filmeu

Disciplina Gestão da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Gestão da Comunicação insere-se no campo de ação da comunicação organizacional atuando ao nível da comunicação interna e externa relacionando as áreas clássicas das Relações Publicas englobando áreas mais recentes como a gestão da informação nas redes sociais. Esta UC é pertinente no Ciclo de Estudos uma vez que permite aos discentes percecionarem a importância da Gestão da Comunicação considerando as diferentes áreas de atividade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Enquadramento à Gestão da Comunicação

                     Conceitos: Gestão e Comunicação.

                     Aproximação das duas áreas fundamentais para a empresa.

     Comunicação Integrada.

    Conceito de Comunicação integrada.

    As áreas englobadas neste conceito e o seu relacionamento.

    Gestão da Comunicação Interna.

    Conceito.

    Públicos.

    Técnicas

    Técnicas Gestão da Comunicação Externa.

    Conceito.

    Públicos.

    Técnicas.

     Novos Media

    Conceitos e Enquadramento.

    As tecnologias - Intranets, sites, redes sociais e novas formas de interação social.

    O Plano de Comunicação Integrada.

  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os alunos de conhecimentos referentes ao conceito global da Gestão da Comunicação e permitir 
    a aquisição de capacidades ao nível da comunicação interna e externa. Trabalhar para que os alunos
    adquiram competências especificas na Gestão de Comunicação.
    Os objetivos da Unidade Curricular Gestão da Comunicação são os seguintes:
    O1-Compreender a comunicação de forma holística através de uma estratégia global interna e externa.
    O2-Entender a comunicação interna como uma mais valia para o sucesso da comunicação externa.
    O3-Percecionar a comunicação externa de forma estratégica com base numa gestão da comunicação
    eficaz.
    O4-Apreender as técnicas de comunicação interna e externa do ponto de vista estratégico.
    O5-Perspetivar os novos media e perceber o seu papel na comunicação integrada.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino compreendem aulas expositivas com espaço para debate, bem como aulas de análise de artigos de académicos. O trabalho individual é um artigo académico sobre um tema relacionado com os conteúdos programáticos. O trabalho de grupo conta com uma aula de desenvolvimento e de esclarecimento de dúvidas e é entregue e apresentado em data marcada seguindo o modelo de aprendizagem cooperativa. Os trabalhos são entregues via moodle no dia anterior à data marcada para entrega e/ou apresentação.

    A metodologia de avaliação compreende um trabalho individual (50%) e um trabalho de grupo (50%). O não cumprimento da avaliação contínua implica a reprovação. O exame de 2ª época e época especial é escrito e engloba todos os conteúdos programáticos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Blakeman, R. (2023). Integrated marketing communication: creative strategy from idea to implementation. Rowman & Littlefield.
    • Kitchen, P. J. (2020). Marketing communications. In A reader in marketing communications (pp. 1-9). Routledge.
    • Li, J. Y., Lee, Y., & Xu, D. (2023). The role of strategic internal communication in empowering female employees to cope with workplace gender discrimination. Corporate Communications: An International Journal, 28(1), 135-154.
    • Quesenberry, K. A. (2020). Social media strategy: Marketing, advertising, and public relations in the consumer revolution . Rowman & Littlefield Publishers
    • Rosário, A. T., Lopes, P. R., & Rosário, F. S. (2023). Influencer Marketing in the Digital Ecosystem. In Influencer Marketing Applications Within the Metaverse (pp. 132-166). IGI Global.
INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios