filmeu

Disciplina Direito da Concorrência

  • Apresentação

    Apresentação

    O objeto da presente unidade curricular é aprofundar o estudo do direito da concorrência. Área essencial considerando que as empresas atuam num mercado de livre concorrência.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.Introdução.2. Fundamentos políticos e económicos do Direito da Concorrência.3. O direito da concorrência emPortugal. 4. A Lei da Concorrência.5. Conceitos fundamentais: noção de empresa; noção de serviço de interesseeconómico geral. 6. A Autoridade da Concorrência (AdC).7.Práticas restritivas. 7.1 Justificação de acordos, práticasconcertadas e decisões de associações de empresas: noção de posição dominante e abuso de dependênciaeconómica.7.2 Processo sancionatório.7.3 Poderes da AdC.7.4 Medidas cautelares.8. O Controlo das concentrações.9.Os poderes da AdC em matéria de estudos, inspeções e auditorias.10. Auxílios Públicos.11. Procedimento deRegulamentação.12. Infrações e Sanções.13.O Direito da Concorrência na EU.14. As regras de defesa da concorrênciano TFUE.15. Regras aplicáveis às empresas: os artigos 101º e 102º do TJUE.16. Os Auxílios de Estado.

  • Objetivos

    Objetivos

    O objetivo da unidade curricular é dar a conhecer os principais aspetos substantivos e processuais do direito daconcorrência, com destaque para o estudo das regras da concorrência como a proibição dos acordos restritivos daconcorrência, dos abusos de posição dominante e do controlo das operações de concentração. A análise dalegislação, do seu contexto político-económico, da jurisprudência e da doutrina, visam permitir um conhecimentoaprofundado destas matérias, essencial ao correto desempenho no futuro das atividades profissionais neste domínio.Simultaneamente visa-se o desenvolvimento de competências jurídicas e de investigação: competências orais eescritas, defender uma posição ou um caso, raciocínio analítico e lógico, domínio dos temas, da linguagem jurídica ede técnicas de investigação.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    As aulas utilizam diversas metodologias com vista a permitir uma assimilação eficaz dos conhecimentos e odesenvolvimento das competências referidas: preleção inicial para enquadramento dos temas; utilização de métodosativos de aprendizagem, nomeadamente, discussão e resolução de casos práticos, análise da jurisprudência e dapraxis administrativa, com materiais previamente fornecidos aos alunos, apresentação de trabalho escrito e oral. Aanálise dos temas enunciados é complementada com investigação adicional desenvolvida pelos alunos, cujosresultados serão debatidos em aula. A avaliação pode ser através de trabalho escrito (relatório) ou exame escrito final.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Marques, N. Castro (2019), Contributo para a Autonomia do Direito Nacional da Concorrência – em especial no querespeita à criminalização dos cartéis, Universidade Católica Editora.(2017)A different path to the same old question:why should cartels be criminalised? Market and Competition Law Review, Volume I, n.º 2, October 2017, pp. 141-176.(2015)Concorrência, consumidor … e cidadania”, in Cidadania Europeia – Desafios e oportunidades, coordenação deSofia Oliveira Pais, Universidade Católica Editora, pp. 395-414.(2014)Cartel: Quando uma conversa é uma conspiraçãocontra o público”, em co-autoria, in Infracções Económicas e Financeiras, Estudos de Criminologia e Direito, CoimbraEditora, pp. 655-675
    Silva, M. Moura e (2010). O Abuso de Posição Dominante na Nova Economia.Almedina.

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios