filmeu

Disciplina Metodologias de Investigação em Artes: Complexidade Visual

  • Apresentação

    Apresentação

    UC que introduz aos alunos à investigação artística e a diversas abordagens possíveis. 
  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1.  Desenvolvimento e aperfeiçoamento de prática artística: ação e reflexão. a) Desenvolvimento de vocabulário pessoal para fazer e falar sobre arte; b) A investigação artística enquanto ação no espaço de uma prática continuada, a cadeia “inside-in” da investigação artística, a sua origem histórica e artisticamente contextualizada para as ações públicas que retornam e informam o processo em desenvolvimento; c) A ausência de pergunta de partida. Experimentação e tentativa: “Falhar, falhar cada vez melhor”. 2. Contexto e produção: articulação, forma, discussão, manutenção e renovação; construção dinâmica.  a) Da necessidade da ação no interior de uma estrutura de produção artística e criação; b) Perceção e perspetiva, criação de sentido; c) Narratividade e clarificação da experiência temporal; d) Exploração do desconhecido e interpretação dos mundos físicos e humano. 3. Imaginação, Intuição, Intensidade. 4. Fontes e processos de investigação e prática artística.
  • Objetivos

    Objetivos

    Introduzir os estudantes às metodologias de investigação no campo das artes, com especial foco na Fotografia.   Conhecer e aplicar diversos métodos de obtenção de conhecimento num processo de investigação/prática artística e identificar situações e processos, integrando-os no desenvolvimento de trabalho visual.   Compreender a importância de estabelecer uma diferenciação entre formas de aproximação ao conhecimento, identificando métodos mais intuitivos, sistemáticos, históricos e automáticos.   Entender e diferenciar os processos de investigação da apresentação pública de uma obra, compreendendo a importância dos primeiros na criação da segunda.
  • Metodologias de ensino

    Metodologias de ensino

    Utilização e desenvolvimento das metodologias de investigação artística ou “practice based research methodologies”
  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Feyerabend, Paul; Against Method: Outline of an Anarchistic Theory of Knowledge (1975)   Suoranta, Juha & Vadén, Tere & Hannula, Mika. (2014). Artistic Research Methodology. Narrative, Power and the Public.   Ricoeur, Paul (1995) – Teoria da Interpretação, trad., Porto, Porto Editora, col. Filosofia-Textos, (edição comentada).   Niedderer, Kristina and Roworth-Stokes, Seymour; “The Role and Use of Creative Practice in Research and Its Contribution to Knowledge,” in International Association of Societies of Design Research (Hong Kong: Hong Kong Polytechnic University, 2007), 15  
  • Avaliação

    Avaliação

    Avaliação:

    1. Avaliação contínua, compreendendo a presença e participação nas atividades propostas em aula (20%).

    2. Entrega e apresentação de um conjunto de exercícios de aplicação de diferentes metodologias de investigação a trabalho artístico (40%).

    3. Entrega e apresentação de projeto desenvolvido ao longo do semestre, incluindo a documentação dos processos investigativos, a definição do ponto de partida e chegada, citação das principais fontes e identificação dos principais processos (40%).

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small financiado eu 2024 prr 2024 republica portuguesa 2024 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios