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Apresentação
Apresentação
Esta UC existe na interação entre Sociologia, Ciências da Comunicação, Filosofia e Sociologia da Comunicação. Permite contextualizar a turma em debates contemporâneos sobre comunicação e sociedade, e ajuda a compreender como é que o jornalismo existe atualmente dentro de um muito complexo ecossistema de comunicações que é constitutivo da experiência atual de mundo. Na medida em que essas relações comunicacionais têm por detrás atores sociais situados, é importante então também ter em consideração as relações de poder que são constitutivas dessas posições sociais.
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Disciplina do curso
Disciplina do curso
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Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
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Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
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Código
Código
ULHT6348-23284
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Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
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Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
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Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. As diferentes escolas de pensamento da relação entre media e sociedade: uma visão histórica
2. Debates contemporâneos: o espaço público habermasiano, e os seus críticos; media e política
3. Sociedade em rede: novos media e novos públicos
4. Novos media e vida quotidiana: A mediatização profunda
5. Media, sociedade e interseccionalidade
6. Novos media e novas articulações ideológicas: a cooptação da partilha e da participação, e a necropolítica das comunidades regressivas
7. Desafios contemporâneos: entre algoritmos, capitalismo informacional e tecnologia ‘verde’
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Objetivos
Objetivos
1) Compreender, numa perspetiva social, a complexidade contemporânea da comunicação mediada;
2) adquirir uma perspetiva teórica integrada sobre tópicos relevantes de pesquisa na área dos estudos dos media;
3) adquirir poder de reflexão sobre fenómenos sociais contemporâneos;
4) compreender os processos de mediatização profunda associados aos novos media e à sua integração no quotidiano;
5) compreender a relação entre media e públicos como algo dinâmico, interativo, e em tensão;
6) conhecer e articular de forma crítica as várias tradições teóricas que refletem sobre media e sociedade;
7) conhecer as origens do conceito de “público” e as suas críticas e transformações;
8) articular os conhecimentos adquiridos na produção de reflexão inovadora sobre fenómenos mediáticos contemporâneos;
8) demonstrar capacidade de aplicar conhecimentos na resolução de problemas de pesquisa (formulação de problemáticas e projetos de pesquisa; desenvolvimento de trabalho de investigação)
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Metodologias de ensino e avaliação
Metodologias de ensino e avaliação
Uso do Moodle e de discussões em diferido
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Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bennett, T. (2005). Theories of the media, theories of society. Em M. Gurevitch, T. Bennett, J. Curran, & J. Woollacott (Eds.), Culture, society, and the media (pp. 36–51). Routledge.
Couldry, N., & Hepp, A. (2017). The mediated construction of reality. Polity Press.
Dijk, J. van. (2010). The network society: Social aspects of new media (2.a ed.). Sage Publications.
Fleig, A., & Scheve, C. von (Eds.). (2019). Public Spheres of Resonance: Constellations of Affect and Language. Routledge.
Maxwell, R., & Miller, T. (2012). Greening the media. Oxford University Press.
Silveirinha, M. J. (2005). Democracia deliberativa e reconhecimento: Repensar o espaço político. Em J. C. Correia (Ed.), Comunicação e Política (pp. 147–180). UBI Labcom.
Torres da Silva, M. (2014). O Público, a Esfera Pública e a Opinião Pública. Em As Cartas dos Leitores na Imprensa Portuguesa: Uma forma de comunicação e debate do público (pp. 7–48). Livros LabCom
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Horário de Atendimento
Horário de Atendimento
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Mobilidade
Mobilidade
Não