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Disciplina Marketing em Tecnologias da Informação

  • Apresentação

    Apresentação

    Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver com os estudantes):

    A gestão de Marketing constitui uma área disciplinar transversal de forte relevância no contexto da atividade profissional em vários domínios.

    Na área da Engenharia Informática e dos Sistemas de Informação, a inclusão desta unidade disciplinar no contexto deste curso de 2º ciclo, é realizada com o objetivo central de apetrechar os alunos com um conjunto de competências ao nível da análise e avaliação estratégica de mercados, produtos e serviços, diretamente aplicáveis ao contexto do seu exercício profissional atual e futuro:

    1. A gestão de relacionamentos como uma atividade fulcral no Marketing

    2. A compreensão do papel do Marketing como atividade de todos os colaboradores da empresa e não apenas de um departamento

    3. A importância da compreensão dos mercados (Clientes) no desenvolvimento de software, e em particular no desenho e desenvolvimento de negócios e marcas que só existem online

     

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    • O que é o Marketing?
    • O Marketing Estratégico
    • O Ambiente de Marketing
    • O Marketing Mix (8 Ps: Product, Price, Place, Promotion, People, Processes, Physical Evidence, Produtivity)
    • O Marketing de Produto versus Marketing de Serviço
    • O Marketing na Sociedade em Rede
    • Marketing Inbound e Outbound
    • Metodologia Inbound Marketing/funil de Marketing: ações de Outbound e Inbound
      1. Planeamento: definição da Persona, dores de negócio, palavras chave, análise concorrência, análise de suportes e canais de comunicação, definição da jornada de compra
      2. Atrair
      3. Converter
      4. Relacionar
      5. Vender
      6. Fidelizar
    • Tecnologias de Informação e o Marketing: Marketing Automation, Website, CRM
    • Alinhamento entre o Marketing e as Vendas: MQL e SQL
    • Análise e Mensuração de ações de Marketing: ferramentas a definição de métricas
  • Objetivos

    Objetivos

    Capacidade de transformar a linguagem técnica numa linguagem de negócio, entendível pelo Cliente.

    Entender a usabilidade que o desenvolvimento de um produto ou serviço de IT pode ter no negócio do Cliente.

    Entender o ecossisma das TI e a cadeia de valor de entrega ao Cliente.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

     

    • Kotler, et al. (2008), Principles of Marketing, 5th Edition, Pearson Education Limited
    • Kerin & Peterson (2013) Strategic Marketing Problems, 13/E, NY: Prentice Hall
    • ESTRATÉGIAS DE MARKETING DIGITAL E E-COMMERCE: http://sandraturchi.com.br/livros/

     

INSCRIÇÃO AVULSO
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