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Apresentação
Apresentação
A unidade curricular de gestão estratégica de marketing pretende integrar os aspetos estratégicos de marketing nas políticas globais da gestão empresarial e o uso da comunicação corporativa como ferramenta para implementar esta estratégia. Apresenta as várias opções de marketing existentes no contexto estratégico, permitindo a sua operacionalização. Por outro lado, aborda o planeamento de marketing de uma organização de modo a atingir os seus objetivos e conseguir um desempenho superior aos seus concorrentes.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6354-8303
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
- Marketing
- O contexto competitivo
- O conceito de Estratégia de Marketing
- Estratégias orientadas para o mercado
- Análise estratégica
- Análise do Meio Envolvente
- Análise interna da organização e do portfólio de produtos e serviços
- Segmentação, Mercado-Alvo e Posicionamento
- Estratégias competitivas
- Porter e Drucker
- Estratégias relacionais e de experienciais
- Estratégias de marcas
- Definição das variáveis estratégicas
- A gestão estratégica de portfólio e das marcas
- A gestão estratégica de preços
- A gestão estratégica dos canais de distribuição
- A gestão estratégica da comunicação
- Plano estratégico de marketing e planos de contingência
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Objetivos
Objetivos
Fornecer conhecimentos de gestão num contexto de grande competitividade, utilizando instrumentos adequados a fim de reduzir os riscos associados à decisão.
Fornecer as competências necessárias para que os mestrandos possam proceder à elaboração da estratégia global de Marketing, assim como à sua aplicação e controlo;
Reflectir sobre o atual contexto competitivo e a importância da Estratégia das Organizações e da Estratégia de Marketing no processo de criação de Valor;
Abordar as diferentes teóricas de formulação de estratégias de marketing;
Fornecer um enquadramento teórico e metodológico para a conceção da Estratégia, do Planeamento Estratégico e das principais variáveis que a constituem, incluindo o uso estratégico da Comunicação Corporativa.
Aplicar os conhecimentos adquiridos, através da análise, discussão e resolução de Casos práticos
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
A componente prática permite a discussão e elaboração de casos com o objectivo de uma maior assimilação dos contéudos teóricos
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Baynast, A., Lendrevie, J.; Lévy, J., D.; Dionísio, P.; Rodrigues, V. (2018), Mercator ¿ 25 Anos ¿ O Marketing na Era Digital. 1ª Edição, Publicações D. Quixote.
Biraghi, S., & Gambetti, R. C. (2015). systematic communication-based inquiry. Journal of Marketing Communications , 21 (4), 260-283.anagement, Cerebellum Press, 9 edition.Graham, J. et al (2020), Marketing Strategy & Competitive Positioning, Pearson Education.
Kotler, P., Armstrong, G. (2020), Principles of Marketing. Pearson Education, 18 edition. Kotler, P., Keller, E., Hansen, T., Brady, M. e Goodman, M. (2016) ¿ Marketing Administration.
Maçães, Manuel (2019), Marketing Estratégico ¿ As Quatro Etapas para Criar Vantagem Competitiva e Melhorar o Desempenho, Almedina eBook.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Sim