filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação

  • Apresentação

    Apresentação

    A Unidade Curricular de Metodologias de Investigação pretende preparar os estudantes para o desenvolvimento de uma investigação de natureza científica. O estudante terá contacto com diversos estudos desenvolvidos e irá adquirir competências que lhe permitam desenhar o seu estudo: Dissertação, Projeto ou Estágio.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Abordagens à Investigação

        1.1 Por ação

        1.2 Estudo de casos

        1.3 Levantamento conceptual-analítico

        1.4 Investigação experimental, para o projeto, orientada à avaliação de artefactos

    2. Tipos de resultados de investigação

        2.1 Estruturas e construções teóricas

        2.2 Modelos relacionais

        2.3 Artefactos

        2.4 Metodologias

    3. Fases do processo de investigação

        3.1 Atividade de pesquisa bibliográfica

        3.2 Conceção de experiências

        3.3 Recolha de informação: contextualização, imersão e métodos etnográficos

        3.4 Design através da Investigação (design by research) e Investigação através do Design (research by design)

        3.5 Elaboração de questionários

        3.6 Análise e tratamento de dados

        3.7 Validade e repetibilidade dos processos de investigação

    4. Publicação de resultados e revisão por pares

        4.1 Regras de escrita científica

        4.2 Parcerias de Investigação

        4.3 Ética e investigação e envolvimento de sujeitos

  • Objetivos

    Objetivos

    Desenvolver o espírito crítico através do conhecimento e da compreensão das principais metodologias e técnicas de investigação aplicáveis no domínio do design de moda

    Desenvolver a aptidão e a capacidade para problematizar e selecionar a abordagem, a metodologia e as técnicas de análise mais adequadas ao problema de investigação, nomeadamente uma situação concreta, ainda que complexa, de conceção

    Ser capaz de conceber e planear a investigação aplicada em design de moda e apontar vantagens e desvantagens de potenciais abordagens alternativas

    Ser capaz de elaborar e redigir textos científicos dos resultados da investigação aplicada

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Através de apresentações visuais e exemplificativas serão focados diversos aspectos importantes da Investigação. Em contexto de aula serão desenvolvidos os trabalhos propostas para avaliação e com acompanhamento do docente porém, deverão contabilizar algum tempo de trabalho autónomo.
    A tipologia de trabalhos é essencialmente prática, pressupondo pesquisa, planeamento, organização e execução.
    Fomenta-se uma prática de ensino centrado no estudante e do aprender fazendo sendo, o docente, o facilitador das aprendizagens.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Creswell, J.W., (2002) Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches, 2nd edition, Thousand Oaks, California: Sage Publications.

    Heppner, P., Heppner, M.J. (2003), Writing and Publishing your thesis, Belmont, California: Wadsworth.

    Jackson, S.L. (2008) Research Methods and Statistics: A critical thinking approach. Belmont, California: Wadsworth.

    Christopher Crouch and Jane Pearce, (2012), Doing Research in Design, Bloomsbury

    Fernando Moreira da Silva, (2010), Investigar em design versus investigar pela prática do design - um novo desafio científico, Revista Ingepro - Inovação, Gestão e Produção, vol. 02, nº 04

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios