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Disciplina Análise do Ensino e do Processo de Avaliação em Educação Física

  • Apresentação

    Apresentação

    O tema principal da UC é a especificidade da EF e do DE no «sistema de ensino», considerando duas aceções deste sistema: a organização social da educação formal; as relações de professores e alunos nas atividades de aprendizagem.
    O conceito central que integra os temas, objetivos e plano da AEPA é o de educação como "o desenvolvimento pessoal e social através da aprendizagem ativa de atitudes e conhecimentos valiosos, praticando atividades culturalmente significativas".
    O foco global desta UC é identificar problemas educacionais e pedagógicos comuns, e estudar soluções genéricas para tais problemas. São explorados conceitos e relações de coerência, articulando a variedade de temas tratados pelos alunos, tendo por referência e campo de estudo o processo de estágio do 2º ano.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Tradição e inovação nas escolas e as tendências sistémicas. O sucesso escolar e sua relação com os conteúdos, meios e processos de ensino e de avaliação. As responsabilidades do professor e a importância da formação de professores.

    O ensino justo e eficaz: conceitos, pressupostos e implicações. Disciplinas e interdisciplinaridade. Diferenciação do ensino. O trabalho colaborativo de projeto. Níveis de objetivos pedagógicos.Momentos críticos no ano letivo.

    Modelos de análise do ensino e da avaliação. Processos de observação indutiva e dedutiva. Objetivos, funções de avaliação e a organização das unidades, etapas, anos e ciclos. Aprendizagens e processos de grupo. Papeis e acções do professor e dos alunos.

    As quatro áreas de atividade do estágio: lecionação, direcção de turma, desporto escolar e seminários. Os objetivos e critérios de avaliação. O plano geral de estágios, os planos de núcleo e a elaboração dos documentos: projetos, planos e relatório final.

  • Objetivos

    Objetivos

    Usar as referências de investigação sobre a eficácia das escolas e dos professores, ao rever as experiências e expectativas pessoais, e ao argumentar os fatores e tendências de desenvolvimento do sistema educativo e da área de Educação Física e Desporto Escolar.

    Argumentar as orientações e modelos sobre o ensino e a avaliação, na análise das áreas de responsabilidade do professor e das equipas pedagógicas - a lecionação em EF, a direção de turma e o conselho de turma, o desporto escolar, o estudo e debate de temas relevantes para a qualificação da Escola.

    Antecipar as responsabilidades e requisitos do processo de estágio, relacionando os objetivos e critérios de avaliação, as etapas e prazos do plano geral, as tarefas individuais e colaborativas nas quatro áreas, para identificar factores de sucesso, aptidões pessoais e dificuldades.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Aplica-se o modelo D.E.E.P. de aprendizagem (Bom, 1988, 1996, 2018), com quatro processsos organizados sequencialmente (fases) tendo por referência competências de estudo características da profissão docente, processos e competências  de estudo que são: Discussão, Evidência, Ensaio, Projeto.

    Em todas as etapas, os estudantes realizam exercícios de avaliação formativa recíproca, em pares e grupos, dos seus desempenhos argumentativos, quer escritas (ensaios, relatórios), quer orais (discussões, aprenetações).

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Arends, R. I. (2008). Aprender a Ensinar. Lisboa: Mcgraw-Hill.

    Bom, L. & Brás, J. (2003). Estágio para dar aulas ou para ser professor? Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto, 18(108), 15-26

    Carreiro da Costa, F., Carvalho, L., Onofre, M., & Diniz, J. A. (1992). As Representações de Sucesso e Insucesso Profissional em Professores de Educação Física. Boletim Da Sociedade Portuguesa de Educação Física, (4), 11-30.

    Crahay, M. (2013). Como a escola pode ser mais justa e mais eficaz? Cadernos Cenpec | Nova série, 3(1), 9-40.

    Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Porto: Porto Editora.

    Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: M.E., cadernos CCAP.

    Silva, H. S., & Lopes, J. P. (2015). O professor faz a diferença no desempenho escolar dos seus alunos. O que nos diz a invesação educativa. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, (2), 62-81.

INSCRIÇÃO AVULSO
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