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Disciplina Liderança e Gestão de Equipas

  • Apresentação

    Apresentação

    Os conteúdos ministrados na unidade curricular visa dotar os alunos de competências ao nível da Liderança nas organizações bem como, de técnicas e acções que visam dinamizar e gerir equipas de trabalho para atingirem altos níveis de desempenho.

  • Conteúdos Programáticos

    Conteúdos Programáticos

    Conteúdos programátivos (CP):
    CP1: Gestão e liderança nas organizações
    CP2: Ciclos do gestor e líder nas organizações
    CP3: Teorias, modelos e abordagens da liderança
    CP4: Técnicas de influência e estilos de liderança
    CP5: Perfil do líder
    CP6: Liderança e tomada de decisão
    CP7: Liderança e comunicação eficaz
    CP8: Liderança e gestão de equipas

  • Objetivos

    Objetivos

    Objetivos de aprendizagem (OA):
    OA1: Compreender a importância da gestão e liderança nas organizações;
    OA2: Compreender o papel do gestor e líder nas organizações;
    OA3: Analisar e criticar as diferentes teorias e modelos e abordagens explicativas da eficácia da liderança;
    OA4: Compreender os processos de influência e estilos de liderança nas equipas multiculturais;
    OA5: Identificar as competências associadas à liderança;
    OA6: Compreender as etapas e processos da resolução de problemas e tomada de decisão das equipas multiculturais;
    OA7: Compreender o processo de comunicação e estilos de liderança nas equipas multiculturais;
    OA8: Compreender a dinâmica de grupos e liderar equipas.

  • Metodologias de ensino e avaliação

    Metodologias de ensino e avaliação

    Realização de provas de situação e roleply para identificaras competências associadas à liderança em ação e movimento

  • Bibliografia principal

    Bibliografia principal

    Bass, B., & Bass, R. (2008). The bass handbook of leadership: Theory, research, and managerial applications . New York: Free Press.
    Cunha, M. P., Rego, A., Cunha, R. C., & Cardoso, C. C. (2003). Manual de comportamento organizacional e gestão . Lisboa: Editora RH.
    Hickey, D., & Essid, J. (2014). Identity and leadership in virtual communities: Establishing, credibility and influence . Hershey: IGI Global.
    Morgeson, F. P, Scott DeRue, D., & Karam, E. P. (2009). Leadership in Teams: A functional approach to understanding leadership structures and processes. Journal of Management , 36: 1, 5-39.
    Pauleen, D.J. (2004). Virtual teams: Projects, protocols and processes . Hershey: Idea GrouP Publishing.
    Rouco, C. (2013). Modelo de gestão de desenvolvimento de competências de liderança em contexto militar . Lisboa: Academia Militar Editora

     

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