diferentes conceitos teóricos do marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6354-15416
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução à disciplina
2. Análise de Mercado
2.1. Aplicada ao setor
2.2. Aplicada aos negócios2.3. Lei da Oferta e da Procura
4. Marketing-Mix
4.1. Produtos
Gestão de portfólioEmbalagens
Ciclo de vida dos produtos
Matriz BCG
4.2. Serviço
Níveis de expectativaRiscos Percebidos
Mix do serviço
4.3. Distribuição
Funções e critérios de escolha dos canais
Organização dos canais
Marcas Brancas
Mix do distribuidor
4.4. Preço
Conceito de preço e de valor
Metodologias de formação de preços
Estratégias de formação de preços4.5. Comunicação
Above e Below the lineDetalhes de algumas técnicas de comunicação
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Objetivos
Objetivos
A unidade curricular tem os seguintes objetivos:
- Apresentar os principais conceitos de marketing e os seus princípios teóricos;
- Compreender as dinâmicas do mercado e a sua influência na estratégia empresarial;
- Apresentar as principais variáveis do marketing operacional e como se desenvolvem para atingir os objetivos estratégicos de marketing definidos pela empresa;
- Introduzir e debater as principais decisões associadas a estes conceitos, desenvolvendo uma consciência crítica de modo a analisar as estruturas e os processos de marketing;
- Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à análise das atividades de marketing.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Visualizaçao de videos e pesquisas na sala de aulas.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Kotler, P., Keller, E. e Chernev, A. (2024). Administração de Marketing, Pearson Education Brasil, 16th edition.
Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2021), Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 18ª Edição, Publicações D. Quixote.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim