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Disciplina Gestão Operacional de Marketing

  • Apresentação

    Apresentação

    A disciplina de Gestão Operacional de Marketing apresenta uma visão especi¿fica do marketing, nomeadamente das decisões operacionais. Esta disciplina explora as possibilidades táticas para a implementação das estratégias de marketing definidas pelas empresas. 

     

    Nesta perspetiva, a disciplina fornece ferramentas de análise para permitir especificar as decisões que são tomadas e apresenta as diferentes variáveis a considerar para ter sucesso no contexto empresarial.

     

    Por último, alia a teoria à prática, estudando os diferentes conceitos teóricos do marketing mix para que os estudantes desenvolvam uma capacidade crítica / analítica e sejam capazes de considerar diferentes abordagens.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à disciplina

     

     

     

    2. Análise de Mercado
    2.1. Aplicada ao setor
    2.2. Aplicada aos negócios 

    2.3. Lei da Oferta e da Procura

     

    4. Marketing-Mix
    4.1. Produtos
           Gestão de portfólio 

           Embalagens

           Ciclo de vida dos produtos

           Matriz BCG


    4.2. Serviço
           Níveis de expectativa

           Riscos Percebidos

           Mix do serviço

     

    4.3. Distribuição

           Funções e critérios de escolha dos canais

          Organização dos canais

          Marcas Brancas

          Mix do distribuidor

     

    4.4. Preço
           Conceito de preço e de valor
           Metodologias de formação de preços
           Estratégias de formação de preços

     

    4.5. Comunicação
           Above e Below the line

           Detalhes de algumas técnicas de comunicação

     

  • Objetivos

    Objetivos

    A unidade curricular tem os seguintes objetivos:

    - Apresentar os principais conceitos de marketing e os seus princípios teóricos;

    - Compreender as dinâmicas do mercado e a sua influência na estratégia empresarial;

    - Apresentar as principais variáveis do marketing operacional e como se desenvolvem para atingir os objetivos estratégicos de marketing definidos pela empresa;

    - Introduzir e debater as principais decisões associadas a estes conceitos, desenvolvendo uma consciência crítica de modo a analisar as estruturas e os processos de marketing;

    - Desenvolver o conhecimento e as competências necessárias à análise das atividades de marketing. 

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    Kotler, P., Keller, E. e Chernev, A. (2024). Administração de Marketing, Pearson Education Brasil, 16th edition.

     

    Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2021), Mercator - 25 Anos - O Marketing na Era Digital. 18ª Edição, Publicações D. Quixote.

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