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Apresentação
Apresentação
O tema principal da UC é a especificidade da EF e do DE no «sistema de ensino», considerando duas aceções deste sistema: a organização social da educação formal; as relações de professores e alunos nas atividades de aprendizagem.
O conceito central que integra os temas, objetivos e plano da AEPA é o de educação como "o desenvolvimento pessoal e social através da aprendizagem ativa de atitudes e conhecimentos valiosos, praticando atividades culturalmente significativas".
O foco global desta UC é identificar problemas educacionais e pedagógicos comuns, e estudar soluções genéricas para tais problemas. São explorados conceitos e relações de coerência, articulando a variedade de temas tratados pelos alunos, tendo por referência e campo de estudo o processo de estágio do 2º ano.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Anual | 7
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT657-9693
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
Tradição e inovação nas escolas e as tendências sistémicas. O sucesso escolar e sua relação com os conteúdos, meios e processos de ensino e de avaliação. As responsabilidades do professor e a importância da formação de professores.
O ensino justo e eficaz: conceitos, pressupostos e implicações. Disciplinas e interdisciplinaridade. Diferenciação do ensino. O trabalho colaborativo de projeto. Níveis de objetivos pedagógicos.Momentos críticos no ano letivo.
Modelos de análise do ensino e da avaliação. Processos de observação indutiva e dedutiva. Objetivos, funções de avaliação e a organização das unidades, etapas, anos e ciclos. Aprendizagens e processos de grupo. Papeis e acções do professor e dos alunos.
As quatro áreas de atividade do estágio: lecionação, direcção de turma, desporto escolar e seminários. Os objetivos e critérios de avaliação. O plano geral de estágios, os planos de núcleo e a elaboração dos documentos: projetos, planos e relatório final.
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Objetivos
Objetivos
Usar as referências de investigação sobre a eficácia das escolas e dos professores, ao rever as experiências e expectativas pessoais, e ao argumentar os fatores e tendências de desenvolvimento do sistema educativo e da área de Educação Física e Desporto Escolar.
Argumentar as orientações e modelos sobre o ensino e a avaliação, na análise das áreas de responsabilidade do professor e das equipas pedagógicas - a lecionação em EF, a direção de turma e o conselho de turma, o desporto escolar, o estudo e debate de temas relevantes para a qualificação da Escola.
Antecipar as responsabilidades e requisitos do processo de estágio, relacionando os objetivos e critérios de avaliação, as etapas e prazos do plano geral, as tarefas individuais e colaborativas nas quatro áreas, para identificar factores de sucesso, aptidões pessoais e dificuldades.
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Aplica-se o modelo D.E.E.P. de aprendizagem (Bom, 1988, 1996, 2018), com quatro processsos organizados sequencialmente (fases) tendo por referência competências de estudo características da profissão docente, processos e competências de estudo que são: Discussão, Evidência, Ensaio, Projeto.
Em todas as etapas, os estudantes realizam exercícios de avaliação formativa recíproca, em pares e grupos, dos seus desempenhos argumentativos, quer escritas (ensaios, relatórios), quer orais (discussões, aprenetações).
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Arends, R. I. (2008). Aprender a Ensinar. Lisboa: Mcgraw-Hill.
Bom, L. & Brás, J. (2003). Estágio para dar aulas ou para ser professor? Horizonte, Revista de Educação Física e Desporto, 18(108), 15-26
Carreiro da Costa, F., Carvalho, L., Onofre, M., & Diniz, J. A. (1992). As Representações de Sucesso e Insucesso Profissional em Professores de Educação Física. Boletim Da Sociedade Portuguesa de Educação Física, (4), 11-30.
Crahay, M. (2013). Como a escola pode ser mais justa e mais eficaz? Cadernos Cenpec | Nova série, 3(1), 9-40.
Heacox, D. (2006). Diferenciação curricular na sala de aula. Porto: Porto Editora.
Reis, P. (2011). Observação de aulas e avaliação do desempenho docente. Lisboa: M.E., cadernos CCAP.
Silva, H. S., & Lopes, J. P. (2015). O professor faz a diferença no desempenho escolar dos seus alunos. O que nos diz a invesação educativa. Revista Eletrónica de Educação e Psicologia, (2), 62-81.
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não