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Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular Gestão da Comunicação insere-se no campo de ação da comunicação organizacional atuando ao nível da comunicação interna e externa relacionando as áreas clássicas das Relações Publicas englobando áreas mais recentes como a gestão da informação nas redes sociais. Esta UC é pertinente no Ciclo de Estudos uma vez que permite aos discentes percecionarem a importância da Gestão da Comunicação considerando as diferentes áreas de atividade.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6354-5033
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Enquadramento à Gestão da Comunicação
Conceitos: Gestão e Comunicação.
Aproximação das duas áreas fundamentais para a empresa.
Comunicação Integrada.
Conceito de Comunicação integrada.
As áreas englobadas neste conceito e o seu relacionamento.
Gestão da Comunicação Interna.
Conceito.
Públicos.
Técnicas
Técnicas Gestão da Comunicação Externa.
Conceito.
Públicos.
Técnicas.
Novos Media
Conceitos e Enquadramento.
As tecnologias - Intranets, sites, redes sociais e novas formas de interação social.
O Plano de Comunicação Integrada.
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Objetivos
Objetivos
Dotar os alunos de conhecimentos referentes ao conceito global da Gestão da Comunicação e permitir
a aquisição de capacidades ao nível da comunicação interna e externa. Trabalhar para que os alunos
adquiram competências especificas na Gestão de Comunicação.
Os objetivos da Unidade Curricular Gestão da Comunicação são os seguintes:
O1-Compreender a comunicação de forma holística através de uma estratégia global interna e externa.
O2-Entender a comunicação interna como uma mais valia para o sucesso da comunicação externa.
O3-Percecionar a comunicação externa de forma estratégica com base numa gestão da comunicação
eficaz.
O4-Apreender as técnicas de comunicação interna e externa do ponto de vista estratégico.
O5-Perspetivar os novos media e perceber o seu papel na comunicação integrada.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de ensino compreendem aulas expositivas com espaço para debate, bem como aulas de análise de artigos de académicos. O trabalho individual é um artigo académico sobre um tema relacionado com os conteúdos programáticos. O trabalho de grupo conta com uma aula de desenvolvimento e de esclarecimento de dúvidas e é entregue e apresentado em data marcada seguindo o modelo de aprendizagem cooperativa. Os trabalhos são entregues via moodle no dia anterior à data marcada para entrega e/ou apresentação.
A metodologia de avaliação compreende um trabalho individual (50%) e um trabalho de grupo (50%). O não cumprimento da avaliação contínua implica a reprovação. O exame de 2ª época e época especial é escrito e engloba todos os conteúdos programáticos.
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
- Blakeman, R. (2023). Integrated marketing communication: creative strategy from idea to implementation. Rowman & Littlefield.
- Kitchen, P. J. (2020). Marketing communications. In A reader in marketing communications (pp. 1-9). Routledge.
- Li, J. Y., Lee, Y., & Xu, D. (2023). The role of strategic internal communication in empowering female employees to cope with workplace gender discrimination. Corporate Communications: An International Journal, 28(1), 135-154.
- Quesenberry, K. A. (2020). Social media strategy: Marketing, advertising, and public relations in the consumer revolution . Rowman & Littlefield Publishers
- Rosário, A. T., Lopes, P. R., & Rosário, F. S. (2023). Influencer Marketing in the Digital Ecosystem. In Influencer Marketing Applications Within the Metaverse (pp. 132-166). IGI Global.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim