-
Apresentação
Apresentação
Unidade curricular que tem como propósito a introdução de uma perspetiva cultural na observação, compreensão e desenvolvimento de exercícios de projeto, no âmbito da cultura material.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 8
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT669-17750
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Contextualização no âmbito de significados Intrínsecos e Extrínsecos. Perspetivas Objetivas e Subjetivas
2. Texto e Imagem no âmbito do Intertexto, Metatexto e Hipertema, como elementos de significação e referência
3. Interpretação e produção de imagens no âmbito do Estilema, do Estilo, e Autorreferência ao autor
4. Simbolismo Narrativo no âmbito de processos descritivos - enumeração de caraterísticas, explicativo - demonstração de funcionalidade, e imaginativo - para além das caraterísticas descritivas e funcionais
5. Sequências Semânticas no âmbito da Assonância, através da repetição do "item" ou dos seus elementos que conectam a narrativa, e do Enigma, através da descrição ambígua com o objetivo de descodificação e identificação.
6. Utopias no âmbito de enquadramentos utópicos, distópicos e ucrónicos, contextualizados em processos de obediências/desobediência, entropia e caos.
7. Efeito cascata no âmbito da invenção e das ideias.
-
Objetivos
Objetivos
No final da Unidade Curricular, os estudantes deverão identificar e compreender:
- Narrativas mestras, narrativas locais, sobreposição e entrosamento de narrativas;
- Conceitos de constelação social, cultural, politica, e civilizacional;
- Dinâmicas de inclusão, exclusão e fusão de civilizações, no âmbito dos valores, costumes e hábitos;
- Dinâmicas de interação cultural;
- Processos de restauração e regresso à normalidade, no âmbito das narrativas culturais;
- Dinâmicas de criação de identidade através de processos de alteridade cultural
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Múltiplas perspectivas referenciais de investigação prática e teórica por via de leituras, visionamento e acesso a arquivos de imagem parada e em movimento.
Forte relação entre a prática do design e a arte por via de uma visão expandida de ambas.
Forte relação entre acções práticas e teóricas multidirecionais por via de exercícios e investigação individual e em grupo.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
1. Peterson, J., (2019), Mapas do Sentido - A arquitetura da crença, Alfragide: Lua de Papel
2. Thuan, T., (2020), A Vertigem do Cosmos - Uma breve história do Céu, Lisboa: Temas e Debates
3. Rutherford, A., (2019), Uma Breve História de Todas as Pessoas que já Viveram, Porto Salvo: Desassossego
4. Diamond, J., (2019), Como se Renovam as Nações - Crises, escolha e mudança, Lisboa: Temas e Debates
5. Chown, M., (2020), O infinito na palma da sua mão, Amadora: Vogais
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não