filmeu

Disciplina Sistemas Industriais Avançados

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta unidade curricular tem como finalidade introduzir os alunos aos desafios da Engenharia e Gestão Industrial para responder à transformação digital em curso, os novos materiais e os novos processos de fabrico num crescente contexto tecnológico (e.g. Indústria 4.0), contribuindo para a abrangência da formação de engenheiros na conceção, projeto, implementação de sistemas operacionais avançados no seu contexto empresarial. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Introdução: Desafios da Engenharia e Gestão Industrial e breves definições das diferentes tecnologias  Transformação Digital: Perspetiva, elementos essenciais e objetivos estratégicos; Setores industriais em sistemas de fabricação, logística e cadeia de abastecimento  Indústria 4.0 (I4.0): Visão geral, evolução e definição; Benefícios, estratégia e implementação; Tendências: Sistemas flexíveis, interação homem-máquina, manufatura aditiva, digital twins, manufatura inteligente, realidade aumentada e Logística 4.0  Internet das Coisas (IoT): Perspetiva, definição e tendências; IoT e setores da indústria  Tecnologias de Informação e Comunicação: Inteligência Artificial, Big Data, Blockchain, Cloud computing e segurança; Arquitetura de sistemas de informação integrados, visualização e software 
  • Objetivos

    Objetivos

    Pretende-se promover que os alunos desenvolvam pensamento estratégico, crítico e inovador, compreendam roadmaps tecnológicos emergentes e os seus múltiplos impactos/potencialidades na indústria, através da exploração de competências intra e interpessoais (produtividade, trabalho em equipa, gestão de tempo, comunicação oral e escrita), e literacia científica da informação e dos media.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    A metodologia de ensino assenta fundamentalmente na exposição de conceitos com a participação ativa dos alunos e de uma aprendizagem baseada em projetos (project-based learning) com contexto real.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Nath, S. V., Dunkin, A., Chowdhary, M., & Patel, N. (2020). Industrial Digital Transformation: Accelerate digital transformation with business optimization, AI, and Industry 4.0. Packt Publishing Ltd. Ustundag, A., & Cevikcan, E. (2017). Industry 4.0: managing the digital transformation. Springer.  
  • Avaliação

    Avaliação

    As datas dos elementos de avaliação poderão ser acordadas em aula com os alunos, dentro do calendário regulamentar. Para poder realizar os elementos de avaliação é obrigatório garantir a respetiva inscrição com a devida antecedência (por exemplo, exame de recurso ou época especial). Em relação ao Projeto, é esperado que os alunos individualmente (ou noutra modalidade decidida pelo docente) desenvolvam uma abordagem no âmbito dos tópicos da UC, nomeadamente uma aplicação tecnológica inovadora para um contexto industrial à escolha, explorando as componentes de pesquisa, análise e apresentações e/ou discussões com os pares em aula. A avaliação do Projeto pressupoe um acompanhamento contínuo dos desenvolvimentos feitos pelos alunos, em particular nas aulas tutorais, sendo agendados momentos periódicos - tipicamente de 15 em 15 dias - de apresentação de milestones. Em relação à Avaliação escrita, o objetivo é avaliar através de 2 mini-testes os conhecimentos teóricos da matéria lecionada e/ou discussão de exemplos sobre o conteúdo programático. Ambos os elementos de avaliação (Projeto e Avaliação escrita) são obrigatórios para obter aproveitamento à UC e apenas serão avaliados se entregues ou realizados na data limite definida. Os detalhes do método de avaliação serão apresentados aos alunos na primeira aula do semetre.

    Em qualquer avaliação, o aluno deve divulgar honestamente qualquer ajuda recebida e fontes usadas. No caso de trabalhos de grupo, todos os membros são responsáveis pelo trabalho do grupo. Em caso de suspeita ou evidência de qualquer tipo de fraude, será aplicado um exame oral, em qualquer circunstância e sem restrições, para confirmação de qualquer nota de avaliação de projeto, trabalho, teste ou exame de recurso/época especial. Numa avaliação oral, o aluno deverá ser capaz de apresentar e responder a perguntas sobre toda a avaliação. 
     

    Exemplo:

    Descrição

    Data limite

    Ponderação

    Avaliação contínua    

    Apresentações/discussão do Projeto + Participação/acompanhamento dos desenvolvimentos em aula

    TBD

    75%

    Avaliação escrita

    TBD

    25%

    Exame 

     

     

    Época de Recurso/ Época Especial (se aplicável) TBD Prova 25% + Projeto 75%

     

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios