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Disciplina Sociedade, Públicos e Media

  • Apresentação

    Apresentação

    Esta UC existe na interação entre Sociologia, Ciências da Comunicação, Filosofia e Sociologia da Comunicação. Permite contextualizar a turma em debates contemporâneos sobre comunicação e sociedade, e ajuda a compreender como é que o jornalismo existe atualmente dentro de um muito complexo ecossistema de comunicações que é constitutivo da experiência atual de mundo. Na medida em que essas relações comunicacionais têm por detrás atores sociais situados, é importante então também ter em consideração as relações de poder que são constitutivas dessas posições sociais. Assim, esta UC permite adentrar e melhor compreender questões políticas e sociais contemporâneas de alta relevância para o jornalismo de investigação, relacionadas com identidades e pertenças atualmente em processo de elevada contestação política.
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.   Media e sociedade: diferentes teorias para entender as audiências 2.    Debates contemporâneos: novos problemas políticos e novas comunidades políticas 3.    Sociedade em rede: mediatização profunda e fragmentação das audiências 4.    Redes sociais, movimentos sociais: repensar a importância da Diversidade Sexual, de Género e Relacional 5.    O jornalismo ao serviço da democracia: interseccionalidade enquanto estratégia de trabalho 6.    Expressão e risco: populismo versus democracia e a responsabilidade da imprensa para a (des)informação
  • Objetivos

    Objetivos

    1) Compreender, numa perspetiva social, a complexidade contemporânea da comunicação mediada; 2) Adquirir conhecimentos e literacia sobre discussões políticas contemporâneas sobre género, sexualidade, racialização, dentro de um contexto dos Direitos Humanos 3) Ser capaz de entender e lidar com processos contemporâneos de fragmentação de audiências e de especialização temática 4) Ser capaz de compreender o papel das redes sociais e das comunidades digitais nas transformações do jornalismo 5) Entender o processo de produção jornalística de investigação no contexto de novas comunidades interpretativas 6) Adquirir competências para integrar preocupações com diversidade dentro das práticas jornalísticas promotoras da democracia 7) Identificar e explorar as sinergias entre o jornalismo "lento" e a construção sociopolítica de novas reivindicações democráticas. 8) Repensar as práticas jornalísticas a partir das lógicas políticas hipermediáticas de grupos subalternizados.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Uso do Moodle e de discussões em diferido. Sessões de brainstorming e de escrita conjunta.
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bennett, T. (2005). Theories of the media, theories of society. Em M. Gurevitch, T. Bennett, J. Curran, & J. Woollacott (Eds.), Culture, society, and the media (pp. 36–51). Routledge. Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The mediated construction of reality. Polity Press. Dijk, J. van. (2010). The network society: Social aspects of new media (2.a ed.). Sage Publications. Fleig, A., & Scheve, C. von (Eds.). (2019). Public Spheres of Resonance: Constellations of Affect and Language. Routledge. Maxwell, R., & Miller, T. (2012). Greening the media. Oxford University Press. Silveirinha, M. J. (2005). Democracia deliberativa e reconhecimento: Repensar o espaço político. Em J. C. Correia (Ed.), Comunicação e Política (pp. 147–180). UBI Labcom. Torres da Silva, M. (2014). O Público, a Esfera Pública e a Opinião Pública. Em As Cartas dos Leitores na Imprensa Portuguesa: Uma forma de comunicação e debate do público (pp. 7–48). Livros LabCom
  • Avaliação

    Avaliação

    Elaboração de uma proposta de tema para investigação jornalística e/ou académica máx. mil palavras (10% da avaliação)

    Apresentação intermediária do trabalho desenvolvido para comentário coletivo (20% da avaliação)

    Texto completo a partir de trabalho prático de investigação (50%) da avaliação)

    Reflexão e edição conjunta do texto de outra/o colega (20% da avaliação)

INSCRIÇÃO AVULSO
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