filmeu

Disciplina Análise Económica do Direito

  • Apresentação

    Apresentação

    Na unidade curricular de análise económica de direito são lecionados os aspetos mais significativos dos princípios da análise económica que são utilizados para estudar áreas do Direito tão diversas como a Propriedade, a Responsabilidade Civil Extracontratual, os Contratos, a Empresa, a Concorrência ou o Crime. Objetivo da desta unidade curricular é transmirtir aos alunos  um conhecimento global e aprofundado sobre as questões relativas à intersecção dos novos quadros da análise económica do direito nas figuras tradicionais do Direito, fornecendo-lhes fundamentalmente um elenco de temas e alguns pontos de problematização.´
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Introdução à análise económica do direito; 2. Proposições doutrinárias e princípios de análise económica 3. Estrutura jurídica (governação, propriedade, contrato/ responsabilidade civil, regulação); 4. Atribuição e gestão do risco; 5. Responsabilidade e justiça corretiva; 6. Ética, eficiência e justiça; 7. Teoria económica do contrato; 8. Teoria das organizações.
  • Objetivos

    Objetivos

    - Domínio de conceitos e teorias; - Aprendizagem de boas práticas na gestão de riscos; - Exposição de ideias e debate. - Estudo e debate sobre casos práticos;
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    O curso será ministrado com um equilíbrio entre a exposição teórico-prática e o diálogo com e entre alunos. O curso não pretende ser um monólogo pessoal do professor. Durante as aulas os estudantes são encorajados a fazer perguntas, dar a sua opinião sobre assuntos relevantes e participar em aulas de resolução de casos. A apresentação de trabalhos constitui igualmente um elemento fundamental da aprendizagem. A frequência de seminários numa base regular e contínua é altamente recomendada. Isso é realmente importante para uma boa aquisição de conhecimentos e bons resultados no exame final. A classificação dos estudantes resultará da avaliação de um ensaio escrito (relatório). Estará disponível uma lista de sugestões de temas e de bibliografia recomendada, mas os estudantes podem escolher um assunto diferente. O professor estará disponível para discutir a escolha do tema.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    - Rodrigues, V. (2016), Análise Económica do Direito, 2ªed., Almedina. - Araújo, F. (2008), Análise Económica do Direito - Programa e Guia de Estudo, Almedina. - Calabresi, G. e Melamed, A.D. (1972), “Property Rules, Liability Rules and Inalienability: One View of the Cathedral”, Harvard Law Review, 85 (6), pp. 1089-1128. - Coese, R. (1988), The Firm, the Market and the Law, University of Chicago Press.
  • Avaliação

    Avaliação

    Elaboração de trabalho escrito sobre um ou mais temas do programa, segundo as orientações do professor. O trabalho escrito, numa versão preliminar, será apresentada em aula e discutida com o professor, previamente à sua submissão final para avaliação.
     

     
INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios entidade signataria