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Disciplina Inovação no Turismo

  • Apresentação

    Apresentação

    Este módulo oferece a oportunidade para os alunos explorarem e analisarem o processo de desenvolvimento de novos produtos e inovação na indústria do turismo em um cenário de questões e preocupações pertinentes e contemporâneas de viagens e turismo. No geral, o módulo visa equipar os alunos com uma abordagem de gestão do turismo que reconhece o valor da inovação e criatividade e reconhece as fontes e o papel da mudança em um ambiente turístico dinâmico.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Descrição dos conteúdos:

    1. Introdução à inovação e criatividade, empresa inovadora, empreendedorismo e modelos de negócios inovadores.

    2. Inovação de produtos e serviços em operações de hospitalidade.

    3. Conhecimento, criatividade e inovação em turismo e hotelaria.

    4. Tipos de estratégias de inovação.

    5. Competitividade, inovação e cadeia de competitividade. Redes, clusters e inovação no turismo.

    6. Metasearch e plataformas analíticas preditivas em operações de viagens.

    7. Tecnologias emergentes e e-turismo. Turismo virtual.

    8. Turismo e inovação social.

    9. Tendências de consumo do turismo e mudança da indústria.

  • Objetivos

    Objetivos

    Conhecimento, compreensão e aplicação especi¿ficos dos conteúdos:

    a) Selecionar e utilizar teorias relevantes para examinar criticamente os conceitos de inovação e criatividade nos setores de turismo e hospitalidade contemporâneos.

    b) Avaliar e justificar criticamente as ligações entre a natureza variável dos setores do turismo e da hospitalidade e o surgimento e desenvolvimento de produtos inovadores.

    c) Identificar e selecionar literatura relevante a partir de uma ampla gama de recursos, incluindo investigações atuais e publicações acadêmicas.

    Empregabilidade de habilidades transformadoras:

    d) Demonstrar ideias em uma variedade de formatos escritos, verbais, visuais ou outros formatos digitais apropriados para o propósito, tópico e contexto.

    e) Apresentar informações, ideias e pontos de vista de modo a permitir a compreensão e o envolvimento de audiências acadêmicas, especializadas e não-especializadas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Exposição teórica dos principais conteúdos programaáticos (CP).

    Análise e discussão de papers em sala de aula.

    Seminários de apresentação de trabalhos.

    Teste escrito contendo questões analíticas sobre o CP.

     

    Avaliação da UC:

    Apresentações de papers/trabalhos em seminários (60%).

    Teste escrito (40%).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Baggio, R., & Cooper, C. (2010). Knowledge transfer in a tourism destination: the effects of a network structure. The Service Industries Journal30(10), 1757-1771.

    García-Villaverde, P.M., Elche, D., Martinez-Perez, A., & Ruiz-Ortega, M.J. (2017). Determinants of radical innovation in clustered firms of the hospitality and tourism industry. International Journal of Hospitality Management61, 45-58.

    Goffin, K., & Mitchell, R. (2017). Innovation Management: Effective strategy and implementation3rd Edition. Londres: Macmillan Education.

    Natalicchio, A., Ardito, L., Savino, T. & Albino, V. (2017). Managing knowledge assets for open innovation: A systematic literature reviewJournal of Knowledge Management, 21(6), 1362-1383. 

    Diaconu, M. (2011). Technological Innovation: Concept, Process, Typology and Implications in the Economy. Theoretical & Applied Economics, 18(10), 127-144.

INSCRIÇÃO AVULSO
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