filmeu

Disciplina Fisiologia do Esforço e Recuperação

  • Apresentação

    Apresentação

    Fisiologia do esforço e recuperação estuda o impacte fisiológico da carga de treino, do seu volume e intensidade, na adaptação funcional, bem como da relação entre a carga de treino e os processos de recuperação. Com base no conceito de adaptação, deseja-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana na condição de treino, através de uma perspectiva sistémica que aborda níveis diferentes de complexidade. Os temas abordados na UC integram áreas do conhecimento multi-disciplinar, com exigência no domínio prévio da anatomofisiologia, bioquímica e fisiologia do exercício e treino, para uma compreensão integrada da actividade física na perspectiva do desempenho atlético.Especificamente no futebol Avaliação, monitorização e controlo do treino e da competição.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    1. Fadiga 2. Classificação da fadiga segundo a duração e o local da mesma 3. Mecanismos de origem da fadiga 4. Fadiga crónica ou "Síndrome do Overtraining" 5. Adaptação funcional em resultado do treino desportivo: adaptação bioenergética, metabólica, cardiovascular e respiratória 6. Relação entre a carga de treino (volume e intensidade), capacidades funcionais e recuperação. 7. Princípios Básicos do Planeamento Nutricional em Praticantes Desportivos de Alto Rendimento - As reservas de glicogénio muscular e hepático - A Dieta de Treino - A Dieta Pré-Competitiva - A Dieta de Recuperação. A Nutrição e o Rendimento Desportivo - As Lesões Desportivas - sua causalidade nutricional - A Fadiga Desportiva - sua causalidade nutricional

  • Objetivos

    Objetivos

    O estudo do impacte fisiológico da carga de treino, do seu volume e intensidade, na adaptação funcional, bem como da relação entre a carga de treino e os processos de recuperação. Com base no conceito de adaptação, deseja-se desenvolver no aluno um conhecimento integrado da fisiologia humana na condição de treino, através de uma perspectiva sistémica que aborda níveis diferentes de complexidade. Especificamente para a modalidade Futebol: Avaliação, monitorização e controlo do treino e da competição, Prevenção de lesões no futebol, Nutrição, alimentação e suplementação no futebol

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    UC onde o conhecimento teórico básico é fundamental. Os temas abordados na exposição teórica só são perfeitamente assimilados com o complemento da análise de artigos científicos e trabalhos solicitados, permitindo uma integração de conhecimentos e a aquisição de uma visão sintética e operativa da matéria. 

    A aplicação dos conhecimentos teóricos adquiridos nos exercícios solicitados, a orientação do professor na sua realização e exposição permite desenvolver no aluno um conhecimento integrado do impacto fisiológico da carga de treino, do seu volume e intensidade, na adaptação funcional, bem como da relação entre a carga de treino e os processos de recuperação.

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    BPowers S &Howleys E (2017).Physiology of Exercise. Theory and Application to Fitness and Performance. 7th Edition.New-York: McGraw-Hill Companies, Inc.

    McArdle WD, Katch FI & Katch VL (2016).Exercise Physiology: Nutrition, Energy and Human Performance.7th Edition. Philadelphia: Lippincott Williams & Wilkins.

    Wilmore J &Costill DL (2015).Physiology of Sport and Exercise.4th Edition. Champaign, IL: Human Kinetics.

    Bahrke MS, Yesalis CE (2002). Performance-Enhancing Substances in Sport and Exercise, Human Kinetics, Champaign, Illinois.

    Gore CJ, ed. (2000) Physiological Testes for Elite Athletes, Human Kinetics, Champaign.

    Brouns F.(1994).Nutritional Needs of Athletes, John Wiley & Sons, 1993. ¿ Burke L., Deakin V., Clinical Sports Nutrition. McGraw-Hill.

    Banister EW (1991). Modeling elite athletic performance. In JD MacDougall. HA Wenger, HJ Green (eds.), Physiological testing of high-performance athlete (pp. 403-424). Champaign: Human Kinetics.

     

INSCRIÇÃO AVULSO
Lisboa 2020 Portugal 2020 Small Logo EU small Logo PRR republica 150x50 Logo UE Financed Provedor do Estudante Livro de reclamaões Elogios