filmeu

Disciplina Cidadania e Direitos Humanos

  • Apresentação

    Apresentação

    "Os direitos humanos têm sido, ao longo dos tempos, um sinal de valorização da dignidade humana enquanto pressuposto de manifestação e incremento dos princípios mais elementares de cidadania. Contudo, apesar deste esforço, como decorre da História - inclusive dos periodos mais recentes -, nem sempre o Ser Humano tem sido alvo das preocupações de outros Seres Humanos" (Campos, F. 2019, p.15). É nesta perspectiva, que se acabou de citar, que se apresenta a UC de Cidadania e Direitos Humanos.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    I.Cidadãos e Cidadania 1.1.De onde vêm os nossos direitos?Do súbdito ao cidadão. 1.2.O cidadão e os comportamentos activos. 1.3.Cidadãos iguais ou diferentes? II.Cidadania e Valores Éticos 2.1.Imigração e cidadania 2.2.A dignidade humana 2.3.Tolerância e pluralismo 2.4.A solidariedade 2.5.Os três princípios da justiça III.O Direito, Deveres e Instituição 3.1.A Ética dos Direitos Humanos 3.2.Direito e Poder nas sociedades democráticas:o Estado de Direito e o Estado Constitucional 3.3.A sociedade internacional e os Direitos Humanos IV.Os desafios da Cidadania e dos Direitos Humanos 4.1.Direitos Humanos: definição (ONU) 4.2. História dos Direitos Humanos 4.3. Principais instrumentos de Direitos Humanos. A Declaração Universal dos Direitos do Homem 4.4.Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança 4.5.Direitos Humanos e cidadania cosmopolita 4.6.Novas acepções de justiça e injustiça4.7. Os Direitos Humanos e a Paz 4.8. Século XXI e os novos desafios aos Direitos Humanos. 

  • Objetivos

    Objetivos

    Trabalhar os conteúdos referentes aos Direitos Humanos e à Cidadania, procurando compreender o lugar e o papel dos cidadãos nas sociedades e, como o respeito, ou o desrespeito pelos Direitos Humanos pode condicionar a integração dos seres humanos nas sociedades, tendo como fim último, o pleno respeito pela individualidade e dignidade do ser humano no contexto dos grupos, dos países, das comunidades e das sociedades. Fazer compreender a importância dos Direitos Humanos no âmbito da Diplomacia e das Relações Internacionais. Adquirir competências de reflexão crítica, capazes de diagnosticar o tipo de violação dos Direitos Fundamentais praticados por regimes antidemocráticos, à luz da DUDH e documentação afim. Desenvolver uma consciência multicultural. Contribuir para a necessidade de cada um se comprometer ética e solidariamente com a cidadania nacional e global.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Pretende-se nesta UC fazer uma apresentação e debate dos temas constantes no Programa da disciplina, sendo relevante a intervenção dos mestrandos. A avaliação é continua e pressupõe a elaboração de um trabalho escrito individual, 15-20 páginas sobre um tema de cidadania e direitos humanos, submetido na Plataforma Moodle, com apresentação obrigatória e debate em aula, bem como a possibilidade de pequenos trabalhos (exercícios) em aula sobre casos práticos de violação de direitos humanos. O trabalho, como elemento de avaliação torna-se importante, na medida em que, permite que o mestrando desenvolva as capacidades investigativas, por um lado e por outro, com a apresentação do trabalho na aula, não só partilha os resultados da sua investigação, como contribui para a aquisição de novos conhecimentos.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BALDÉ, Aua. O Sistema Africano de Direitos Humanos e a experiência dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa. Lisboa: Universidade Católica Editora. 2017. BALTAZAR, Maria da Saudade; et al (Coords.). Desenvolvimento, Direitos Humanos e Segurança. Lisboa: Edições Sílabo. 2020. CAMPOS, Fernando. Na Senda dos Direitos Humanos. Breves Passos . Lisboa: Edições Universitárias Lusófonas. 2019. DECLARAÇÃO DE LISBOA . Os Direitos Humanos e os desafios do século XXI . Globalizar a dignidade. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian.2016 GARCIA, MARIA da GLÓRIA. Como defender hoje a Dignidade Humana . Lisboa: Universidade Católica Editora.2016 GOULÃO, João . O futuro dos Direitos Humanos. Lisboa: Nova Vega.2015 HOSTMAELINGEN, N. Direitos Humanos num relance. Lisboa: Edições Sílabo, Lda.2016. MIRANDA, Jorge. Cidadania. Sempre. Lisboa: Universidade Católica Editora. 2022. WELLS, H.G. (2020). Os Direitos do Homem. Silveira: Letras Errantes, Lda.

INSCRIÇÃO AVULSO
Política de Cookies
Este website utiliza cookies para lhe proporcionar uma melhor experiência de navegação.
Aceitar
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios