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Disciplina Gestão Operacional de Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Gestão Operacional de Marketing apresenta uma visão especi¿fica do marketing, nomeadamente das decisões operacionais. Esta disciplina explora as possibilidades táticas para a implementação das estratégias de marketing definidas pelas empresas.    Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise para permitir especificar as decisões que são tomadas e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso no contexto empresarial.   Por último, alia a teoria à prática, estudando os diferentes conceitos teóricos do marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à disciplina       2. Análise de Mercado 2.1. Aplicada ao setor 2.2. Aplicada aos negócios  2.3. Lei da Oferta e da Procura   4. Marketing-Mix 4.1. Produtos        Gestão de portfólio         Embalagens        Ciclo de vida dos produtos        Matriz BCG 4.2. Serviço        Níveis de expectativa        Riscos Percebidos        Mix do serviço   4.3. Distribuição        Funções e critérios de escolha dos canais       Organização dos canais       Marcas Brancas       Mix do distribuidor   4.4. Preço        Conceito de preço e de valor        Metodologias de formação de preços        Estratégias de formação de preços   4.5. Comunicação        Above e Below the line        Detalhes de algumas técnicas de comunicação  
  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular tem os seguintes objetivos: - Apresentar os principais conceitos de marketing e os seus princípios teóricos; - Compreender as dinâmicas do mercado e a sua influência na estratégia empresarial; - Apresentar as principais variáveis do marketing operacional e como se desenvolvem para atingir os objetivos estratégicos de marketing definidos pela empresa; - Introduzir e debater as principais decisões associadas a estes conceitos, desenvolvendo uma consciência crítica de modo a analisar as estruturas e os processos de marketing; - Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à análise das atividades de marketing. 
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

      Kotler, P., Keller, E. e Chernev, A. (2024). Administração de Marketing, Pearson Education Brasil, 16th edition.   Dionisio, P.; Rodrigues, V.; Guerreiro, J.; Canhoto, R. e Faria, H. (2024), AI_NOVATOR - Marketing na era da inteligência artificial e da sustentabilidade, Bertrand Editora.  
  • Avaliação

    Avaliação

    Os alunos realizarão duas freqências, em modelo de case study, com a mesma ponderação.

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Frequência

     

    50%

    Frequência

     

    50%

     

     

     

     

     

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