-
Apresentação
Apresentação
A unidade curricular pretende dar uma visão ampla de todos os tipos de mercados, salientando a sua dinâmica e diversidade. Será dada uma particular atenção aos novos mercados com ampla digitalização e á vertente da internacionalização dos mercados.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6659-24564
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
As forças de mercado
O mercado concorrencial
Mercados de concorrência imperfeita
A intervenção do Estado no mercado
Os mercados: do local ao global. Caraterísticas, análise e desafios
A competitividade global
Análise e seleção de mercados internacionais
-
Objetivos
Objetivos
Compreender o funcionamento dos mercados tanto a nível local como global
Analisar os diversos tipos de mercado
Entender os mercados globais
Compreender as transações económicas internacionais
Analisar estratégias de internacionalização
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
As metodologias de suporte ao processo de ensino-aprendizagem estão alicerçadas nas novas tecnologias e também na análise de casos concretos da vida económica com ampla participação dos estudantes.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Araújo, Fernando (2009). Introdução à Economia.3ª edição. Almedina.
Andrew Vonnegut (2018) Inside the Global Economy – A Practical Guide, Rowman & Littlefield.
Paul R. Krugman e Maurice Obstfeld. (2009) International Economics: theory & policy, Pearson.
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não