-
Apresentação
Apresentação
Esta unidade curricular aborda os principais métodos e técnicas avançadas de investigação em Gestão de Recursos Humanos (GRH). Com base numa abordagem integradora, inclui os paradigmas quantitativo, qualitativo e misto, promovendo competências de análise, planeamento e avaliação crítica de estudos científicos aplicados à GRH.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Semestral | 6
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT6626-24357
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Paradigmas de investigação em GRH. 2. Etapas do processo científico. 3. Métodos quantitativos: construção e validação de instrumentos, análise estatística, modelação. 4. Métodos qualitativos: epistemologia e técnicas. 5. Métodos mistos: integração e aplicações em GRH.
-
Objetivos
Objetivos
Compreender os paradigmas epistemológicos da investigação em GRH. Desenvolver competências para a formulação de problemas e desenho de estudos. Aplicar métodos quantitativos e qualitativos, incluindo a análise de dados com software livre. Avaliar criticamente estudos e integrar abordagens de métodos mistos.
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
A UC adota metodologias ativas, como discussão de estudos de caso, uso de software estatístico livre (Jamovi), e elaboração de projetos de investigação. Estas estratégias promovem a aprendizagem aplicada, a autonomia e o pensamento crítico, centrando-se em problemas reais de GRH.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo (Edição revista e ampliada). Edições 70. Lancaster, G. (2005). Research Methods: a concise introduction to research in management and business consultancy. ELSEVIER. Marôco, J. (2024) Fundamentos de Estatística com o Jamovi. Reportnumber (www.reportnumber.pt/fe). Strauss, A., & Corbin, J. (1998). Basics of qualitative research: Techniques and procedures for developing grounded theory (2nd ed.). SAGE.
-
Avaliação
Avaliação
Um teste final compreensivo no final do módulo “Quantitativo” e um projeto de artigo no final do módulo "Qualitativa/mista" a valerem 50% cada um da nota final. O/a aluno/a deverá obter pelo menos 8.5 valores numa escala de 0 a 20 em cada módulo. A média final deverá ser superior ou igual a 9.5 valores.
A época de recurso será apenas para a(s) componente(s) a que o aluno reprovou, usando a mesmas ponderações da avaliação continua.A comprehensive final test at the end of the "Quantitative" module and an article project at the end of the "Qualitative/mixed" module, each worth 50% of the final grade. The student must obtain at least 8.5 points on a scale of 0 to 20 in each module. The final average must be greater than or equal to 9.5 points.
The retake period will be only for the component(s) that the student failed, using the same weightings as the continuous assessment.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




