-
Apresentação
Apresentação
Os projectos: tratamento criativo, criação de argumento.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 7
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT501-16993
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Discussão dos projectos individuais de candidatura
2. Vias de desenvolvimento: a pesquisa
3. Aspectos basilares da construção de projecto fílmico
4. Aspectos basilares da construção de argumento
4.1 A questão da adaptação (quando aplicável)
4.2 A criação de personagens
4.3 A estrutura
4.4 A cena
5. Prática criativa de escrita de argumento e de tratamento
-
Objetivos
Objetivos
Desenvolvimento de projecto. Desenvolvimento de mecanismos de expressão escrita em contexto de produção cinematográfica. Criação de argumento ou tratamento, aplicando os métodos e técnicas adequados ao respetivo objecto.
No final do semestre o/a discente deverá conhecer diversas possibilidades de abordagem pela escrita de um objeto cinematográfico. Deverá igualmente ter desenvolvido sentido crítico sobre o seu processo de escrita e desenvolvimento.
-
Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Os conteúdos programáticos serão ministrados através de vários métodos — expositivo, demonstrativo e experimental. Serão utilizados diversos meios audiovisuais e multimédia, nomeadamente, projeção de documentos em PowerPoint e visionamentos. Serão disponibilizados textos de reflexão sobre os conteúdos.
A avaliação será contínua, centrada no processo de desenvolvimento.
Eventuais exames posteriores constarão de uma prova escrita sobre os conteúdos lecionados (ver bibliografia) e da entrega, na mesma data, de uma declaração de intenções, sinopse e descrição de personagens.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
— ALTMAN, Rick (2008). A Theory of Narrative. Nova Iorque: Columbia University Press
— BALLON, Rachel (2005). Blueprint for Screenwriting. A Complete Writer’s Guide to Story Structure and Character Development. Londres: Lawrence Erlbaum Associates
— FOUCAULT, M. (1977). O Que é Um Autor?. Trad. António Fernando Cascais e Edmundo Cordeiro, Prefácio José Bragança de Miranda e António Fernando Cascais. Lisboa: Edições Vega, Col. Passagens (1ª edição, 1992)
-
Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
-
Mobilidade
Mobilidade
Não