-
Apresentação
Apresentação
Ao longo desta UC o aluno deverá compreender o contexto em que surgem os Métodos de Pesquisa para a Gestão, e adquirir as competências necessárias à analise critica e compreensão das variáveis implicadas no seu estudo, percebendo a sua influência ao nível do impacto que os resultados da gestão podem ter para o individuo, grupo, organização e sociedade.
-
Disciplina do curso
Disciplina do curso
-
Grau | Semestres | ECTS
Grau | Semestres | ECTS
Mestre | Trimestral | 5
-
Ano | Natureza | Lingua
Ano | Natureza | Lingua
1 | Obrigatório | Português
-
Código
Código
ULHT461-17204
-
Pré-requisitos e co-requisitos
Pré-requisitos e co-requisitos
Não aplicável
-
Estágio Profissional
Estágio Profissional
Não
-
Conteúdos Programáticos
Conteúdos Programáticos
1. Ciência e conhecimento 2. Método científico: abordagens e procedimentos 3. Trabalhos de investigação científica 4. Pesquisa científica 4.1. Etapas da pesquisa científica 5. Estrutura de trabalhos académicos e científicos 5.1. Características, elementos e secções de um trabalho científico 6. Revisão de Literatura 6.1. Revisão Sistemática de Literatura 6.2. Revisão Narrativa de Literatura 6.3. Questões de investigação: características e critérios 7. Recolha de Dados 7.1 Desenho e construção de um questionário de investigação 7.2 Estratégias de recolha de dados 8. Princípios de Escrita Científica 8.1. Referenciação vs Citação vs Plágio 8.2. Normas APA 9. Comunicação Oral em Ciência
-
Objetivos
Objetivos
1. Conhecer as diferentes abordagens e procedimentos do método científico 2. Percorrer as várias etapas do processo de investigação científica 3. Conhecer os diferentes métodos de recolha e análise de dados 4. Aprender a redigir e apresentar trabalhos científicos 5. Elaborar referências bibliográficas de acordo com as normas APA 6. Realizar um trabalho de investigação
-
Metodologias de ensino
Metodologias de ensino
Os alunos através de uma metodologia ativa deverão proceder à pesquisa de artigos que fundamentem as temáticas que pretendem estudar em projetos de dissertação futuros. Através da autonomia é-lhes incutida a capacidade de resolução de um problema cientifico.
-
Bibliografia principal
Bibliografia principal
American Psychological Association (APA, 2020). Publication manual of the American Psychological Association (7th ed.). APA. Easterby-Smith, M., Jaspersen, L., Thorpe, R., & Valizade, D. (2021). Management and Business Research (7th ed.). SAGE Publications Ltd. Reis, F. (2022). Investigação científica e trabalhos académicos: guia prático . Sílabo. Artigos científicos (análise em sala de aula)
-
Avaliação
Avaliação
Descrição
Data limite
Ponderação
Teste
a agendar
50%
Projecto de investigação
a agendar
50%
Nota:
Os alunos deverão em avaliação continua respeitar o regulamento geral de avaliação da ULHT (Despacho Nº 14/2019). Particularmente o número máximo de faltas corresponde a 30% do total de aulas, ou horas, da unidade curricular.
Avaliação Final: esta modalidade de avaliação remete para um exame final com o peso de 100% da nota e que versa toda a matéria leccionada na unidade curricular. Consequentemente visa assegurar questões e problemas que avaliem adequadamente o nível de proficiência do aluno na disciplina.
-
Mobilidade
Mobilidade
Não




