filmeu

Disciplina Sociedade, Públicos e Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC existe na interação entre Sociologia, Ciências da Comunicação, Filosofia e Sociologia da Comunicação. Permite contextualizar a turma em debates contemporâneos sobre comunicação e sociedade, e ajuda a compreender como é que o jornalismo existe atualmente dentro de um muito complexo ecossistema de comunicações que é constitutivo da experiência atual de mundo. Na medida em que essas relações comunicacionais têm por detrás atores sociais situados, é importante então também ter em consideração as relações de poder que são constitutivas dessas posições sociais.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.    As diferentes escolas de pensamento da relação entre media e sociedade: uma visão histórica
    2.    Debates contemporâneos: o espaço público habermasiano, e os seus críticos; media e política
    3.    Sociedade em rede: novos media e novos públicos
    4.    Novos media e vida quotidiana: A mediatização profunda
    5.    Media, sociedade e interseccionalidade
    6.    Novos media e novas articulações ideológicas: a cooptação da partilha e da participação, e a necropolítica das comunidades regressivas 
    7.    Desafios contemporâneos: entre algoritmos, capitalismo informacional e tecnologia ‘verde’

  • Objetivos

    Objetivos

    1) Compreender, numa perspetiva social, a complexidade contemporânea da comunicação mediada;
    2) adquirir uma perspetiva teórica integrada sobre tópicos relevantes de pesquisa na área dos estudos dos media;
    3) adquirir poder de reflexão sobre fenómenos sociais contemporâneos;
    4) compreender os processos de mediatização profunda associados aos novos media e à sua integração no quotidiano;
    5) compreender a relação entre media e públicos como algo dinâmico, interativo, e em tensão;
    6) conhecer e articular de forma crítica as várias tradições teóricas que refletem sobre media e sociedade;
    7) conhecer as origens do conceito de “público” e as suas críticas e transformações;
    8) articular os conhecimentos adquiridos na produção de reflexão inovadora sobre fenómenos mediáticos contemporâneos;
    8) demonstrar capacidade de aplicar conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa (formulação de problemáticas e projetos de pesquisa; desenvolvimento de trabalho de investigação)

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bennett, T. (2005). Theories of the media, theories of society. Em M. Gurevitch, T. Bennett, J. Curran, & J. Woollacott (Eds.), Culture, society, and the media (pp. 36–51). Routledge.

    Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The mediated construction of reality. Polity Press.

    Dijk, J. van. (2010). The network society: Social aspects of new media (2.a ed.). Sage Publications.

    Fleig, A., & Scheve, C. von (Eds.). (2019). Public Spheres of Resonance: Constellations of Affect and Language. Routledge.

    Maxwell, R., & Miller, T. (2012). Greening the media. Oxford University Press.

    Silveirinha, M. J. (2005). Democracia deliberativa e reconhecimento: Repensar o espaço político. Em J. C. Correia (Ed.), Comunicação e Política (pp. 147–180). UBI Labcom.

    Torres da Silva, M. (2014). O Público, a Esfera Pública e a Opinião Pública. Em As Cartas dos Leitores na Imprensa Portuguesa: Uma forma de comunicação e debate do público (pp. 7–48). Livros LabCom

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios