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Disciplina Gestão da Comunicação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular Gestão da Comunicação insere-se no campo de ação da comunicação organizacional atuando ao nível da comunicação interna e externa relacionando as áreas clássicas das Relações Publicas englobando áreas mais recentes como a gestão da informação nas redes sociais. Esta UC é pertinente no Ciclo de Estudos uma vez que permite aos discentes percecionarem a importância da Gestão da Comunicação considerando as diferentes áreas de atividade.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Enquadramento à Gestão da Comunicação

                     Conceitos: Gestão e Comunicação.

                     Aproximação das duas áreas fundamentais para a empresa.

     Comunicação Integrada.

    Conceito de Comunicação integrada.

    As áreas englobadas neste conceito e o seu relacionamento.

    Gestão da Comunicação Interna.

    Conceito.

    Públicos.

    Técnicas

    Técnicas Gestão da Comunicação Externa.

    Conceito.

    Públicos.

    Técnicas.

     Novos Media

    Conceitos e Enquadramento.

    As tecnologias - Intranets, sites, redes sociais e novas formas de interação social.

    O Plano de Comunicação Integrada.

  • Objetivos

    Objetivos

    Dotar os alunos de conhecimentos referentes ao conceito global da Gestão da Comunicação e permitir 
    a aquisição de capacidades ao nível da comunicação interna e externa. Trabalhar para que os alunos
    adquiram competências especificas na Gestão de Comunicação.
    Os objetivos da Unidade Curricular Gestão da Comunicação são os seguintes:
    O1-Compreender a comunicação de forma holística através de uma estratégia global interna e externa.
    O2-Entender a comunicação interna como uma mais valia para o sucesso da comunicação externa.
    O3-Percecionar a comunicação externa de forma estratégica com base numa gestão da comunicação
    eficaz.
    O4-Apreender as técnicas de comunicação interna e externa do ponto de vista estratégico.
    O5-Perspetivar os novos media e perceber o seu papel na comunicação integrada.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As metodologias de ensino compreendem aulas expositivas com espaço para debate, bem como aulas de análise de artigos de académicos. O trabalho individual é um artigo académico sobre um tema relacionado com os conteúdos programáticos. O trabalho de grupo conta com uma aula de desenvolvimento e de esclarecimento de dúvidas e é entregue e apresentado em data marcada seguindo o modelo de aprendizagem cooperativa. Os trabalhos são entregues via moodle no dia anterior à data marcada para entrega e/ou apresentação.

    A metodologia de avaliação compreende um trabalho individual (50%) e um trabalho de grupo (50%). O não cumprimento da avaliação contínua implica a reprovação. O exame de 2ª época e época especial é escrito e engloba todos os conteúdos programáticos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    • Blakeman, R. (2023). Integrated marketing communication: creative strategy from idea to implementation. Rowman & Littlefield.
    • Kitchen, P. J. (2020). Marketing communications. In A reader in marketing communications (pp. 1-9). Routledge.
    • Li, J. Y., Lee, Y., & Xu, D. (2023). The role of strategic internal communication in empowering female employees to cope with workplace gender discrimination. Corporate Communications: An International Journal, 28(1), 135-154.
    • Quesenberry, K. A. (2020). Social media strategy: Marketing, advertising, and public relations in the consumer revolution . Rowman & Littlefield Publishers
    • Rosário, A. T., Lopes, P. R., & Rosário, F. S. (2023). Influencer Marketing in the Digital Ecosystem. In Influencer Marketing Applications Within the Metaverse (pp. 132-166). IGI Global.
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