-
Apresentação
Apresentação
A Unidade Curricular de Metodologias de Investigação pretende preparar os estudantes para o desenvolvimento de uma investigação de natureza científica. O estudante terá contacto com diversos estudos desenvolvidos e irá adquirir competências que lhe permitam desenhar o seu estudo: Dissertação, Projeto ou Estágio.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 4
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6579-7351
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Abordagens à Investigação
1.1 Por ação
1.2 Estudo de casos
1.3 Levantamento conceptual-analítico
1.4 Investigação experimental, para o projeto, orientada à avaliação de artefactos
2. Tipos de resultados de investigação
2.1 Estruturas e construções teóricas
2.2 Modelos relacionais
2.3 Artefactos
2.4 Metodologias
3. Fases do processo de investigação
3.1 Atividade de pesquisa bibliográfica
3.2 Conceção de experiências
3.3 Recolha de informação: contextualização, imersão e métodos etnográficos
3.4 Design através da Investigação (design by research) e Investigação através do Design (research by design)
3.5 Elaboração de questionários
3.6 Análise e tratamento de dados
3.7 Validade e repetibilidade dos processos de investigação
4. Publicação de resultados e revisão por pares
4.1 Regras de escrita científica
4.2 Parcerias de Investigação
4.3 Ética e investigação e envolvimento de sujeitos
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolver o espírito crítico através do conhecimento e da compreensão das principais metodologias e técnicas de investigação aplicáveis no domínio do design de moda
Desenvolver a aptidão e a capacidade para problematizar e selecionar a abordagem, a metodologia e as técnicas de análise mais adequadas ao problema de investigação, nomeadamente uma situação concreta, ainda que complexa, de conceção
Ser capaz de conceber e planear a investigação aplicada em design de moda e apontar vantagens e desvantagens de potenciais abordagens alternativas
Ser capaz de elaborar e redigir textos científicos dos resultados da investigação aplicada
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes da Investigação. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo.
A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução.
Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Creswell, J.W., (2002) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 2nd edition, Thousand Oaks, California: Sage Publications.
Heppner, P., Heppner, M.J. (2003), Writing and Publishing your thesis, Belmont, California: Wadsworth.
Jackson, S.L. (2008) Research Methods and Statistics: A critical thinking approach. Belmont, California: Wadsworth.
Christopher Crouch and Jane Pearce, (2012), Doing Research in Design, Bloomsbury
Fernando Moreira da Silva, (2010), Investigar em design versus investigar pela prática do design - um novo desafio científico, Revista Ingepro - Inovação, Gestão e Produção, vol. 02, nº 04
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não