-
Apresentação
Apresentação
Com esta unidade curricular pretende-se dar uma perspetiva do sistema jus laboral português e das principais linhas orientadoras na comparação com os sistemas de países lusófonos, procedendo, inclusive, à comparação de vários institutos particulares do Direito do Trabalho em vários países lusófonos.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Opcional | Português
-
Código
Código
ULHT6851-25581
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Introdução. O Direito do Trabalho em países no “mundo lusófono" (Brasil, Cabo-Verde, Angola, Moçambique). Positivação, evolução, semelhanças e diferenças 2. .Aspectos comparados do Direito individual do Trabalho 2.1. Fontes do Direito do Trabalho 2.2. Caracterização da situação jurídica laboral. Trabalho e prestação de serviços. Trabalho subordinado e dependência económica 2.3. Formação da situação jurídica laboral individual 2.3.1. Os sujeitos - trabalhador e empregador 2.3.2. Forma e formalidades 2.3.3. Período experimental 2.3.4. Contratação a termo 2.4. Direitos e deveres de trabalhadores e de empregadores 2.5. Duração e organização do tempo de trabalho. 2.6. Regime das férias, feriados e faltas 2.7. Regime da retribuição do trabalho 2.8. Regime da supensão do contrato de trabalho. O lay-off 2.9. Regime da cessação do contrato de trabalho. 3. Aspectos comparados do Direito colectivo do Trabalho 3.1. Sujeitos de direito colectivo ¿3.2. Contratação colectiva de trabalho ¿3.3. Greve e lock-out
-
Objetivos
Objetivos
A obtenção de uma base teórica e a analise e comparação dos regimes jurídicos nos vários ordenamentos jurídicos do “espaço lusófono” permitirá aos estudantes desenvolver competências para compreender o enquadramento jus-laboral no “mundo lusófono”, apreender as respetivas semelhanças e diferenças assim como utilizar esses raciocínios e conhecimentos para efeitos de interpretação jurídica permitindo-lhes resolver questões práticas e desenvolver capacidade de investigação cientifica sobre os temas abordados.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A unidade curricular será ministrada com um equilíbrio entre a exposição teórico-prática (apresentação e discussão dos assuntos referidos no conteúdo programático e aplicação dos conhecimentos adquiridos) e o diálogo com e entre alunos. Durante as aulas os estudantes são encorajados a fazer perguntas, dar a sua opinião e expor a sua análise crítica sobre assuntos relevantes e a participar em aulas de resolução de casos. A apresentação de trabalhos constitui igualmente um elemento fundamental da aprendizagem. Os estudantes podem optar por escrever um ensaio sobre um determinado assunto. Estará disponível uma lista de sugestões, mas os estudantes podem escolher um assunto diferente. O professor estará disponível para discutir a escolha do tema.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Cordeiro, A. M (2019). Direito do Trabalho II. Direito Individual. Coimbra. Almedina Fernandes, A. M. (2022). Direito do Trabalho. 22ª ed. Coimbra. Almedina Leitão. L. M. (2021). Direito do Trabalho. 7ª ed. Coimbra. Almedina Martinez, P. R., Monteiro, L.M. et al. (2020) Código do Trabalho Anotado. 13ª ed. Coimbra: Almedina Ramalho, M. R. P. (2021). Tratado de Direito do Trabalho II. Situações Laborais Individuais. 8ª ed. Coimbra. Almedina Xavier, B. G. L. (2020). Manual de Direito do Trabalho. 4ª ed. Coimbra. Almedina Martinez, P. R. (2022). Direito do Trabalho.10ª ed. Coimbra. Almedina
-
Avaliação
Avaliação
A classificação dos estudantes pode resultar da avaliação de um trabalho/ensaio/artigo escrito e respetiva apresentação em aula e a participação na aula ou um ou vários elementos escritos a desenvolver ao longo do período de aprendizagem relativos aos conteúdos programáticos nos quais se reflete e analisa temas selecionados e enquadrados nos conteúdos programáticos.
The student’s classification may result from the evaluation of a written work /paper/ article e its presentation and discussion in the classroom. The evaluation also considers the global participation of the students in the class and in the juridical discussions about the subjects of the syllabus. The evaluation may also include various written elements and analytical reflections made in the course time from many subjects proposed by the teacher or choose by the student.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




